Em parceria com Sesc, serão promovidas diversas atrações gratuitas; destaque para artistas independentes e autorais; Cia Sesc de Dança, Di Souza, Jaloo e performances cênicas e audiovisuais

A 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que tem início na próxima sexta, 18 de janeiro e vai até o dia 26 do mesmo mês, reserva um espaço especial para diversas manifestações artísticas no cenário histórico e cinematográfico de Tiradentes, promovendo o diálogo do cinema com as outras artes. O evento, que abre o calendário audiovisual brasileiro, oferece ao público uma programação cultural intensa e gratuita, composta por exposições, cortejos, teatro de rua, performances, intervenções e apresentações musicais, transformando Tiradentes numa verdadeira capital multicultural durante os nove dias de realização. 

Desenvolvida por meio de parceria cultural com o Sesc em Minas, a curadoria artística está alinhada com a temática “Corpos Adiante”, proposta para a 22ª edição da Mostra. Como resultado, os artistas, grupos e bandas dialogam com esse tema nas apresentações diárias no Sesc Cine-Lounge e no Largo das Forras, praça principal da cidade, que receberá um cinema especialmente montado para a ocasião. A programação completa já está disponível em www.mostratiradentes.com.br. 

De acordo com a gerente geral de Cultura do Sesc, Eliane Parreiras, promover o encontro e oferecer um ambiente que permita reconhecimento é parte importante da missão do Sesc em Minas. “É a partir do sensível que a cultura nos permite experimentar, acreditar que podemos ir sempre além. Temos em nossa essência o compromisso com a promoção de bem-estar social e qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e das comunidades onde atuamos”, destaca. 

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA

A programação artística, pensada a fim de valorizar a arte, a liberdade, a expressão de corpos e identidades, tem início no dia 18 de janeiro, a partir de 0h30, com a performance cênico-musical "Cordas Gerais", com uma performance transdisciplinar (idealizada especialmente para a Mostra) da cantautora e multi-instrumentista Nath Rodrigues. Com influências da música erudita e popular, Nath transita entre os instrumentos que ora são solistas, ora são bases que acompanham suas canções. Na voz, poesia e música de observação sobre sua existência como musicista, mulher, negra e capoeirista, ao mesmo tempo desconstruindo rotulações sobre sua vivência como artista no mundo atual. A performance conta também com a participação da bailarina Débora Costa.

 O dia 19 de janeiro marca um dos momentos mais esperados da Mostra de Cinema de Tiradentes: o Cortejo das Artes. A partir das 16h30, grupos tradicionais percorrerão as ruas tricentenárias da cidade com a regência e animação de bandas, grupos e artistas convidados, rumo à praça principal, envolvendo moradores, turistas e convidados. Participam desta edição: Banda Ramalho, Folia de Reis de São João Del Rei, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário Tianastácia, Grupo Reggae da Periferia, Grupo de Danças Afro Brasileiro, Banda Inconfidentes com intervenção artística do Bloco Palhaçada, Bateria Treme Terra, Spasso Escola Popular de Circo e Teatro da Pedra.

 A partir de 0h30, no Sesc Cine-Lounge, o público poderá conferir a performance inédita “Grãos da Imagem”, na qual a homenageada desta edição, Grace Passô, descreverá cenas reais e cinematográficas, sem projetá-las no espaço, mas tentando fazê-las visíveis. Para isso, ela contará com a participação do músico Barulhista.

 No domingo, 20 de janeiro, a programação segue intensa. A partir das 16h, no Largo das Fôrras, a garotada vai se divertir como espetáculo "Memórias de um Quintal", da Insensata Cia de Teatro. A peça traz músicas, brincadeiras populares e o duelo de uma criança com um pardal. A dramaturgia é inspirada na obra “O Matador", de Walder Piroli, e se mistura com as memórias dos próprios atores, que narram e comentam brincadeiras de infância.

