Até 11 de junho estarão abertas as inscrições de filmes para seleção da mostra A Cidade em Movimento que acontece no âmbito da programação da 12ª Mostra CineBH

Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros – longas, médias e curtas para seleção da mostra A Cidade em Movimento até 11 de junho de 2018, às 22h (horário de Brasília) pelo site www.cinebh.com.br. Esta mostra temática integra a programação da 12ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que  acontece de 28 de agosto a 02 de setembro, na capital mineira.

As produções podem ter sido finalizadas em qualquer ano e serão avaliadas para seleção em uma das três categorias denominadas: Outras Estéticas, Ponto de Vista e Lugar de Fala. Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vale ressaltar que é obrigatório retratar algum tipo de conexão com os a memória social, cultural e política da cidade, a partir do tema “Deslocamentos”.

“A Mostra CineBH mais uma vez reserva espaço para exibir e discutir as produções realizadas na Grande-BH que são reflexão das manifestações e olhares que investigam pessoas, lugares, comunidades que impulsionam a cidade. Esta iniciativa dá visibilidade e amplia o diálogo com a história e com quem movimenta a cidade, ao mesmo tempo, que possibilita entender o espaço urbano como local para onde convergem ideias, imagens, atitudes e  comportamento”, explica Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento.

MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”

Criada a partir de 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade.  Os filmes exibidos dentro dessa mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte idealizada para desvendar a nova cadeia produtiva audiovisual e contextualizar o mercado audiovisual – perfil, possibilidades, alternativas e a realidade de exibição no Brasil em intercâmbio com o mundo e com a presença de outros países. É um espaço de formação e reflexão sobre a sustentabilidade do cinema nacional, a sua capacidade de seduzir o público, as possibilidades e viabilidade de co-produção internacional, as tendências, as novas mídias e tecnologias. A programação é gratuita e oferece exibições de filmes nacionais e internacionais – longas, médias e curtas película e digital, homenagens, Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução com a presença de convidados internacionais, debates, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, exposições, atrações artísticas.

A Mostra CineBH integra o Cinema sem Fronteiras 2018 – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais e reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.