Universo Produção

Inscrições

Inscrição de Filmes |Mostra Educação

De 21 de março a 25 de abril de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrição de Filmes |Mostra Educação

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO DE FILMES | MOSTRA EDUCAÇÃO

13ª CINEOP | X FÓRUM DA REDE KINO: Educação, cinema e audiovisual

 

1 – SOBRE A 13ªCINEOP E O X FÓRUM DA REDE KINO

13ª CINEOP MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 13ª edição em 2018 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação, o Fórum da Rede Kino.

X FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

A Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo da educação, do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação a partir da apresentação de propostas de produção audiovisual e problemas teórico-metodológicos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum têm refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

→ Data prevista de realização do evento: 13 a 18 de junho de 2018

→Local de realização: Ouro Preto – MG

 

2 – TEMA PARA 2018: Escolas: memórias do futuro

O Encontro da Educação este ano celebra o X Fórum da REDEKINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual,que se propõe fazer uma homenagem às escolas, propriamente às escolas públicas.

Partimos do significado de escola como "tempo livre" (das obrigações impostas pelo mercado e pelo consumo) e "espaço público", abordados por Larrosa no Elogio da escola, aprofundando esses conceitos propostos pelos professores Jan Masschelein e Martin Simons na sua veemente defesa da escola. Acreditamos que a escola, como nenhum outro espaço/tempo, têm uma poderosa capacidade de produzir e guardar a história no ato de atualizar passado e o por-vir em um presente comprometido com a atenção, o amor e cuidado do mundo.

Nos interessa que durante o evento possamos colocar em diálogo especialmente imagens do passado e do presente das escolas, permitindo que dessa relação emerja a forma da escola. Esperamos que as imagens nos permitam conhecer, imaginar, desenhar a escola, seus espaços, suas rotinas, seus objetos, as pessoas que a habitam, as ações que lá acontecem. Histórias e estórias simples, quase ocultas, "desimportantes", como diria Manoel de Barros. Queremos que os filmes traduzam visões do que é escolar.

Em alguma medida, a escola constitui uma superfície de contato entre o real e o imaginário, entre o passado e opor-vir num presente cheio de exigências excessivamente marcadas pelas propostas nacionais e internacionais de avaliação. Durante a segunda parte do século XX, algumas linhas da psicologia, sociologia e filosofia marcaram uma gradual desvalorização da escola.Hoje, com críticas mais construtivas, a escola conta com movimentos, em diferentes países, de revalorização e reconhecimento dela própria como forma pedagógica.

Sabemos que muitas escolas recebem roteiros predefinidos que negam autonomia a professoras e professores e também uma formação continuada de qualidade.  Desejamos descobrir: o que escapa disso tudo? Por que frestas é possível enxergar melhor a escola e suas vivências do cotidiano? 

Num devir que sobrevive ao passo do tempo, o que nos permite identificar a escola distinguindo-a de qualquer outra forma pedagógica em qualquer época e país do mundo?Afinal, o que é o “escolar”?  O que nos faz reconhecer uma escola no tempo e no espaço?

Queremos trazer a escola para o cinema, para esta Mostra de cinema. Propomos, a partir das relações entre as imagens de hoje e do passado das próprias escolas, e também de arquivos disponíveis na web, cinematecas, museus... refletir sobre a escola a partir das categorias que Larrosa propõe no Elogio da Escola. Isto é, de seus tempos: a escola dá tempo livre, separando o tempo escolar do tempo do trabalho; de seus espaços: a escola como a espacialização do tempo livre em um lugar público; das suas matérias: a escola como tempo (livre) e espaço (público) em que as coisas do mundo se transformam em matéria de estudo; das atividades: a escola como o tempo e o espaço que, por estar separado da produção, permite o exercício e o estudo; e dos seus sujeitos: a escola como o tempo e o espaço em que adultos e crianças, abandonando o mundo do consumo e da produção, se transformam em professores e estudantes.

Vamos partilhar a produção da memória da escola fazendo da Mostra Educação um espaço de encontro de pessoas e imagens do passado e do presente.

 

3 - A MOSTRA EDUCAÇÃO

A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores dos materiais elaborados / filmados / editados.

Em 2018, a Mostra Educação homenageia a ESCOLA, especialmente ESCOLA PÚBLICA, seus cotidianos e quem a habita.

 

4 – SOBRE OS FILMES

 4.1 – Serão aceitos filmes realizados por estudantes, professores (as) e/ou cineastas.

4.2 – Filmes internacionais deverão obrigatoriamente conter legenda em português.

4.3 – A Regra do jogo (O dispositivo para o exercício das filmagens)

O dispositivo para elaboração dos filmes este ano se organiza em torno das letras do abecedário, inspirado no Abecedário da Educação, proposto por Jorge Larrosa.

Todos os filmes estarão inscritos/locados em uma letra do abecedário: em um abecedário, cada letra é sempre seguida de um verbete ou palavra (no nosso caso, motivos visuais escolares) como, por exemplo: S – Saída da Escola, Silêncio; M – Merenda; E – Esquecimento.

Na hora da inscrição é você quem vai criaro motivo visual escolar (verbete ou palavra) correspondente ao seu filme para posicioná-lo em uma letra do alfabeto, conforme exemplos acima, constituindo assim, colaborativamente, o abecedário comemorativo dos 10 anos da Rede Kino.

Alguns motivos visuais escolares (verbetes ou palavras) estão disponíveis neste regulamento apenas como sugestão. Use sua criatividade e invente o seu! As letras do abecedário poderão abrigar mais de um verbete ou palavra.

A proposta consiste em filmar uma pequena história ou fazer um ensaio experimental ou registrar um momento específico de um dia na escola. Lembremos que um ensaio experimental a partir da palavra filosofia pode ser tão interessante quanto elaborar uma história com começo, meio e fim que aconteça durante uma aula de filosofia, por exemplo; ou um ensaio audiovisual realizado a partir da montagem (edição) de imagens de arquivo de estudantes saindo de uma escola há 50 anos, 40 anos, pode, hoje, trazer poesia e reflexão para a Mostra Educação; uma entrevista com um professor especialmente generoso também pode ser uma bela contribuição; assim como filmar crianças, na escola, definindo significados, por exemplo. Esses exemplos estão aqui apenas para ilustrar formas de construir filmes a partir de palavras (motivos visuais escolares) e mostrar que você pode participar da Mostra Educação de muitas maneiras que não sejam simplesmente inventando e filmando uma história com começo, meio e fim.

Se você quer participar dessa experiência, produza um ensaio fílmico de ATÉ 3 MINUTOS sobre o tema “Escola: memórias do futuro” e envie para nós. Não é obrigatório, mas sugerimos que a criação dos filmes use imagens de arquivos (pessoais ou não), mostrando situações escolares filmadas em outras épocas junto com imagens atuais.

O único elemento comum de criação a todas as letras do abecedário é a “escola”. Salvo esta restrição, é possível inventar e propor livremente breves documentários; filmes utilizando exclusiva ou parcialmente as imagens de arquivos; ensaios; exercícios experimentais; registros do cotidiano escolar, de seus espaços e seus tempos; pequenas histórias afetivas; imagens simples da forma da escola; entre outros.

Mãos à obra!!!

Seguem algumas propostas de verbetes/palavras inspiradoras... use uma delas ou crie a sua!!!

A (AULA/ ALUNO/ AMORES…) 

B (BIBLIOTECA/BANHEIROS/BORRACHA/BONÉ…) 

C (CADERNO/CARTEIRAS/COMIDA...)

D (DICIONÁRIO/DISCIPLINA/DIA INTEIRO...)

E (EXERCÍCIOS/ESCADA/ESQUECIMENTO...)

F (FILOSOFIA/FILEIRAS/FALTA...)

G (GENEROSIDADE/GARFO/GIZ/GRITARIA...)

H (HISTÓRIA/ HINO/HORÁRIO...)

I (IGUALDADE/INSPETORA/IMAGEM...)

J (JOGO/JANELA/JALECO...)

K (K: POTÁSSIO/KARAOKÊ/KETCHUP...)

L (LEITURA/LÁPIS/LACRAR...)

M (MURO/MUNDO/MERENDA/MARIELE-ANDERSON......)

N (NOTAS/NAMORO/NADA...)

O (OFÍCIO-DE-PROFESSOR/ONTEM/OGRO...)

P (PÁTIO/PROVA/PREGUIÇA...)

Q (QUADRONEGRO-BRANCO-VERDE/QUADRA/QUANTIDADE…)

R (RECREIO/RACHADURAS/RACIOCÍNIO...)

S (SAÍDA/SIRENE/SILÊNCIO/SHOW DE TALENTOS...) 

