Universo Produção

Inscrições

Inscrições - Cine-Escola - 13ª CineOP

De 8 de maio a 28 de maio de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições - Cine-Escola - 13ª CineOP

13ª CineOP – Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto
13 a 18 de junho de 2018

 Regulamento – Inscrição Cine-Escola
 

  • Período de inscrição: 08 a 28 de maio de 2018 (até às 22h – horário de Brasília).
  • As inscrições são gratuitas.
  • As sessões Cine-Escola serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro (Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto), em Ouro Preto - MG como parte integrante da programação da 13ª CineOP.
  • Para fazer a inscrição é preciso fazer o cadastro da Escola através do formulário disponível no site (www.universoproducao.com.br)
  • Com o login e a senha gerados através do cadastro, cada escola pode inscrever quantas turmas desejar, observando a faixa etária sugerida em cada sessão;
  • Ao final da inscrição, será gerado um Termo de Compromisso com os dados que foram preenchidos na inscrição. Favor imprimir, assinar e enviar este documento via fax (31.3282.2366) ou via e-mail (cine-escola@universoproducao.com.br) até 48 horas após o preenchimento da inscrição no site.
  • ATENÇÃO: As vagas na sessão só serão garantidas após o recebimento do Termo de Compromisso, conforme item anterior.
  • Será considerada a ordem cronológica do recebimento do Termo de Compromisso assinado por sessão até que se complete a lotação da sala.
  • Encerrado o período de inscrição, a organização do evento entrará em contato com a Escola através do telefone e pessoa responsável que constam na inscrição para confirmar a participação.

 Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366. Não serão aceitas reclamações após o prazo de inscrição.

Inscrições - Oficinas - 13ª CineOP

De 8 de maio a 25 de maio de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições - Oficinas - 13ª CineOP

REGULAMENTO – OFICINAS  

  • Período de inscrição para as oficinas da 13ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto: 08 a 25 de maio de 2018, até às 22 horas(horário de Brasília). 

  • As oficinas serão realizadas em Ouro Preto MG,como parte integrante da programação da 13ª CineOP Mostra de Cinema de Ouro Preto; 

  • É permitida apenas uma inscrição por pessoa; 

  • Após a realização da sua inscrição NÃO será permitida a troca da opção escolhida;

  • Serão disponibilizadas 70 inscrições para cada oficina e dentre estas, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados de acordo com o número máximo de vagas de cada oficina e de acordo com os critérios por ela definidos.

  • Após o encerramento das inscrições, até o dia 28/05/2018, um comunicado será enviado para o e-mail que consta no cadastro do usuário (verifique se seu email está digitado corretamente) informando o status de sua inscrição. Caso não receba o e-mail no prazo informado, confira em sua caixa de anti-spam ou entre em contato com a organização do evento através do email oficinas@universoproducao.com.br

  • Os selecionados deverão confirmar presença até as 20 horas (horário de Brasília) do dia 31/05/2018, seguindo as orientações do e-mail enviado. Caso não confirme, sua inscrição será considerada como desistência; 

  • O certificado será entregue ao final da oficina para os participantes que registrarem 80% da frequência

  • Para fazer a inscrição é preciso fazer o cadastro no banco de dados preenchendo o formulário disponível neste site; 

  • Se você não possui CPF deverá fazer o cadastro como dependente de um responsável que tenha CPF. Neste caso, faça primeiro o cadastro do responsável e, em seguida, seu cadastro como dependente; 

  • As inscrições para as oficinas são gratuitas. 


Atenção:

  • O aluno selecionado que não comparecer ao primeiro dia de aula da oficina e não comunicar antecipadamente será considerado como desistente e terá sua vaga cancelada. 

  • O aluno selecionado deverá, obrigatoriamente, apresentar um documento de identificação original com foto e o comprovante de inscrição no ato do credenciamento junto à Secretaria do evento no dia de início da oficina.


 Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366. Não serão aceitas reclamações após o prazo de inscrição.

Inscrições de Filmes |A Cidade em Movimento

De 15 de maio a 11 de junho de 2018(até 22h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições de Filmes |A Cidade em Movimento

REGULAMENTO

INSCRIÇÃO DE FILMES | MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

 

1 – SOBRE A MOSTRA CINEBH

12ª MOSTRA CINEBH - BH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte idealizada para desvendar a nova cadeia produtiva audiovisual e contextualizar o mercado audiovisual – perfil, possibilidades, alternativas e a realidade de exibição no Brasil em intercâmbio com o mundo e com a presença de outros países. É um espaço de formação e reflexão sobre a sustentabilidade do cinema nacional, a sua capacidade de seduzir o público, as possibilidades e viabilidade de co-produção internacional, as tendências, as novas mídias e tecnologias. A programação é gratuita e oferece exibições de filmes nacionais e internacionais – longas, médias e curtas película e digital, homenagens, Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução com a presença de convidados internacionais, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, exposições, atrações artísticas.

  • Data prevista de realização do evento: 28 de agosto a 02 de setembro de 2018
  • Local de realização: Belo Horizonte – MG

 

2 - A MOSTRA ‘A CIDADE EM MOVIMENTO’ 

 Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade.  Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

3 – TEMA PARA 2018: Deslocamentos

 Caminhos cotidianos, produções periféricas, independentes e universitárias, o lugar da câmera na produção da memória social, cultural e política da cidade. Filmes que migram das ruas às telas do cinema, das redes sociais para a sala escura, das periferias ao centro da metrópole, das mulheres, negrxs, comunidades tradicionais e realizadorxs LGBTQI+ para o grande público que busca um cinema “feito em casa”, dentro ou fora dos padrões da indústria cinematográfica.

 Ao propor este percurso pelas imagens, a 3º edição da Mostra A Cidade em Movimento provoca, no mínimo, três distintas formas de deslocamento do olhar espectador. Primeiro, aquela que repensa um certo modelo de fruição da imagem cinematográfica, valorizando produções de zero/baixo orçamento e inovando estética e politicamente, o fazer independente, a produção em mídias móveis, o velho dito de Glauber Rocha, “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Segundo, aquela que desloca pontos de vista estigmatizados acerca da vida urbana, seus lugares e suas pessoas: a câmera que deriva pelas ruas da cidade, que registra as culturas populares, que denuncia os diversos tipos de violência, que documenta os fatos culturais e políticos do nosso lugar. Por fim, aquela que aproxima o espectador dos distintos lugares de fala que reverberam nos bairros periféricos, nos baixios dos viadutos, nas redes sociais, nas assembleias e rodas de conversa, lugares visibilizados na contemporaneidade, que enfrentam o desenvolvimento opressivo e seletivo das grandes metrópoles, que falam por meio da produção audiovisual, constituindo, assim, uma cartografia das cidades, das pessoas e suas lutas cotidianas.

 3.1 CATEGORIAS

 Os filmes enviados para a Mostra ‘A Cidade Em Movimento’ deverão ter algum tipo de conexão com a vida na cidade e/ou com seus movimentos emergentes (sociais, artísticos, culturais, políticos) e devem estar inscritos em uma das categorias abaixo descritas:

3.1.1 OUTRAS ESTÉTICAS

Conteúdos audiovisuais produzidos para web e redes sociais, que buscam, por meio da participação nesta mostra, experimentar sua inserção na tela do cinema. Produzidos no cotidiano das cidades, tais conteúdos trazem o olhar e a experiência direta das pessoas com a vida urbana.

3.1.2 PONTO DE VISTA

Conteúdos audiovisuais que apresentam pontos de vista de dentro das situações, comunidades, bairros, movimentos e espaços públicos. Filmados pelos próprios moradores, militantes, cidadãs e cidadãos que fazem parte daquilo que se filma. Também se encaixam nessa categoria conteúdos que expressam o ponto de vista partilhado, o olhar visitante para a história contada.

 3.1.3 LUGAR DE FALA

Conteúdos audiovisuais que colocam em cena a voz e o pensamento de mulheres, negrxs, comunidade LGBTQI+, pessoas em situação de rua, moradorxs de bairros periféricos, comunidades tradicionais, pessoas com capacidades especiais, dentre outros segmentos da população que lutam para garantir espaços de fala/escuta e reivindicação dos seus direitos negligenciados pelo Estado e pela sociedade.

4 - SOBRE A INSCRIÇÃO DE FILMES

 4.1 – Período de inscrição: 15 de maio a 11 de junho de 2018 (até 21:00 horas – horário de Brasília)

4.2 – Poderão ser inscritos filmes brasileiros produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que é formada pelos seguintes 34 (trinta e quatro) municípios: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

4.3 – São aceitas inscrições de LONGAS, MÉDIAS e CURTAS finalizados em qualquer ano.

4.4 – LONGAS - Filmes brasileiros com duração superior a 60 minutos

4.5 – MÉDIAS - Filmes brasileiros com duração entre 30 e 60 minutos

4.6 – CURTAS - Filmes brasileiros com duração de até  30 minutos

4.7 – Poderão ser inscritas obras audiovisuais dos gêneros documentários, ficção, animação, experimental e videoarte.

4.8 – Não serão aceitas inscrições de filmes que não se enquadrem nas categorias, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

4.9 – A inscrição é gratuita e acontece através do site www.cinebh.com.br

 4.10 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.cinebh.com.br e será composta de:

 4.10.1 – Primeira Parte

- Identificação do proponente

4.10.2 – Segunda Parte

- Dados do filme para seleção (ficha técnica);

- Link do filme para seleção. No momento da inscrição você deverá disponibilizar um link para visualização do filme e a senha de acesso, quando for o caso.

- Inserção de uma foto ilustrativa do filme:

  • O nome do arquivo não deve conter caracteres especiais como acentos, “ç”, etc...
  • O tamanho do arquivo deve ser entre 800Kb e 2MB
  • Formatos aceitos: JPG, JPEG

 4.11 – A inscrição só será validada após o recebimento do material, a saber:

 Ficha preenchida online com o link válido para acesso ao filme e senha,quando houver.

É considerado válido o link que permita a visualização do filme, preferencialmente via Youtube ou Vimeo. NÃO serão aceitos links de programas para download, como WeTransfer e SendSpace.

 Atenção quanto ao material enviado para seleção: link e/ou senha de acesso incorretos, que não permitirem a visualização do filme, poderão invalidar a sua inscrição.

 4.12 – Para os filmes selecionados: os dados constantes na ficha de inscrição serão considerados oficiais para divulgação e publicação no material gráfico e site oficial do evento. Atenção ao preencher a ficha.

 

5 –SELEÇÃO

 5.1 –  A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento.

5.2 – A divulgação do resultado dos filmes selecionados está prevista para até o dia 31 de julho de 2018.

 

6 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO

 Para os filmes selecionados, a orientação técnica sobre os formatos de exibição na mostra e na Rede Minas (quando for o caso) e o prazo para envio da cópia serão informados pela coordenação do evento. Serão considerados os dados preenchidos na ficha de inscrição.

 

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS

 7.1 – A participação na inscrição de filme pressupõe a aceitação das seguintes bases:

 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado.

 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.

7.2 – O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis garantindo sua exibição na Mostra para a qual o filme foi selecionado.

7.3 – Todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

7.4 – As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.

7.5 – Os links dos filmes enviados para seleção serão arquivados e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizados para fins comerciais.

7.6 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.

7.7 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.

7.8 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes e a participação do filme selecionado no evento vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

7.9 – Caso ocorra algum problema durante o processo de inscrição, por favor, entre em contato através do e-mail relacionamento@universoproducao.com.br ou pelo telefone (31) 3282.2366 dentro do prazo de inscrição.

Inscrições - ENCONTRO DE ARQUIVOS – 13º Encontro Nacional De Arquivos E Acervos Audiovisuais Brasileiros

De 23 de maio a 5 de junho de 2018(até 23h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições - ENCONTRO DE ARQUIVOS – 13º Encontro Nacional De Arquivos E Acervos Audiovisuais Brasileiros

REGULAMENTO INSCRIÇÃO

 13º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS

  1.  Período de inscrição: 23 de maio a 05 de junho de 2018 (até 23h – horário de Brasília). 

  2. O 13º Encontro Nacional De Arquivos E Acervos Audiovisuais Brasileiros será realizado de 13 a 18 de junho de 2018 como parte integrante da programação da 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. 

  3. As inscrições são gratuitas e todos os inscritos estão automaticamente aptos a participar dos encontros, não havendo processo de seleção. 

  4. As vagas são limitadas. 

  5. O participante deve optar por fazer inscrição em apenas 01 (um)  encontro: Encontro da Preservação ou Encontro da Educação: X Fórum da Rede Kino.

  6. Local de realização do Encontro da Preservação: Centro de Artes e Convenções – Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar em Ouro Preto - MG .

  7. O Encontro da Preservação é composto por 12 (doze) atividades, sendo: 

Data

Horário

Debate/Tema

Carga Horária

15/06

Sexta

10h às 12h30

DEBATE INAUGURAL - VANGUARDA TROPICAL CINEMA E OUTRAS ARTES

 2h30

14h30 às 16h50

FRONTEIRAS DO EXPERIMENTAL: HISTÓRIA, CINEMA E OUTRAS ARTES

2h20

17h às 18h30

NOVA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

1h30

16/06

Sábado

09h30 às 12h30

MASTER CLASS PROCESSO DE CRIAÇÃO, PESQUISA E OS ARQUIVOS AUDIOVISUAIS

3h

14h30 às 16h30

FRONTEIRAS DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL: FORMAÇÃO, PRODUÇÃO E PRESERVAÇÃO NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO

2h

16h15 às 18h

WORKSHOP INTERNACIONAL FRONTEIRAS INTERNACIONAIS: A COMISSÃO TÉCNICA DA FIAF – 80 ANOS

1h45

17/06

Domingo

09h30 às 11h

FRONTEIRAS DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL: MALDITOS E OLVIDADOS

1h30

11h15 às 13h

FRONTEIRAS POLÍTICAS E REGIONAIS: ARQUIVOS FORA-DO-EIXO

1h45

17h30 às 19h

O MODELO DE GESTÃO VIA ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (OS)

1h30

18/06

Segunda

9h30 às 11h

CASES DE RESTAURO - ACERVO CAPIXABA - ORLANDO BOMFIM, NETTO E O ATALANTE

2h30

11h15 às 13h30

FRONTEIRAS ENTRE A INDÚSTRIA, MERCADO E ARQUIVOS – TECNOLOGIAS

2h15

15h às 17h

FRONTEIRAS ENTRE A INDÚSTRIA, MERCADO E ARQUIVOS – CONTEÚDO, FOMENTO E REGULAÇÃO

2h

    8. Ao participante inscrito, será fornecido o certificado de participação no “13º Encontro Nacional De Arquivos E Acervos Audiovisuais Brasileiros”, indicando a carga horária correspondente à soma das cargas horárias das atividades em que o participante esteve presente (item 6 deste regulamento). 

   9. Para registrar sua presença, o participante deverá assinar a lista de presença que fica na entrada do auditório para cada atividade que irá participar. 

   10. Não serão fornecidas declarações de participação no evento e/ou em atividades individuais. 

   11. Credenciamento - Os participantes inscritos deverão apresentar documento original com foto e o comprovante de inscrição para retirar sua credencial no dia 14 de junho – quinta, de 13h às 16h, ou no dia 15 de junho – sexta, de 9h às 11h, no balcão de credenciamento localizado no hall do Centro de Convenções.

    12. Para retirar o seu certificado dirija-se à Secretaria do evento, localizada no 2º andar do Centro de Artes e Convenções. 

    13. Não serão aceitas inscrições durante o evento.

     14. Em caso de dúvida ou problema na inscrição entre em contato com a Universo Produção, ainda dentro do prazo da inscrição, pelo telefone (31) 3282-2366 ou email relacionamento@universoproducao.com.br.

