Nesta sexta-feira, as atrações do Programa de Formação Brasil CineMundi começam às 11 horas, com o debate com o tema “Festivais e Mercado Internacional de Documentário”.

A 13ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 10º Brasil CineMundi seguem movimentando a capital mineira, nesta sexta-feira, 20 de setembro. A sétima arte irá ocupar as telas de três espaços culturais de Belo Horizonte – Cine Humberto Mauro, Cine Sesc Palladium e MIS Cine Santa Tereza. Além disso, a reflexão sobre o mercado audiovisual e a coprodução internacional mobilizam profissionais e interessados na Central do Cinema, montada no Palácio das Artes, em discussões com convidados brasileiros e estrangeiros.

A programação intensa, diversificada e gratuita continua até o dia 22 de setembro e está disponível no site www.cinebh.com.br.

 

Nesta sexta-feira, as atrações do Programa de Formação Brasil CineMundi começam às 11 horas, com o debate com o tema “Festivais e Mercado Internacional de Documentário”. Para discutir o período de efervescência cultural do gênero documentário como importante instrumento de reflexão sobre a sociedade, participam do debate o italiano Davide Oberto, curador do TFFdoc - Torino Film Festival; o uruguaio Luiz González Zaffaroni, diretor executivo do DocMontevideo/DocSP e a equatoriana Maíra Campaña Ramia, programadora da IDFA. A mesa será mediada por Gudula Meinzolt, produtora da Autentika Films, diretora da Indústria - Visions du Réel e colaboradora do Brasil CineMundi. 

As iniciativas que promovem o desenvolvimento audiovisual serão discutidas no painel “Evento de Mercado Audiovisual na Espanha”, às 12h15, no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes, com o tema: O que motiva um festival a criar ou ampliar seu programa de mercado? A experiência do Mafiz - Festival de Málaga. A convidada para a mesa é a espanhola Annabelle Aramburu, coordenadora do Mafiz, que explanará sobre a criação de leis para o mercado de cinema e fundos de auxílio regional que beneficiam a indústria cinematográfica e os eventos que apoiam e promovem este segmento. O debate será mediado por Paulo de Carvalho, produtor da Autentika Films e colaborador do Brasil CineMundi.

Às 15 horas, também no Teatro João Ceschiatti, o Programa de Formação Brasil CineMundi promove o Painel “Coprodução Internacional de Documentários - experiência África e França”. O diálogo acontece entre Faissol Gnolonfin, produtor executivo da Vrai Vrai Films (Benin/França) e a mediadora Sevérine Roinssard (França), produtora da Parati Films, coordenadora do La Fabrique des Cinémas du Monde e colabodora do Brasil CineMundi.

Integrando as comemorações do 10º Brasil CineMundi, realizadores de filmes que foram projetos do programa, e que estão em exibição na 13 CineBH, estarão no centro do debate a partir das 16 horas, no Teatro João Ceschiatti. Ao longo de uma década, o International Coprodution Meeting registrou em sua história os avanços na coprodução internacional e assegurou a participação de profissionais brasileiros em eventos de mercados parceiros, além dos projetos que viraram filmes e ocuparam as telas do mundo.

Participam da mesa Paola Wink, produtora do longa-metragem “Rifle”, cujo projeto foi selecionado para o Brasil CineMundi em 2012; Rodrigo Sarti Werthein, produtor do filme “A Sombra do Pai”, projeto selecionado em 2012, Bruno Safadi, diretor do filme “Éden”, projeto selecionado para o Brasil CineMundi em 2011 e Thiago Macêdo Correia, produtor do filme “Elon não acredita na morte”, projeto selecionado em 2012. Os quatro filmes compõem a Mostra Brasil CineMundi e, os dois últimos, serão exibidos respectivamente nos dias 20 e 21 de setembro, no MIS Cine Santa Tereza. O debate será mediado por Pedro Butcher, crítico e colaborador do Brasil CineMundi.