T (TEXTO/TETO/TABUADA...)

U (UNIVERSO/UNIDADE/ÚLTIMOS...)

V (VERDADEIRO-FALSO/VAZIO/VONTADES...)

W (WAIÃPI/WEB-CAM/WI-FI…)

X (XINGU/XILOFONE/XADREZ/XARÁ...)

Y (Y: ÁGUA EM GUARANI/YOUTUBE/YOGA...)

Z (ZOOTROPO/ ZIPER/ZAGUEIRO/Z…)

 

5 SOBRE A INSCRIÇÃO DOS FILMES

Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos produzidos em contexto educacional – por estudantes, professores, professoras ou cineastas, vinculados a escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal.

Período de inscrição: 20 de março a 25 de abril de 2018 (até 22:00 horas – horário de Brasília)

5.1 – Não serão aceitos vídeospublicitários e/ou institucionais.

5.2 – O tempo limite de duração dos filmes é de até 03 (três) minutos – estarão desclassificados os filmes que apresentarem duração superior.

5.3 – A inscrição é gratuita e online através do site www.universoproducao.com.br

5.4 – O preenchimento da ficha de inscrição é obrigatório e deverá ser feito pela internet, através do site www.universoproducao.com.br.

5.5 – A ficha de inscrição écomposta de:

  • PRIMEIRA PARTE

. Identificação do proponente

  • SEGUNDA PARTE

. Dados do filme para seleção (ficha técnica);

. Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, se houver.

  • FOTO ILUSTRATIVA DO FILME

. O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

. O tamanho do arquivo: mínimo 800Kb e máximo de 2MB

. Formatos aceitos: JPG, JPEG, PNG

5.6 – A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

. Ficha de inscrição preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha, quando houver.

OBS: é considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. Não serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace. Link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

5.7 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

 

6 SELEÇÃO

6.1 – A seleção dos filmes será feita por uma comissão, composta por no mínimo três membros, nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação.

6.2 – A divulgação do resultado dos trabalhos selecionados está prevista para ser divulgada até o dia 14 de maio de 2018.

 

7CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

Para os filmes selecionados, a orientação técnica para os formatos de exibição e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

Atenção: DURANTE A REALIZAÇÃO DO EVENTO NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DA CÓPIA DE EXIBIÇÃO PREVIAMENTE ENVIADA.

 

8DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 – A participação na inscrição de filmes pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

8.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

8.3 – Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

8.4 – As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela coordenação do evento.

8.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizados para fins comerciais.

8.6 – A coordenação do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

8.7 – Os casos omissos serão solucionados pela coordenação do evento.

8.8 – A curadoria da Temática Educação e a coordenação da CineOP têm autonomia sobre as ações deste regulamento.

8.9 - Após a inscrição do filme, fica autorizado a exibição na programação da 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, bem como a utilização de imagens para fins jornalísticos,  divulgação e promoção do evento.

8.10– Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

8.11 – Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366 dentro do prazo de inscrição. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições.

Inscrição de Projetos - 9º Brasil CineMundi

De 5 de abril a 10 de maio de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrição de Projetos - 9º Brasil CineMundi

9th BRASIL CINEMUNDI

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE PROJETOS

 

 1 – SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

 O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, programa que integra a 12ª Mostra CineBH, chega a sua nona edição de 28 de agosto a 02 de setembro de 2018 com o propósito de conectar a produção independente e o mercado audiovisual internacional, ampliando a rede de contatos e negócios entre os profissionais brasileiros e representantes da indústria mundial. Promovendo ações que geram intercâmbio, aproximam e fortalecem os caminhos para a inserção da produção audiovisual brasileira no mercado mundial.

 O programa é também uma ferramenta de formação e treinamento de profissionais da área do audiovisual sobre as tendências do cinema contemporâneo e inserção no mercado internacional. Uma iniciativa que intensifica os esforços de ampliação de mercados, das fontes alternativas de financiamento e o contato com profissionais de outros países.

  

2 – ORGANIZAÇÃO                                                      

O BRASIL CINEMUNDI é uma idealização e realização da Universo Produção – empresa sediada em Belo Horizonte. Conta com o patrocínio de empresas públicas e privadas e com as leis Federal e Municipal de Incentivo à Cultura.

  

3 – SOBRE A INSCRIÇÃO

 3.1 – O período de inscrição é de 05 de abril a 10 de maio de 2018 (até 22:00 horas – horário de Brasília).

