Cinco projetos de documentário em desenvolvimento de 3 estados brasileiros foram selecionados para participar do Laboratório a ser ministrado pelo curador Cleber Eduardo com foco em beneficiar realizadores em início de carreira

De 15 a 21 de março, o CineSesc (Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César) recebe, pelo sexto ano consecutivo, a Mostra Tiradentes | SP, o evento do cinema brasileiro em São Paulo.  Novidade desta edição, o Lab | Imersão DocBrasil, ministrado pelo curador Cleber Eduardo, vai reunir projetos de documentário em fase de desenvolvimento de roteiro e/ou em pré-produção, em encontros para análise e discussão das propostas de longa-metragem, buscando promover uma imersão nas idéias, escolhas, particularidades e estéticas. Dos 38 inscritos originários de 10 estados do país – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – 05 foram selecionados pelo professor e curador para integrar o laboratório. São eles: A Pedra do Sino, de Luana Cabral (ES); Borracharia 2 Irmãos, de Tom Laterza (SP); Cais, de Safira Moreira dos Santos (BA); Escrito em Ossos, de Tainá Muhringer (SP); e Mulheres Not Dead, de Marília Cunha (BA).

Para chegar aos cinco projetos selecionados, Cleber Eduardo realizou uma análise criteriosa, sobre a qual comenta: “Um aspecto muito importante considerado foi relacionado a qual ponto de produção o projeto está para que um encontro como esse seja válido. Ele não pode estar nem muito fechado (muito pronto para ser filmado) e nem muito no início, porque não tem um desenvolvimento sólido de idéias para conversar. Esse foi um dos critérios utilizados: independente de tema ou currículo dos envolvidos, os projetos tinham que estar em um ponto que eu consiga estabelecer um diálogo que seja frutífero para os projetos". Além da qualidade dos projetos, o professor e curador destaca também, como ponto positivo, a forte adesão de vários estados brasileiros: 10 ao todo.

Dentro da seleção, alguns aspectos chamam a atenção. O primeiro deles é a direção majoritariamente feminina: dos 5 projetos participantes, 4 são dirigidos por mulheres. Proporção que não é reproduzida nas inscrições – dos 38 inscritos, 15 são dirigidos por mulheres e 23 por homens. Ainda destacando o feminino, 3 dos projetos selecionados trazem mulheres e suas perspectivas como protagonistas. O que não quer dizer que não há uma variedade temática, que de fato ocorre, com roteiros que exploram desde as feridas da ditadura militar até o cotidiano de beira de estrada retratado em ‘docuficção’. Outra interessante heterogeneidade observada se dá no que tange os diretores: recém-formados são ladeados por profissionais experientes em outras funções, como montadores e roteiristas, mas todos estão em seu primeiro longa. Outros pontos em comum são numerados por Cleber Eduardo: “Considerando todos os inscritos, observa-se grande inserção menos ou mais assumida da ficção, com atores e teatro. No recorte dos selecionados, o aspecto que se destaca é a predominância da relação presente e memória, social e pessoal”.

Participarão do laboratório dois representantes de cada projeto, o diretor e um produtor. Os encontros serão realizados nas tardes de 16 a 19 de março, no CineSesc.

SOBRE A MOSTRA TIRADENTES |SP:

Realizada pela Universo Produção e pelo Sesc SP, a Mostra Tiradentes |SP tem o propósito de ampliar as possibilidades de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. De 15 a 21 de março, o público poderá conferir lançamentos e novidades do cinema nacional em longas e curtas, compartilhar conteúdos e reflexões com a presença de profissionais de vários estados do país, participar de debates, ações de formação e discutir os processos audiovisuais de criação.

SOBRE O INSTRUTOR:

Cleber Eduardo: Mestre em Ciências da Comunicação com pesquisa em Documentário Brasileiro Contemporâneo; é crítico de cinema desde o fim dos anos 80 e professor de cinema, com experiência em disciplinas vinculadas às áreas de história da pintura, cinema brasileiro contemporâneo e história do documentário, além de autor de artigos e ensaios publicados em livros. É curador da Mostra de Cinema de Tiradentes desde a 10ª edição do evento.

PROJETOS SELECIONADOS – LAB | IMERSÃO DOCBRASIL

A PEDRA DO SINO – ES
Direção: Luana Cabral  
Produção: Vitor Graize
Empresa Produtora: Pique-Bandeira Filmes

BORRACHARIA 2 IRMÃOS – SP
Direção: Tom Laterza
Produção: Fernando Pereira dos Santos
Empresa Produtora: Sendero Filmes

CAIS – BA  
Direção: Safira Moreira dos Santos
Produção: Flávia Guimarães de Oliveira Santana
Empresa Produtora: Giro Planejamento Cultural

ESCRITO EM OSSOS – SP   
Direção: Tainá Muhringer
Produção: Júlia Alves de Oliveira
Empresa Produtora: Punta Colorado de Cinema

MULHERES NOT DEAD – BA
Direção: Marília Cunha
Produção: Isaac Donato
Empresa Produtora: Movie Ações Audiovisuais