 Às 0h30, no palco do Sesc Cine-Lounge, o cantor paraense Jaloo se apresenta no evento, expressando em seu show mudanças não apenas estéticas, mas também de seus ciclos e processos criativos. O público poderá conferir na apresentação uma sonoridade rica e diversa, com elementos de pop, eletrônico, funk, experimental e, claro, o forte sabor regional do tecnobrega.

 Na segunda, 21 de janeiro, a atração do espaço será o multiartista Di Souza, que vai animar o público com muito bom humor e ironia, em arranjos bastante inteligentes e, por vezes, inusitados. Nome recorrente no cenário da atual música mineira, o cantor mostra seu lado multifacetado de compositor e arranjador num show repleto de minúcias e de ótimas sacadas.

 Na terça-feira, 22 de janeiro, a partir de 0h30, o palco do Sesc Cine-Lounge recebe o show do grupo monte-clarense A Outra Banda da Lua. Formada por Edson Lima (compositor e multi-instrumentista), Marina Sena (compositora, cantora), Mateus Sizílio (compositor e baterista), Matheus Bragança (compositor e contrabaixista) e André Oliva (multi-instrumentista), a atração tem em sua diretriz influências da Tropicália, Clube da Esquina e vanguarda paulista, dentre outras. No show, as músicas mesclam ritmos e harmonias que se fundiram nos Brasis de mil Áfricas, culturas ameríndia, europeia e oriental, formando assim um som universal.

 Na quarta, 23 de janeiro, o cantor Felipe de Oliveira leva seu talento ao Sesc Cine-Lounge, a partir de 0h30. Seu espetáculo ousa na estética e na forma, reverenciando as identidades culturais brasileiras e experimentando seus ritmos, como o chorinho, o xote, a milonga e, sobretudo, o samba, sem perder de vista os elementos que conectam a modernidade à tradição e exaltam a música como ferramenta importante para as transformações do mundo. O artista usa cenicamente sua voz andrógina e assume um eu-lírico que canta as maneiras contemporâneas de lidar com o afeto, provocando uma reflexão política e poética sobre a mediação das relações humanas. Partindo da música como carro-chefe, o show se apropria também das artes cênicas, prometendo oferecer à plateia uma experiência que extrapola o sonoro e tangencia o visual e a dramaturgia, conectando diferentes linguagens.

 Na quinta-feira, 24 de janeiro, o grupo Tutu com Tacacá vai colocar todo mundo para dançar no Sesc Cine-Lounge, com uma nova roupagem para o Carimbó, ritmo típico do estado do Pará. No show, a tradição dos tambores paraenses é misturada com a musicalidade de Minas Gerais. O repertório conta com músicas de compositores paraenses e mineiros, além de canções autorais, e é um convite à vivência da cultura do norte do Brasil e das raízes mineiras. O show começa às 0h30.

 Na sexta, 25 de janeiro, também no mesmo horário, o público poderá conferir a performance audiovisual musical de Loquàz + Video Makino. Loquàz é um duo eletrônico desenvolvido pelos produtores Fumaça e Ana Assis. Partindo de influências que passam pelo rap, trip-hop e chill, os dois mineiros misturam composições em inglês com um swing tupiniquim. Eles vão apresentar as faixas de seu primeiro álbum, intitulado “Fluido”, em performance audiovisual inédita com um set de imagens produzido especialmente para esta edição da Mostra, montado e remixado ao vivo pelo VJ Video Makino. Desenvolvendo projetos híbridos de videoprojeção em interação com a música, a insígnia é o pseudônimo do videoartista Daniel Ferreira.

 No sábado, 26 de janeiro, a programação artística tem início às 16h, no Largo das Fôrras, com o espetáculo “Nenhum Lugar de Mundo”, da Cia Sesc de Dança. A apresentação traduz uma poética do SIM, geradora de impulsos afirmativos para com a VIDA, alimentados por uma pulsão de esperança e desejos de um MUNDO em que existir junto é celebrar. Uma celebração de corpos-espaços que dançam, desenham rodopios, espiralados, asas em pleno voo. Os intérpretes dançantes constroem, durante um intervalo de tempo, fragmentos de mundos possíveis e desejosos de partilha.

