A curadora e pesquisadora Janaína Oliveira apresentou o painel “Outros modos de ver: diálogos sobre curadoria e descolonização”

O Programa de Formação do Brasil CineMundi teve momentos importantes ao longo da quinta-feira, dia 19 de setembro, na programação do 13ª CineBH. Dezenas de participantes compareceram interessados em aprofundar os conhecimentos sobre produção audiovisual e coprodução com parceiros nacionais e internacionais.

Na primeira atividade da manhã, a curadora e pesquisadora Janaína Oliveira apresentou o painel “Outros modos de ver: diálogos sobre curadoria e descolonização”, onde falou sobre sua experiência com filmes brasileiros em eventos internacionais.

Janaina descreveu os processos que mobilizam seu olhar para a produção nacional, priorizando recortes fora dos padrões estabelecidos historicamente com as experiências traumáticas da vivência negra e a necessidade de um compartilhamento de desconforto. “Se vamos falar de curadoria e descolonização, é preciso perguntar quem deve estar nesse lugar, que visibiliza coisas, que apaga outras, que decide o que vai ser mostrado e o que não vai”, afirmou.

A pesquisadora apresentou vários dos programas que organizou em festivais de Locarno (Suiça) e de Roterdã (Holanda), com títulos de cineastas negros do Brasil de várias épocas, como Zózimo Bulbul, Gabriel Martins, Ana Pi e Yasmin Thayná. Não só exibindo os filmes, mas reorganizando-os a partir de recortes de vivência, estética, representação e outros fatores.

 

 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br 

No Twitter: @universoprodNo Facebook: universoproducao/ mostratiradentes/ cineop/ cinebh / brasilcinemundi

No Instagram: @universoproducao

 

 SERVIÇO


13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI -10thINTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

17 a 22 de setembro de 2019

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE

Parceria Cultural:SESC EM MINAS

Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, SESI/ FIEMG, SEBRAE, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOT, MISTIKA, NAYMAR/CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, OI, APPA - ARTE E CULTURA, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO, CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB (Itália),MAFF (Espanha),VENTANA SUR (Argentina), BIOBIOCINE (Chile),CONECTA/CHILEDOC (Chile),DOCSP(Brasil),DOCMONTEVIDEO (Uruguai),INSTITUTO OLGA RABINOVICK/PROJETO PARADISO (Brasil)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL