Interessados têm até o dia 30 de outubro para se inscrever na primeira etapa do programa Cinema Sem Fronteiras 2018 que inclui a seleção para a 21ª Mostra Tiradentes e 13ª CineOP

Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para seleção e exibição na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 19 a 27 de janeiro de 2018 e para a 13ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que está prevista para 13 a 18 de junho de 2018. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site – até o dia 30 de outubro, às 23:59 horas, horário de Brasília.

 A Universo Produção institui o processo unificado de inscrição de filmes para os eventos audiovisuais que integram o Cinema sem Fronteiras 2018 visando a otimização de tempo e recursos tanto para a produção dos eventos quanto para os realizadores. Portanto, ao inscrever o filme para 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o candidato também pode optar também pela inscrição para a 13ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto.  Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve assinalar em quais mostras deseja inscrever o seu filme.

 CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

 Os interessados devem consultar o regulamento para obter as especificidades e informações de cada evento, realizar o cadastro e preencher o formulário disponível no site da Universo Produção. Após o preenchimento do formulário, o filme entrará na seleção oficial e será avaliado pela curadoria. Não há necessidade de postagem da cópia física.

 Para a 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes são aceitas inscrições de LONGAS e CURTAS brasileiros, finalizados a partir de 2017 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores do evento. Para a 13ª CineOP são aceitas inscrições LONGAS, MÉDIAS e CURTAS brasileiros, também finalizados a partir de 2017 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da CineOP.

 SOBRE AS MOSTRAS 

21ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Plataforma de lançamento do cinema brasileiro

Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizada no país. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e em formato digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui exibição de filmes brasileiros (longas e curtas) em pré-estreias nacionais e mundiais, homenagens, debates, Encontros com a crítica, o diretor e o público, oficinas, seminário, Mostrinha de Cinema, atrações artísticas.

13ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
O evento da preservação, história e educação

Mostra audiovisual nacional que tem uma proposta inédita no circuito de festivais do Brasil – foi idealizada para ser instrumento de desenvolvimento da preservação, história e memória da cinematografia brasileira em intercâmbio com o mundo. Centra o foco no cinema como patrimônio em diálogo com o cinema contemporâneo. A programação é gratuita inclui exibição de filmes brasileiros (longas, médias e curtas) em pré-estreias e retrospectivas, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas. Anualmente realiza o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação (Fórum Rede Kino).