 3.2 – A inscrição é gratuita e acontecerá através do formulário disponível no site www.universoproducao.com.br. A inscrição só será considerada válida após o envio via site da ficha de inscrição inteiramente preenchida. 

 3.3 - A inscrição se limita a 01 (um) projeto de um(a) mesmo(a) diretor(a), sendo ilimitado o número de inscrições para empresa produtora.

  

4 – SOBRE AS CATEGORIAS

 4.1 – Categoria CINEMUNDI - Todos os projetos inscritos, independente do gênero do filme, estarão aptos a participar da seleção para a categoria “CineMundi”.

 4.1.1 – Na categoria CINEMUNDI serão selecionados até 10 (dez) projetos de longa-metragem

 4.1.2 – Atividades oferecidas:

 Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no mercado audiovisual internacional.

 One-on-one meetings: – os projetos selecionados participarão de reuniões individuais de até 25 minutos, onde terão a oportunidade de apresentar sua proposta para profissionais internacionais da indústria audiovisual e fundos de investimento, convidados do evento.

 Formação: serão oferecidas ações de capacitação para oportunizar a reciclagem e a troca de conhecimentos e sugestões relativas ao desenvolvimento do roteiro e projeto.

 4.1.3 – Premiação

  • Os 10 projetos selecionados na categoria BRASIL CINEMUNDI serão avaliados por um júri composto por integrantes convidados da organização do evento para eleição de 01 (um) projeto vencedor. 
  • A premiação do projeto vencedor será o Troféu Horizonte – oficial do evento e materiais e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras com o objetivo de viabilizar a execução do projeto em questão. 
  • O anúncio do projeto vencedor será realizado no encerramento do 9º Brasil CineMundi. 
  • Outros prêmios poderão ser concedidos aos projetos participantes de acordo com parcerias a serem estabelecidas e divulgadas pela organização do evento.

 4.2 – Categoria DOC BRASIL MEETING - Os projetos do gênero “Documentário”, além de participarem da seleção para a categoria “CineMundi”, estarão aptos a também participarem da seleção para a categoria “Doc Brasil Meeting” – programação direcionada exclusivamente para projetos de documentário que tem como objetivo construir redes de trabalho, cooperação, troca de experiências para promoção, difusão do documentário brasileiro no mercado audiovisual internacional através de ações de formação e intercâmbio com profissionais internacionais que atuam no mercado do documentário.

 4.2.1 – Na categoria DOC BRASIL MEETING serão selecionados até 05 (cinco) projetos de longa-metragem exclusivamente do gênero documentário

 4.2.2 – Atividades oferecidas:

 Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no mercado do documentário.

 Consultoria: aos projetos selecionados será oferecida uma consultoria de até 50 minutos, onde terão a oportunidade de apresentar sua proposta para um profissional conectado ao mercado do documentário.

 One-on-one meetings: – os projetos selecionados participarão de reuniões individuais de até 25 minutos com profissionais internacionais da indústria audiovisual convidados do evento.

 Formação: serão oferecidas ações de capacitação para oportunizar a reciclagem e a troca de conhecimentos e sugestões relativas ao desenvolvimento do roteiro e projeto.  

4.3 – Categoria FOCO MINAS - O propósito da categoria Foco Minas e ampliar a presença de projetos de longas originados em Minas Gerais, visando assegurar participação e credenciamento para a programação dos meetings e consultoria internacional promovidos pelo evento.

 4.3.1 – Na categoria FOCO MINAS serão selecionados até 05 (cinco) projetos de longa-metragem

 4.3.2 – Atividades oferecidas:

 Debates/Workshops/Case Study - oportunidade para ouvir, trocar experiência e aprender com profissionais internacionais e brasileiros que atuam no mercado cinematográfico

 Consultoria: aos projetos selecionados será oferecida uma consultoria de até 50 minutos, onde terão a oportunidade de apresentar sua proposta para um profissional conectado ao mercado do documentário.

 One-on-one meetings: – os projetos selecionados participarão de reuniões individuais de até 25 minutos com profissionais internacionais da indústria audiovisual convidados do evento.

 Formação: serão oferecidas ações de capacitação para oportunizar a reciclagem e a troca de conhecimentos e sugestões relativas ao desenvolvimento do roteiro e projeto. 