 Para encerrar a última noite da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2019, a partir das 0h30, acontece a performance cênico/musical/audiovisual “QI – edição especial do Quartas de Improviso - QI120: Henrique Iwao, Matthias Koole, Dorothé Depeauw & Daniel Carneiro + convidados". O Q.I. é um projeto de improvisação livre, em que os músicos Matthias Koole (guitarra) e Henrique Iwao (objetos, tábua amplificada) interagem com diversos convidados, de diversas áreas artísticas e não artísticas, sem ensaios prévios. Nesta apresentação, a música do duo servirá de trilha para as projeções ao vivo criadas por Carneiro e os improvisos de dança de Dorothé Depeauw. O show contará também com participações especiais de bailarinos da Cia Sesc de Dança.

 PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

No Sesc Cine-Lounge, o público poderá conferir a apresentações diárias com DJ/VJ’s, em horários variados: na sexta-feira, 18 de janeiro, elas acontecem das 19h às 3h; sábado, domingo, quinta, sexta e sábado, das 10h às 0h30; e de segunda a quarta, das 15h às 0h30. Nas picapes e projeções, estarão Bryan (MIR) – música eletrônica, vídeos-cenários, vídeo e led mapping; Supololo, com percussão, paisagens sonoras urbanas e rituais obscuros guiando seus sets, que têm techno, acid e sons alienígenas como inspirações constantes; e Pedro Pedro – techno, eletro, EBM, synthwave, e acid, com uma pesquisa que mescla contemporaneidades e clássicos old school.

 Durante toda a Mostra de Cinema de Tiradentes, sempre das 19h às 0h, o Sesc Cine-Lounge também será espaço para videoarte. A Mostra Corpo a Corpo, com curadoria e produção da artista, pesquisadora e produtora Thembi Rosa, traz uma seleção de vídeodanças e filmes curtos. Na tela, a efetividade do corpo; os corpos como potência; as imagens de corpos instituindo lugares de falas, ações; as múltiplas relações corpo a corpo; as interações entre corpos e ambientes.

 São trabalhos sinestésicos em vídeo arte e videodança que ressaltam a multiplicidade de se pensar, sentir, ver, viver e expandir as noções de corpo nos dias de hoje e adiante. Irão compor essa mostra vídeos de Ana Pi (MG/França); Cao Guimarães (MG); Sayara Elielson Pacheco (Piauí); Fernanda Lippi & Andre Semenza (MG/UK) Flávia Pinheiro & Leandro Olivan (PE/Argentina); Marcellvs L. (MG/Alemanha); Marco Paulo Rolla (MG); Mitchell Rose (EUA); Nirlyn Seixas & Eline Gomes (Bahia/Venezuela); Taneli Törmä (Finlândia); Thembi Rosa & Lucas Sander (MG); e Wagner Schwartz (MG/França). Será apresentado também Memória Silenciosa, de André Semenza e Fernanda Lippi. O filme é um desdobramento do espetáculo Outro em si, coreografado por Fernanda Lippi para a Cia Sesc de Dança em 2017.

 RODAS DE CONVERSA

A temática escolhida para este ano norteará também a série Encontro de Cinema | Roda de Conversa, que se tornou outra marca da Mostra de Cinema de Tiradentes. Abrindo esta parte da programação, será realizado, no dia 20 de janeiro, o encontro “Corpos Políticos”. Ele reunirá a professora de literatura, ambientalista, acadêmica de gestão pública e presidenta da ONG Transvest | MG, Duda Salabert; e a diretora de Jéssika, Galga Gogóia, mediadas pela curadora Tatiana Carvalho Costa. A roda colocará em debate a vida ordinária de pessoas trans, negras, mulheres e artistas, abrindo espaço para que esses corpos possam se posicionar e se manifestar diante da cidade e em cena, na mesma medida em que emergem em um cotidiano comum e singular. A partir das 21h15, no Sesc Cine Lounge.