Inscrições - ENCONTRO DA EDUCAÇÃO – X Fórum da Rede Kino

De 23 de maio a 5 de junho de 2018(até 23h00 horas - horário de Brasília)

Confira o regulamento

Fazer inscrição

Inscrições - ENCONTRO DA EDUCAÇÃO – X Fórum da Rede Kino

REGULAMENTO INSCRIÇÃO

 ENCONTRO DA EDUCAÇÃO – X FÓRUM DA REDE KINO

 

  1. Período de inscrição: 23 de maio a 05 de junho de 2018 (até 23h – horário de Brasília). 

  1. O Encontro da Educação – X Fórum da Rede Kino será realizado de 13 a 18 de junho de 2018 como parte integrante da programação da 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. 

  1. As inscrições são gratuitas e todos os inscritos estão automaticamente aptos a participar dos encontros, não havendo processo de seleção. 

  1. As vagas são limitadas. 

  2. O participante deve optar por fazer inscrição em apenas 01 (um)  encontro: Encontro da Preservação ou Encontro da Educação: X Fórum da Rede Kino.

  3. Local de realização do Encontro da Educação: Centro de Artes e Convenções – Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar em Ouro Preto - MG.

  4. O Encontro da Educação é composto por 10 (dez) atividades, sendo: 

Data

Horário

Debate/Tema

Carga Horária

14/06

Quinta

16h às 18h

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS SELECIONADOS COM FOCO NO DIÁLOGO ESCOLAS: MEMÓRIAS DO FUTURO – TEMA: O QUE É UMA ESCOLA?

 

2h

15/06

Sexta

10h às 12h30

DEBATE INAUGURAL - VANGUARDA TROPICAL CINEMA E OUTRAS ARTES

 

2h30

14h30 às 16h50

FRONTEIRAS DO EXPERIMENTAL: HISTÓRIA, CINEMA E OUTRAS ARTES

2h20

17h às 18h30

NOVA HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

1h30

16/06

Sábado

09h45 às 12h30

CINEMA E EDUCAÇÃO: A ESCOLA NO CINEMA

2h45

14h30 às 16h30

DIÁLOGOS CINEMA E EDUCAÇÃO: CADÊ A ESCOLA QUE ESTAVA AÍ?

2h

17/06

Domingo

09h às 13h

WORKSHOP INTERNACIONAL: REVELAÇÃO DA ESCOLA

4h

17h30 às 19h30

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS SELECIONADOS COM FOCO NO DIÁLOGO ESCOLAS: MEMÓRIAS DO FUTURO – TEMA: ESCOLA, MEMÓRIA E FICÇÂO

 

2h

18/06

Segunda

9h30 às 11h30

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS COMUNITÁRIOS SELECIONADOS COM FOCO NO DIÁLOGO ESCOLAS: MEMÓRIAS DO FUTURO – TEMA: POTÊNCIA PEDAGÓGICA DAS COISAS (DA ESCOLA)

2h

14h45 Às 17h

UM PLANO, UMA AULA

2h15

 

  1. Ao participante inscrito, será fornecido o certificado de participação no “Encontro da Educação – X Fórum da Rede Kino”, indicando a carga horária correspondente à soma das cargas horárias das atividades em que o participante esteve presente (item 6 deste regulamento). 


  2. Para registrar sua presença, o participante deverá assinar a lista de presença que fica na entrada do auditório para cada atividade que irá participar. 


  3. Não serão fornecidas declarações de participação no evento e/ou em atividades individuais. 


  4. Credenciamento - Os participantes inscritos deverão apresentar documento original com foto e o comprovante de inscrição para retirar sua credencial no dia 14 de junho – quinta, de 13h às 16h, ou no dia 15 de junho – sexta, de 9h às 11h, no balcão de credenciamento localizado no hall do Centro de Convenções. 


  5. Para retirar o seu certificado dirija-se à Secretaria do evento, localizada no 2º andar do Centro de Artes e Convenções. 


  6. Não serão aceitas inscrições durante o evento. 


  7. Em caso de dúvida ou problema na inscrição entre em contato com a Universo Produção, ainda dentro do prazo da inscrição, pelo telefone (31) 3282-2366 ou email relacionamento@universoproducao.com.br.