 

5 - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 5.1 - Serão aceitos projetos de longa-metragem (mínimo 60 minutos de duração) de qualquer gênero, em fase de desenvolvimento de roteiro ou de pré-produção, e em duas categorias:

 Categoria A – O projeto deve ser até o terceiro longa-metragem de um(a) mesmo(a) diretor(a).

 Categoria B – O(a) mesmo(a) diretor(a) pode ter dirigido mais de três longas, porém este deve ser seu primeiro projeto visando co-produção internacional.

 5.2 - Além das informações sobre o (a) diretor(a), produtor(a) e empresa produtora, na ficha de inscrição devem constar as seguintes informações sobre o projeto:

 - Número do protocolo de inscrição na Lei do Audiovisual (se for o caso)

- Apresentação do Projeto (máximo de 3.500 caracteres)

- Logline – sinopse curta (máximo de 500 caracteres)

- Sinopse curta em inglês*( máximo de 500 caracteres)

- Sinopse Longa (máximo de 1.500 caracteres)

- Argumento (máximo 10.000 caracteres)

- Notas do(a) diretor(a) (máximo 10.000 caracteres)

- Notas do(a) produtor(a) (máximo de 5000 caracteres)

- Especificações do Filme (informações previstas)

- Tempo de duração do Filme

- Gênero

- Formato de filmagem

- Formato final de exibição

- Tempo de Filmagem (n° de Semanas)

- Locações previstas (máximo 500 caracteres)

- Fase em que o projeto se encontra

- UF de produção

- Orçamento previsto do Projeto (em Real)

- Relacionar Parceiros Associados ao Projeto (opcional)

- Anexo imagem - envio de Imagem que ilustre e represente o projeto (mínimo 800kb e máximo de 2mb)

- Anexos extras (opcional) - envio de vídeo ou texto que ilustre e represente o projeto  (mínimo 800kb e máximo de 2mb)

5.3 – ATENÇÃO: Considerando que o formulário de inscrição deve ser preenchido e enviado em etapa única, sugerimos que as informações sejam previamente preparadas, pois não será permitida edição do formulário online posterior ao envio do projeto.

OS FORMULÁRIOS INCOMPLETOS SERÃO DESCLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO.

 

6 – SOBRE A SELEÇÃO

6.1 – A análise e seleção dos projetos serão realizadas por uma comissão nomeada pela coordenação do evento, e levarão em conta a qualidade artística do projeto e obras realizadas pela equipe, bem como o empenho do produtor na realização e viabilização do projeto.

6.2 – Uma vez selecionado, dois representantes do projeto (produtor(a) e diretor(a)) serão convidados a participar de toda programação do 9º Brasil CineMundi e se comprometem a estar presentes por todo o período do evento - de 28 de agosto a 02 de setembro de 2018. A confirmação desta participação se dará mediante assinatura de um Termo de Compromisso. 

6.3 – A seleção dos projetos será anunciada no site www.cinebh.com.br até o dia 04 de julho de 2018.

6.4 – Uma vez selecionado, o responsável pelo projeto se compromete a enviar outras possíveis informações requisitadas pela organização do evento.

 

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS

A participação na inscrição de projetos supõe a aceitação dos seguintes requisitos:

7.1 – Os filmes finalizados a partir de um projeto apresentado no BRASIL CINEMUNDI deverão mencionar sua participação no Programa, através da seguinte inserção nos créditos iniciais ou finais do filme: “Projeto selecionado no programa BRASIL CINEMUNDI (logotipo)”. No caso dos filmes premiados no BRASIL CINEMUNDI, a menção de participação no Programa deve ser inserida nos créditos iniciais: “Filme premiado no programa BRASIL CINEMUNDI (logotipo)”. Os logotipos serão fornecidos pela organização do evento.

7.2 – A Universo Produção não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos. 

7.3 – A organização do evento poderá desclassificar, a qualquer momento, o projeto que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

7.4 – A direção do evento é soberana na tomada decisões para casos omissos e/ou não previstos neste regulamento e que se fizerem necessárias ao longo do processo.

7.5 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos projetos vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

7.6 – Casoocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366 dentro do prazo de inscrição. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições.

Inscrições Projetos Audiovisuais Educativos

De 21 de março a 25 de abril de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições Projetos Audiovisuais Educativos

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

 13ª CINEOP | X FÓRUM DA REDE KINO: Educação, cinema e audiovisual

 

1 – SOBRE A 13ª CINEOP E O X FÓRUM DA REDE KINO

13ª CINEOP MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Idealizada e realizada pela Universo Produção em edições anuais e consecutivas, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é uma mostra audiovisual nacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: preservação, história e educação. Chega a sua 13ª edição em 2018 reafirmando o propósito de ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio, na história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais. Uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil que oferece uma programação abrangente e gratuita que inclui homenagens, exibição de filmes brasileiros em pré-estreias, retrospectivas e filmes restaurados (longas, médias e curtas), mostra educação, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e, ainda, realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação, o  Fórum da Rede Kino.

X FÓRUM DA REDE KINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual

A Rede KINO é formada por um grupo de professores, pesquisadores, produtores, estudantes e representantes de organizações do campo da educação, do cinema e do audiovisual. Desde 2009 vem promovendo um Fórum anual para debate e reflexão sobre o audiovisual e a educação, sendo acolhido em 2010 pela Mostra de Cinema de Ouro Preto. O Fórum busca um diálogo com as demais ações da Mostra e tem como foco a criação de um espaço de discussão que relacione o cinema e a educação a partir da apresentação de propostas de produção audiovisual e problemas teórico-metodológicos. As discussões anualmente realizadas no âmbito do Fórum têm refletido na criação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas, publicações, projetos e filmes que impactam diretamente os espaços formais e não-formais de ensino no país. 

→ Data prevista de realização do evento: 13 a 18 de junho de 2018

→ Local de realização: Ouro Preto – MG

 

2 – TEMA PARA 2018: Escola: memórias do futuro

O Encontro da Educação este ano celebra o X Fórum da REDEKINO: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual,que se propõe fazer uma homenagem às escolas, propriamente às escolas públicas.

Partimos do significado de escola como "tempo livre" (das obrigações impostas pelo mercado e pelo consumo) e "espaço público", abordados por Larrosa no Elogio da escola, aprofundando esses conceitos propostos pelos professores Jan Masschelein e Martin Simons na sua veemente defesa da escola. Acreditamos que a escola, como nenhum outro espaço/tempo, têm uma poderosa capacidade de produzire guardar a história no ato de atualizar passado e o por-vir em um presente comprometido com a atenção, o amor e cuidado do mundo.

Nos interessa que durante o evento possamos colocar em diálogo especialmente imagens do passado e do presente das escolas, permitindo que dessa relação emerja a forma da escola. Esperamos que as imagens nos permitam conhecer, imaginar, desenhar a escola, seus espaços, suas rotinas, seus objetos, as pessoas que a habitam, as ações que lá acontecem. Histórias e estórias simples, quase ocultas, "desimportantes", como diria Manoel de Barros. Queremos que os filmes traduzam visões do que é escolar.

Em alguma medida, a escola constitui uma superfície de contato entre o real e o imaginário, entre o passado e o por-vir num presente cheio de exigências excessivamente marcadas pelas propostas nacionais e internacionais de avaliação. Durante a segunda parte do século XX, algumas linhas da psicologia, sociologia e filosofia marcaram uma gradual desvalorização da escola.Hoje, com críticas mais construtivas, a escola conta com movimentos, em diferentes países, de revalorização e reconhecimento dela própria como forma pedagógica.

Sabemos que muitas escolas recebem roteiros predefinidosque negam autonomia a professoras e professorese também uma formação continuada de qualidade.  Desejamos descobrir: o que escapa disso tudo? Por que frestas é possível enxergar melhor a escola e suas vivências do cotidiano? 

Num devir que sobrevive ao passo do tempo, o que nos permite identificar a escola distinguindo-a de qualquer outra forma pedagógica em qualquer época e país do mundo?Afinal, o que é o “escolar”?  O que nos faz reconhecer uma escola no tempo e no espaço?

Queremos trazer a escola para o cinema, para esta Mostra de cinema. Propomos, a partir das relações entre as imagens de hoje e do passado das próprias escolas, e também de arquivos disponíveis na web, cinematecas, museus... refletir sobre a escola a partir das categorias que Larrosa propõe no Elogio da Escola. Isto é, de seus tempos: a escola dá tempo livre, separando o tempo escolar do tempo do trabalho; de seus espaços: a escola como a espacialização do tempo livre em um lugar público; das suas matérias: a escola como tempo (livre) e espaço (público) em que as coisas do mundo se transformam em matéria de estudo; das atividades: a escola como o tempo e o espaço que, por estar separado da produção, permite o exercício e o estudo; e dos seus sujeitos: a escola como o tempo e o espaço em que adultos e crianças, abandonando o mundo do consumo e da produção, se transformam em professores e estudantes.