FILMES 

As programação cinematográfica da 13ª CineBH começa às 13h15 no Cine Humberto Mauro, com Curtas no Almoço, com obras selecionadas para a Mostra Contemporânea. Serão exibidos os filmes “Carne”, de Mariana Jaspe (RJ, 2018); “Caranguejo Rei” de Enock Carvalho e Matheus Farias (PE, 2019) e” Malandro de Ouro”, de Flávio C. von Sperling (MG, 2019). 

Para quem quer ver ou rever clássicos do cinema brasileiro, também no Cine Humberto Mauro, a Mostra Diálogos Históricos apresenta, às 14h30, o longa-metragem do diretor Alberto Salvá “Inquietações de uma mulher casada” (RJ, 1979). A sessão será comentada por Hernani Heffner, conservador chefe da Cinemateca do MAM e mediada pelo curador da Mostra CineBH, Marcelo Miranda.

A Mostra Contemporânea segue no Cine Humberto Mauro, às 17 horas, com a pré-estreia do longa “Os Príncipes”, de Luiz Rosemberg Filho (RJ, 2018), último filme concluído em vida pelo diretor. Em seguida, às 19 horas, será exibido o filme “A Noite Amarela” de Ramon Porto Mota (PB, 2019), que também tem sua pré-estreia nacional na 13ª CineBH.

A partir das 19 horas, no Sesc Palladium, a mostra A Cidade em Movimento apresenta filmes que abordam a temática “Corpo, experiência e militância”. Serão exibidos os curtas-metragens “Fixação”, de Kellen Casara (MG, 2019); “Carinho”, de Pedro Estrada (MG, 2018); e os documentário “Capital Nua”, de Tobias Trotta e Victor Carvalhais (MG, 2019) e “Eu, tu, nós”, de Matheus Mello (MG, 2019). Logo após a sessão, a curadora da mostra Paula Kimo media a roda de conversa com os representantes dos filmes e a professora e sociológa Idylla Silmarovi.

No Cine Sesc Palladium, às 20h30, pela Mostra Contemporânea, serão exibidos os documentários “Grito! Parte 1: Minimanifesto Feminista Interseccional em Imagens”, de Dandara de Morais (PE, 2018); “Meio filme de família, meio filme de viagem”, de Pedro Riera (SP, 2019) e “Por onde anda Carlinhos Belchi”, de Lucas Guerra Pires (SP, 2018).

No MIS Cine Santa Tereza, a programação da Mostra Brasil CineMundi continua com o longa-metragem de Ricardo Alves Jr. “Elon não acredita na morte” (MG, 2016). Para encerrar a programação cinematográfica da noite, às 21 horas, dentro da Mostra Contemporânea, o público do Cine Humberto Mauro poderá conferir o documentário em curta-metragem “O Mar enrola da areia”, da diretora portuguesa Catarina Mourão (Portugal, 2019) e o longa “Por El Diñero”, do diretor argentino Alejo Moguilansky (Argentina, 2019). O filme, que teve sua pré-estréia mundial na Quinzena dos Realizadores em Cannes, é uma produção da El Pampero, produtora argentina homenageada no 12º CineBH.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br 

No Twitter: @universoprodNo Facebook: universoproducaomostratiradentescineopcinebh / brasilcinemundi

No Instagram: @universoproducao

 

 SERVIÇO


13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI -10thINTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

17 a 22 de setembro de 2019

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE

Parceria Cultural:SESC EM MINAS

Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, SESI/ FIEMG, SEBRAE, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOT, MISTIKA, NAYMAR/CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, OI, APPA - ARTE E CULTURA, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO, CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB (Itália),MAFF (Espanha),VENTANA SUR (Argentina), BIOBIOCINE (Chile),CONECTA/CHILEDOC (Chile),DOCSP(Brasil),DOCMONTEVIDEO (Uruguai),INSTITUTO OLGA RABINOVICK/PROJETO PARADISO (Brasil)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL