Inscrições abertas para a Mostra Competitiva e Mostra Arquivos do Amanhã até o dia 31 de julho

Estão abertas as inscrições de filmes nacionais e internacionais em longas, médias e curtas para seleção e exibição na 3ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo   que acontece de 06 a 15 de novembro de 2017. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.arquivoemcartaz.com.br até o dia 31 de julho– segunda-feira, às 22h, horário de Brasília. Consulte o regulamento de cada Mostra.

A Mostra Competitiva tem o propósito de valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo e ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes. Serão aceitas produções nacionais e estrangeiras de longas, médias e curtas-metragens finalizados entre 2015 e 2017, que contenham no mínimo 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos, etc.). Os filmes selecionados concorrerão nas seguintes categorias: Melhor filme segundo o júri popular; Melhor direção; Melhor roteiro; Melhor edição de imagem; Melhor pesquisa; e Melhor uso de material de arquivo, que receberão o Troféu Batoque; e Melhor longa, média e curta-metragem, que além do Troféu, serão contemplados com até 10 minutos de imagens em movimento do acervo do Arquivo Nacional.

A Mostra Arquivos do Amanhã que tem o objetivo de incentivar a produção de registros audiovisuais a partir do ponto de vista de crianças e adolescentes que documentem fatos, lugares e tradições significativas de seu tempo e sirvam de memória para os arquivos futuros. Serão aceitos filmes produzidos por crianças e jovens de 8 a 17 anos, com câmeras portáteis ou celulares, com até 15 minutos de duração. Os filmes selecionados concorrerão entre si nas categorias Melhor Concepção, Abordagem Social/Histórica e Criatividade, pelo júri composto por membros da equipe do Arquivo em Cartaz.