Vamos produzir debates a partir da relação que se estabelece entre as imagens escolares do passado com o presente convidando aos projetos audiovisuais a problematizar essas questões em estreito diálogo com as categorias propostas (no item 4 deste regulamento). Os projetos serão apresentados na sua singularidade, mas desejamos fortemente dedicar um bom tempo para dialogar sobre as questões comuns pautadas pelo confronto das imagens em relação com as propostas de participação.

 

3 - DEFINIÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Por projetos audiovisuais educativos entendemos as ações que buscam algum tipo de reflexão junto à produção e circulação de conteúdos para mídias digitais, cinema e televisão, pautados por processos de produção audiovisual escolar.

Poderão se inscrever projetos de qualquer país latino-americano, desde que escritos em língua portuguesa.

 

4 - CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO DOS PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

 Destacamos três categorias  para nortear a inscrição, seleção e apresentação dos Projetos no X Fórum da Rede Kino: 

  • O QUE É UMA ESCOLA?

Projetos Audiovisuais Educativos que buscam reflexões vivas sobre a ideia da escola como tempo  livre e espaço público. A escola como espacialização do tempo livre em espaços públicos. Desenhar a escola é pensar, conhecer, imaginar, dar forma a escola. Suas formas pedagógicas e também os sujeitos que nela habitam, ou seja, a escola sendo o tempo e o espaço em que adultos, crianças e jovens se transformam em professores, alunos e estudantes, separando-se do mundo do trabalho, da produção e do consumo para viverem essa experiência escolar.
 

  • ESCOLA, MEMÓRIA E FICÇÂO

Projetos Audiovisuais Educativos que trabalham a construção da história e da memória da escola a partir da montagem. Memórias inventadas e lembranças do por-vir. A imaginação e a memória no cenário escolar.
 

  • POTÊNCIA PEDAGÓGICA DAS COISAS (DA ESCOLA)

Projetos Audiovisuais Educativos orientados para refletir a partir de objetos, espaços, arquitetura e tempos escolares. A escola como tempo (livre) e espaço (público) em que as coisas do mundo se transformam em matéria de estudo; das atividades da escola como o tempo e o espaço que por estar separado da produção, permite o exercício e o estudo;

  

5 SOBRE A INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever quaisquer proponentes que representem atividades de projetos da educação formal e não-formal.

É obrigatório o preenchimento online da ficha de inscrição no site: www.universoproducao.com.br.

Período de inscrição:20 de março a 25 de abril de 2018(até 21:00 horas – horário de Brasília)

 
5.1 - A inscrição é  composta de:

  1. Primeira Parte
  2. a) Identificação do proponente;
  3. b) Apresentação do Projeto (500 caracteres, incluindo os espaços) e CV do proponente (máximo 1500 caracteres, incluindo os espaços);

 

  1. Segunda Parte
  • Texto completo contendo (4.000 caracteres, incluindo os espaços):
  1. Histórico e justificativa (que não ultrapasse 500 caracteres);
  2. Bases teórico-metodológicas utilizadas;
  3. Principais ações/reflexões junto à comunidade;
  4. Duas questões sobre a temática escolhida para dinamizar a interlocução do trabalho com os participantes do seminário;
  • Referências – (até 1.000 caracteres, incluindo os espaços);
  • Link(s) dos materiais audiovisuais citados e / ou realizados pelos projetos (até 10 min de duração);

 

  1. Anexar duas imagem do projeto:

Partindo do desejo de colocar em diálogo imagens do passado e do presente das escolas, pedimos que nos sejam enviadas duas imagens do Projeto, de forma que possamos olhar as reflexões apresentadas nos textos fundamentalmente a partir da relação que se estabeleceentre essas duas imagens. As duas imagens colocam em relação dois momentos da escola, dois tempos, duas temporalidades: uma atual e uma do passado. Por imagem do passado entende-se, por exemplo, ou uma imagem produzidaha muitos anos, quando o projeto ainda nem existia, mas que de alguma maneira possui fortes vínculos com o Projeto hoje, ou uma imagem produzida ontem, masque ainda assim marca uma distinção temporal com a escola de hoje. Em síntese, propomos que as reflexões apresentadas partam da relação temporal apresentadas pelas duas imagens.

