Recorte da programação é dedicado a filmes sobre a cidade de Belo Horizonte e região metropolitana. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 18 de julho pelo site cinebh.com.br

Estão abertas as inscrições de filmes – longas, médias e curtas - para seleção da mostra A Cidade em Movimento, que integra a programação da 13ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que  acontece de 17 a 22 de setembro, na capital mineira.  Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 18 de julho de 2019, às 23h59 (horário de Brasília) pelo site www.cinebh.com.br.

Para esta edição, a temática da mostra "A Cidade em Movimento" será "Conversas da Cidade"  com a proposta de gerar uma reflexão das conversas mediadas por um cinema produzido em contato direto com o território, suas questões e personagens, sua cadeia de produção artística. Os filmes enviados deverão ter algum tipo de conexão com a vida na cidade e/ou com seus movimentos emergentes (sociais, artísticos, culturais, políticos). A curadoria assinada por Paula Kimo.

Além disso, as obras devem estar inscritas em uma das três categorias denominadas: Imaginando a Cidade, para conteúdos audiovisuais que imaginam uma outra forma de estar e viver na cidade, recriando seus personagens, histórias e lugares;  Ponto de Vista, para filmes que apresentam pontos de vista de dentro das situações, comunidades, bairros, movimentos e espaços públicos; e Lugar de Fala, com obras que colocam em cena a voz de maiorias invisibilizadas (como negros e LGBTQI+) que lutam para garantir espaços de fala/escuta e reivindicação dos seus direitos negligenciados pelo Estado e pela sociedade.

Mais informações no regulamento, disponível para consulta no site cinebh.com.br.

 

SOBRE A MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”

Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade.  Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua 13ª  edição de 17 a 22 de setembro de 2019. Trata-se de um empreendimento sociocultural, educacional, turístico que integra a indústria do audiovisual e está consolidado como o festival internacional de cinema representativo da capital mineira e de Minas Gerais.

Um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual e a cada edição renova seu compromisso de estabelecer diálogo entre as culturas, ampliar as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro e promover a conexão de profissionais com o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo.

Ao longo de seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público, a 13ª CineBH vai ocupar cinco espaços da capital mineira – Fundação Clóvis Salgado, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, MIS Cine Santa Tereza, Sesc Palladium –e apresenta uma seleção de mais de 50 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas. Promove debates, diálogos e encontros de negócios.

Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas, masterclass e laboratório. Realiza o Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, programa que beneficia estudantes e educadores da rede pública de ensino e promove a Mostrinha de Cinema,dedicada ao público infanto-juvenil.

A 13ª CineBH – Mostra  Internacional de Cinema de Belo Horizonte integrao Cinema sem Fronteiras 2019 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção  e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).