Em seu terceiro dia de programação, festival propões discussões sobre a manutenção de acervos e promove sessões da Mostra Competitiva e pré-estreia nacional

No Arquivo Nacional até o dia 08 de dezembro, o Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo segue com sua programação. Nesta quarta-feira, 06/12, o evento promove mais uma ação formativa com a oficina “Noções básicas de Conservação de Documentos Fotográficos”. Com início às 9 horas, a atividade será ministrada por Cristiane Torrão Pinto – arquivista e supervisora da equipe de Conservação de Documentos Fotográficos/Copra/Copac. Às 10 horas, será realizado no Mini Auditório do Arquivo Nacional o debate “Por dentro dos arquivos - Desafios para a gestão, preservação e acesso aos acervos audiovisuais”. Mediada Adriana Cox Hollós – Coordenadora-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, a mesa contará com a presença do representante do setor de Preservação do Acervo Audiovisual– CTAv, Eduardo Toledo; do curador adjunto da Cinemateca do MAM-RJ, Hernani Heffner; e da presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Myrna Brandão. A atividade tem como objetivo discutir a preservação, difusão e acesso de acervos filmográficos e o importante papel das instituições na salvaguarda desse material.

Outro destaque do terceiro dia do Arquivo em Cartaz são sessões da Mostra Competitiva, com a exibição de filmes de diferentes metragens. Às 15 horas, o público poderá conferir os médias “Abissal”, de Arthur Leite; “Uma dama de fino traço”, de Yanko del Pino” e “Armanda”, de Liliane Leroux e Rodrigo Dutra. A partir das 16h30, ganham a tela do Cine-Teatro os curtas brasileiros “Universo Preto Paralelo”, de Rubens Passaro; “O Mundo é um Moinho”, de Rubens Takamine; “Festejo Muito Pessoal”, de Carlos Adriano; “Uma e Outra Guerra”, de Monica Klemz; e os internacionais “Japonesita”, de Ignacio Masllorens, e “Laura”, de Tânia Dinis. E em seguida, às 18 horas, na mesma categoria, será exibido o longa “Torquato Neto - Todas As Horas do Fim”, de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Os filmes da Mostra Competitiva disputam o Troféu Batoque nas categorias do júri oficial e júri popular.

Encerrando as atividades desta quarta, o Cine-Pátio recebe às 19h30, a pré-estreia nacional do filme “Silêncio no Estúdio”, de Emília Silveira. O longa resgata a trajetória da escritora, jornalista e apresentadora de televisão Edna Sagavet, precursora dos primeiros programas femininos da TV brasileira, com mais de 30 anos de carreira nos estúdios da televisão carioca. A exibição do longa-metragem “Deixa a régua”, de Emílio Domingos, na Mostra Arquivo Faz Escola, e do média “Os 65 anos da Lei Afonso Arinos: um marco contra o racismo”, da editora-chefe Luciana Savaget, na Mostra Arquivo N, completam as ações do dia 06/12.

Além da programação diária, o público também já pode conferir na Cave do Arquivo Nacional, de 10 às 17 horas, a Videoinstalação “Memórias Afetivas”. O acervo foi composto a partir da digitalização de acervos pessoais, com imagens de aniversários, casamentos, batizados, viagens, formaturas e outros eventos pessoais, carregadas de memórias que revelam sentimentos de afeto, identidade e pertencimento. Essas imagens nos auxiliam na compreensão dessa parte pouco conhecida a ainda pouco valorizada da história audiovisual brasileira e poderão ser vistas até o dia 08 de dezembro.

Preservação fílmica, mostra competitiva, debates e pré-estreia foram destaque na terça

O segundo dia de programação da edição 2017 do Arquivo em Cartaz proporcionou, logo pela manhã, espaço para aprendizado e reflexão para os participantes. No Mini Auditório, a temática que norteia a terceira edição do festival foi explorada no debate “Filmes de família, cinema doméstico e cinema amador: questões conceituais, produção e usos”, que contou com a presença do homenageado Clovis Molinari Jr, da professora Patrícia Machado e da coordenadora do Núcleo Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV Thais Blank, além da mediação de Christiano Catarino, coordenador geral de acesso e difusão documental do Arquivo Nacional. A atividade formativa do dia ficou por conta do arquivista Mauro Domingues, que ministrou a oficina Noções Básicas de Conservação de Películas Cinematográficas: “Essas ações são muito importantes, pois abrem uma possibilidade de formação de novos quadros. Não tem nenhuma escola de cinema que consiga capacitar na área da preservação. A maioria dos cursos oferecem uma noção de teoria, o que é muito pouco diante de uma experiência prática”.

Enquanto isso, o Cine-Teatro recebeu jovens alunos da rede pública e da ONG Ser Cidadão para a mostra “Arquivo Faz Escola” que contou com a exibição do filme “Educação”, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin, seguida de um bate-papo com o último diretor. Para Carla Lopes, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Professor Souza da Silveira, a iniciativa é fundamental para apresentar o Arquivo Nacional para estudantes que pouco conhecem a instituição histórica, além de importante atividade educativa: “Ações como esta trazem o cinema como uma ferramenta de discussão,  de debate e como recurso pedagógico para os alunos se apropriarem e efetivamente transformarem seu cotidiano escolar”.

Já na parte da tarde, o público que marcou presença no Cine-Teatro pôde conferir alguns dos filmes da Mostra Competitiva. A pré-estreia nacional do filme “Todos os Paulos do Mundo”, exibido no Cine-Pátio, relembrou os 80 anos de vida do ator, roteirista e diretor Paulo José e encerrou as atividades dessa terça-feira, 05/12, do Arquivo em Cartaz. O evento segue até o dia 08/12 no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro/ Rio de Janeiro) e de 08 a 13/12 no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí/ Niterói). A programação é gratuita e está disponível no site www.arquivoemcartaz.com.br.