 No dia 22 de janeiro, às 19h15, o tema será “Diversidade no curta brasileiro”, que contará com a presença de diretores e diretoras que enfocam em seus filmes temas envolvendo juventude e diversidade. A proposta é colocar em debate como esses diretores articulam a representação das diversidades dentro de seus filmes e pensar a pluralidade dessas manifestações sexuais e de gênero na produção do curta-metragem brasileiro. Para isso, foram convidados a diretora do curta Lui, Denise Kelm; de Lua Maldita, Felipe Santo; de Tea for Two, Júlia Katharine; e de Peixe, Yasmin Guimarães. A mediação será do curador Pedro Maciel.

 Na sexta, 25 de janeiro, das 19h às 20h, no mesmo espaço, acontece o lançamento do livro “Autor no cinema” (Sesc Edições), de Jean-Claude Bernardet e Francis Vogner dos Reis. Publicado pela primeira vez em 1994, este livro apresenta o conceito de “cinema de autor”, conforme definido pela política do autor na França, nos anos 1950, e empregado pelos críticos brasileiros na análise do nosso Cinema Novo, na década de 1960. O conceito de autor, no cinema, foi seminal na forma de fazer e analisar a sétima arte. A reedição desta obra, revista e ampliada com a colaboração do pesquisador Francis Vogner dos Reis, vem preencher uma lacuna na bibliografia de críticos, estudantes e estudiosos de cinema.

 Na sequência, a roda de conversa “O ator e o corpo no cinema” promoverá a celebração do corpo – em todas as suas possibilidades de expressão e enunciação e buscará entender como os cineastas lidam com os corpos em cena. Estarão presentes o cineasta Cristiano Burlan, o ator e cineasta Dellani Lima e o crítico de cinema, curador, ator, roteirista e escritor Francis Vogner dos Reis, mediados pelo curador Pedro Guimarães.

 EXPOSIÇÕES

Durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, o público poderá conferir três exposições montadas especialmente para o evento. A Mostra Homenagem, montada em painéis no Cine-Tenda, apresentará a trajetória da atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô, homenageada desta edição. Grace Passô foi uma das fundadoras do Grupo Espanca!, em Belo Horizonte, no qual encenou peças que deram projeção nacional ao coletivo. Grace começou a aparecer no cinema recentemente e já é destaque com premiações nacionais e internacionais.

 A Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo, inspirada no conceito deste ano, “Corpos adiante”, é uma instalação em painéis fotográficos que visam interagir, informar e apresentar a programação de longas e respectivas mostras temáticas e, ainda, registrar e colocar em evidência a homenageada desta edição.

 Já a Mostra Valores tomará conta da praça principal de Tiradentes, que receberá a instalação de painéis fotográficos apresentando a Apae de Tiradentes. A Mostra Valores é uma iniciativa e realização da Universo Produção, concebida para dialogar com as comunidades em que o programa Cinema sem Fronteiras está inserido, visando valorizar pessoas, ações, programas e lugares.

 Esta exposição tem o propósito de apresentar, enaltecer e sensibilizar o público para ser um colaborador da Apae de Tiradentes, que foi fundada em 4 de novembro de 1999, iniciando suas atividades em setembro de 2000. Foi instituída e fundada por iniciativa da terapeuta ocupacional Solange Gomes Paolucci Xavier. Atualmente a Apae atende 83 pessoas, com idades desde um ano e quatro meses, o mais novinho, a 55 anos, um dos mais antigos beneficiados.

Serviço
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  TAESA, KINEA/Itaú, CSN, CBMM, CEMIG, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC em Minas

Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Apoio: ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA, SESI FIEMG, OI, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, TRES, WALS CERVEJA ARTE, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SENAC, CINEMA DO BRASIL, DOT, MISTIKA, CTAV, NAYMAR, CINECOLOR, GLOBO MINAS, CANAL BRASIL, EMBAIXADA DA FRANÇA, ETC FILMES, NOVA ERA SILICON, POLÍCIA MILITAR, PREFEITURA DE TIRADENTE E CENTRO CULTURAL AIMORÉS.

Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras 

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílio da Gama