Um incidente na rede de energia elétrica, que deixou parte do quarteirão do CineSesc na rua Augusta sem luz, tornou inviável a realização da programação de abertura da 6ª edição da Mostra Tiradentes | SP. Para que não ocorra nenhum tipo de prejuízo na grade de programação do festival, a organização do evento decidiu transferir as ações previstas para a abertura, no dia 15/03, para novas datas.

 Assim, a sessão de "Baixo Centro", de Ewerton Belico e Samuel Marotta, longa vencedor da Mostra Aurora da 21ª Mostra de Tiradentes, vai ser exibida no sábado, dia 17/03, às 20h30. Já a homenagem com entrega do Troféu Barroco a Ismail Xavier será realizada no dia 21/03, durante a cerimônia de encerramento da Mostra, a partir das 20h30, com exibição, na sequência, de "Inaudito", de Gregorio Gananian, longa vencedor da Mostra Olhos Livres da 21ª Mostra Tiradentes, e bate-papo com o diretor. Ambas as atividades tem entrada gratuita.

 PROGRAMAÇÃO DE SEXTA, 16/03

 Nesta sexta-feira, 16/03, a programação da Mostra Tiradentes | SP segue normalmente. A partir das 17h30, o público poderá conferir a primeira série da Mostra Foco, recorte competitivo de curtas da Mostra Tiradentes. A sessão inclui o filme “Estamos Todos Aqui”, de Chico Santos e Rafael Mellim, Vencedor do Prêmio Canal Brasil de Curtas da 21ª Mostra de Tiradentes. Na sequência, duas pré-estreias de longas produzidos em São Paulo prometem movimentar o CineSesc: às 19h, Berço Esplêndido, de Lucas Archer, na Mostra Paulista; e, às 21h, Madrigal para um Poeta Vivo, de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho, na Mostra Aurora. Um bate-papo com os diretores do último filme encerra a programação do dia. 

Programação completa: sexta-feira, 16/03

 17h30 – CURTAS

 MOSTRA FOCO –Série 1

 ESTAMOS TODOS AQUI, de Chico Santos e Rafael Mellim
Ficção, DCP, Cor, 21’, SP, 2017

IARA, de Erika Santos e Cássio Pereira dos Santos
Ficção, DCP, Cor, 14’, MG, 2017

PEITO VAZIO, de Yuri Lins e Leon Sampaio
Ficção, DCP, Cor, 18’, PE, 2017

OUTRAS, de Ana Julia Travia
Documentário, Digital, Cor, 23’, SP, 2017

Classificação etária: 14 anos

19h – LONGA – MOSTRA PAULISTA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL 

BERÇO ESPLÊNDIDO
Ficção, DCP, Cor, 71’, SP, 2018

Direção: Lucas Archer
Elenco: Alex Alonso, Christiane Tricerri, Antonio Petrin, Vinícius Albano, Herbert Bianchi, Antonio Ravan, Gloriete Luz, Marcelo Veras, Luciana Ramanzini, Caio Oviedo, Cacilda Rosa, Luiz Castro, Isadora Zimmerman, Emmilio Moreira, Maria Del Pino, Helena Madureira e Caio Pedrosa

Alex é um jovem cineasta, que produz vídeos amadores de um gênero pouco reconhecido: gore. Apesar da intimidade que tem com sua mãe, Leila, uma famosa atriz de cinema, Alex decide tomar uma jornada individual, que ao longo de três dias passa pelas cicatrizes e feridas de sua vida.

Classificação etária: 12 anos


21h – LONGA – MOSTRA AURORA
– PRÉ-ESTREIA NACIONAL 

MADRIGAL PARA UM POETA VIVO
Documentário, DCP, Cor, 75', SP, 2018 

Direção: Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho
Elenco: Tico e Renan Rovida

Um cântico à vida, uma homenagem estética ao escritor Tico, devaneio fílmico sobre a obra e vida do personagem. É um filme também sobre a memória, que traz à tona não só os percursos agonizantes do relembrar, mas também sua força política, de resistência, que insiste em reinventar o cotidiano e buscar sentidos perdidos.

* Após a sessão, bate-papo com os diretores e mediação do curador Cleber Eduardo.

Classificação etária: 12 anos