Festival promove oficina para incentivar produções audiovisuais com a utilização de imagens de arquivo

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica. Os interessados devem se inscrever até o dia 06 de julho, até às 22h (horário de Brasília) pelo site.

A Oficina Lanterna Mágica nasceu da percepção da importância de incentivar a utilização de imagens de arquivo como fonte de inspiração artística e conhecimento científico.  A partir de uma seleção de filmes sob guarda do Arquivo Nacional, os alunos da oficina, participam de discussões teóricas e experimentações práticas para produzir uma obra final elaborada e realizada em pequenos grupos.

A oficina com oferta de 18 vagas será ministrada pelo documentarista e ensaísta Joel Pizzini, e será realizada em duas etapas: de 24 de julho a 4 de agosto de 2017 (segunda a sexta-feira), das 10h às 13h, com aulas no miniauditorio do Arquivo Nacional; e  de 14 de agosto a 10 de outubro de 2017, quando os grupos de participantes terão 30 horas de ilha de edição para a finalização dos curtas metragens.

Os filmes resultantes da oficina integrarão a programação oficial do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 06 a 15 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro e em Niterói. Além disso, concorrerão ao Troféu Batoque nas categorias de Melhor filme eleito pelo Júri Popular e Melhor filme eleito pelo Júri da Critica.