21ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem emocionada cerimônia com reconhecimento ao trabalho de ator carioca e a novidade de que governo de Minas vai investir R$ 16,5 milhões em produções mineiras, através de edital a ser aberto ainda em janeiro

A noite de abertura da 21a Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada na sexta-feira (19), foi marcada pela emoção e pela novidade. O evento, que segue até o dia 27 de janeiro na cidade histórica mineira, marcou o início do calendário audiovisual brasileiro apresentando sua temática central, Chamado Realista, e prestando homenagem ao ator carioca Babu Santana, de filmes como “Estômago”, “Uma Onda no Ar” e “Tim Maia”.

Acompanhado de familiares e amigos, Babu subiu ao palco, recebeu o Troféu Barroco e brincou: “Queria ter preparado discurso, mas alguns diretores sabem que eu não decoro texto”, o que arrancou risos da plateia. Em seguida, o ator enumerou, uma a uma, as pessoas mais importantes de sua vida e que o ajudaram a trilhar o caminho desde a juventude no grupo Nós do Morro até o sucesso no cinema, na televisão e no teatro. “Numa homenagem assim, o que a gente mais tem a falar é agradecer”.

A abertura da Mostra de Tiradentes também contou com o anúncio, por parte da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), de um investimento do governo do Estado de R$ 16,5 milhões no audiovisual mineiro, por meio de um edital público. O concurso, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), vai selecionar 12 projetos inéditos.

A previsão é de que as inscrições estejam abertas entre 24 de janeiro e 3 de abril. Algumas novidades em relação a editais anteriores, conforme o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, é a inclusão das categorias de curta-metragem e de arranjos produtivos locais (dedicada a trabalhos realizados em Minas Gerais); e o desmembramento da categoria de longa-metragem em Ficção I e Ficção II.

Pouco depois da cerimônia, que lotou o Cine Tenda em Tiradentes, foi exibido “Café com Canela”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, filme baiano com participação de Babu Santana. Ainda na programação, em homenagem ao ator, a Mostra vai exibir o inédito “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo, e outros títulos com sua presença.

PROGRAMAÇÃO

Além da exibição de filmes, a Mostra de Cinema de Tiradentes conta ainda, com a realização de cortejo, shows, lançamento de livros, debates e diversas outras atividades culturais, voltadas para público de todas as idades. Toda a programação é gratuita.

No sábado, o debate “Chamado realista”, com a participação dos curadores, Camila Vieira, Cleber Eduardo, Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Pedro Maciel, reverbera a temática desta edição, com mediação do crítico Marcelo Miranda, a partir das 10h30, no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves. Às 12h, começa o debate “O ator e seu meio: filmar em estúdio, filmar no Recôncavo Baiano e filmar no Morro do Vidigal: o percurso de Babu Santana”, que recria a trajetória do homenageado desta edição. Grenda Nicácio e Ary Rosa, diretores do filme de abertura, Café com Canela”, protagonizam o debate das 15h30.

O Cortejo das Artes, um dos momentos mais tradicionais da Mostra de Cinema de Tiradentes, tem início às 16h30. O passeio musical, que reúne grupos tradicionais da cidade, comemora os 300 anos de fundação da cidade.

A programação de filme de sábado incluem as exibições de “Tim Maia”, no Cine-Tenda, às 14h30; e “Uma onda no ar”, às 15h30, no Cine-Teatro Sesi – ambos compõem a Mostra Homenagem.

A sessão de curtas começa às 17h, com a Mostra Foco Minas. A Mostra Panorama começa às 18h15, no mesmo local. A Mostra Chamado Realista conta com a exibição de “Arábia”, de Affonso Uchôa e João Dumans, às 20h, e “Era uma vez Brasília”, de Adirley Querós, às 22h. Todas as sessões acontecem no Cine-Tenda. A estreia do Cine BNDES na Praça acontece com o longa “Escolas em Luta”, com debate com os diretores e convidados após a exibição, às 21h. A noite se encerra com show do “Cabezas Flutuantes”, às 24h, no Sesc Cine-Lounge.

No domingo, os debates começam às 10h30. O primeiro reúne os diretores de “Arábia”, no Cine-Teatro Sesi. Na sequência vem o bate-papo sobre “Era uma vez Brasília”, às 11h45. Na parte da tarde, às 15h30, o tema será “Chamado realista: o corpo e a fala realista nas interpretações”, com as atrizes Aline Brune, Patrícia Saravy e com o diretor e roteirista René Guerra. O local recebe, ainda, o lançamento de diversos livros.

A exibição de filmes começa ás 11h, com a Mostrinha, que traz o longa DPA – Detetives do Prédio Azul, a exibição de curtas da Mostra Cena Regional, às 15h; da Foco Minas, às 17h e da Mostra Panorama, às 18h15, todos no Cine-Tenda.

Lá também serão exibidos os longas “Fernando”, que integra a programação Olhos Livres, às 20h;  e o inédito “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo, às 22h – um dos momentos mais esperados da Mostra. O multiartista participa, ainda, da roda de conversa e show em comemoração aos seus 85 anos, no Sesc Cine-Lounge, a partir das 23h30.

No Cine BNDES na Praça será exibido “Todos os Paulos do mundo”, a partir das 21h. Haverá também debate com a presença dos diretores e convidados após a sessão.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Foto: Leo Lara/ Universo Produção