▪ O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...

▪O tamanho do arquivo: mínimo 800Kb e máximo de 2MB

▪ Formatos aceitos: JPG, JPEG, PNG

 4. Não será cobrada taxa de inscrição.

 ATENÇÃO: Sugerimos enfaticamente que os trabalhos selecionados apresentem de forma mais sucinta possível a descrição do projeto e o seu histórico, privilegiando o uso do tempo para a problematização teórico-metodólogica das questões propostas por cada categoria costuradas à relação entre as imagens solicitadas no item 5.1-3.

 

6 SELEÇÃO

6.1 – A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão, composta por no mínimo três membros, nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da temática educação.

6.2 - A comissão terá autoridade para deferir o número de projetos selecionados, bem como colocar-se no direito de recusar propostas que não se adequem à temática vigente.

6.3 – Estarão imediatamente desclassificados os projetos que não se enquadrarem nas categorias definidas (ver item 4) e/ou não cumpram as exigências para a inscrição (ver item 5)

6.4 - A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para ser oficialmente divulgada até o dia 14 de maio de 2018 no site www.cineop.com.br

 

7 PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

7.1 – Cada projeto selecionado deverá designar um representante oficial perante à organização do evento. Este profissional deverá dirigir-se à sala de coordenação e logística para identificação de presença e credenciamento.

7.2 – Cada projeto selecionado terá até 20 minutos para sua apresentação. A data, horário e local serão informados previamente pela organização do evento.

7.3 – As despesas com logística (transporte, hospedagem e alimentação) e produção de material didático para apresentação no Encontro da Educação são de inteira responsabilidade de cada projeto selecionado.

7.4 – É de responsabilidade da organização do evento - Universo Produção - oferecer:

  • Credenciamento para o representante oficial do projeto - composto de: crachá, pasta, catálogo. Terá direito ao credenciamento apenas o representante oficial dos projetos selecionados que integrarão as mesas de trabalho e cujo nome e dados forem informados previamente.
  • Certificado de participação – poderá ser fornecido um certificado aos profissionais responsáveis pelo projeto. Somente receberão o certificado de participação os responsáveis previamente informados e que participarem presencialmente do evento no dia da apresentação do projeto.

 

8 - DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 - A participação na inscrição de trabalhos supõe a aceitação da seguinte base:

- O trabalho e/ou projeto inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a compor uma das mesas como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

8.2 – Os casos omissos serão solucionados pela coordenação do evento.

8.3– A curadoria da Temática Educação e a coordenação da CineOP têm autonomia sobre as ações deste regulamento.

8.4– Os procedimentos de inscrição para seleção dos trabalhos e projetos selecionados pelo Fórum da REDE KINO no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

8.5 – Casoocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366 dentro do prazo de inscrição. Não serão aceitas reclamações após o encerramento das inscrições.

Inscrições Cine-Escola

De 2 de maio a 28 de maio de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Inscrições Cine-Escola

13ª CineOP – Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto
13 a 18 de junho de 2018

 Regulamento – Inscrição Cine-Escola
 

  • Período de inscrição: 02 a 28 de maio de 2018 (até às 22h – horário de Brasília).
  • As inscrições são gratuitas.
  • As sessões Cine-Escola serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro (Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto), em Ouro Preto - MG como parte integrante da programação da 13ª CineOP.
  • Para fazer a inscrição é preciso fazer o cadastro da Escola através do formulário disponível no site (www.universoproducao.com.br)
  • Com o login e a senha gerados através do cadastro, cada escola pode inscrever quantas turmas desejar, observando a faixa etária sugerida em cada sessão;
  • Ao final da inscrição, será gerado um Termo de Compromisso com os dados que foram preenchidos na inscrição. Favor imprimir, assinar e enviar este documento via fax (31.3282.2366) ou via e-mail (cine-escola@universoproducao.com.br) até 48 horas após o preenchimento da inscrição no site.
  • ATENÇÃO: As vagas na sessão só serão garantidas após o recebimento do Termo de Compromisso, conforme item anterior.
  • Será considerada a ordem cronológica do recebimento do Termo de Compromisso assinado por sessão até que se complete a lotação da sala.
  • Encerrado o período de inscrição, a organização do evento entrará em contato com a Escola através do telefone e pessoa responsável que constam na inscrição para confirmar a participação.

 Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366. Não serão aceitas reclamações após o prazo de inscrição.