O quarteto de cineastas formado na periferia de Contagem em 2009 e hoje presença constante em festivais pelo mundo é um dos exemplos mais bem-sucedidos da internacionalização da produção do país, tema de discussão do evento

Foto: Leo Lara/ Universo Produção
Filmes de Plástico - Foto: Leo Lara/ Universo Produção

A partir da proposta de internacionalização do cinema brasileiro, a 13a CineBH vai homenagear a produtora mineira Filmes de Plástico, que completa uma década de atuação neste ano de 2019. Criada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, a empresa virou um “case” mundial ao se tornar uma das principais caras do cinema brasileiro em festivais e eventos internacionais. Isto se deve a uma constante e bem-sucedida presença de trabalhos do grupo em grandes circuitos de exibição desde 2013, quando o curta-metragem “Pouco Mais de um Mês”, de André Novais e exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes, foi selecionado para a seção Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

“A Filmes de Plástico é hoje a ‘marca’ mineira mais recorrente nos festivais mundiais e uma das mais vinculadas ao Brasil. Cannes, Roterdã, FID-Marseille, Santa Maria da Feira e Locarno são só alguns dos principais lugares onde a produtora exibiu seus filmes”, comenta Marcelo Miranda. Uma particularidade da produtora é sua origem em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte e de onde vêm três de seus integrantes (André, Maurílio e Gabriel). A geografia muito particular da terceira maior cidade de Minas Gerais é cenário para os dramas e situações de filmes como “Ela Volta na Quinta”, “Temporada”, “Quinze”, “Mundo Incrível Remix” e “No Coração do Mundo”, entre vários outros dos 15 curtas e três longas até aqui realizados.

 “Entre a pesquisa de linguagem e a busca por um diálogo verdadeiramente popular com o cinema brasileiro, ao abordar a periferia, sua geografia, seus rostos e corpos, sua vivência, os trabalhos da 'Filmes de Plástico' rapidamente chamaram atenção pelo misto de simplicidade estrutural e complexidade formal e narrativa”, destaca Francis Vogner.

 Os filmes contam ainda com elenco formado preponderantemente por pessoas dos bairros de Contagem de onde vêm os cineastas, incluindo familiares, vizinhos, amigos e gente de seus convívios mais íntimos. Essa presença de gente do núcleo pessoal do quarteto se soma a nomes profissionais de atuação, boa parte vinda do teatro, como Grace Passô, Barbara Colen, Rejane Faria e Gláucia Vandeveld.

 Os quatro integrantes da Filmes de Plástico estarão presentes na abertura da Mostra CineBH, na noite de 17 de setembro, no Cine-Theatro Brasil Vallourec. No dia seguinte, vão promover uma masterclass nas dependências do Palácio das Artes, para falarem de sua história e formas de trabalho, produção e circulação.

 “A cada novo filme, o cinema da 'Filmes de Plástico' parece propor alguma coisa nova, fazendo isso como se nem estivesse fazendo. A cada plano, a cada palavra dos personagens, um universo se expande e toda uma cosmologia de pequenas relações se estrutura diante dos nossos olhos”, diz Marcelo.

 Durante a CineBH, a Mostra Homenagem vai contar com quatro sessões dedicadas a um panorama sobre a obra da Filmes de Plástico, apresentando desde seu trabalho inaugural, “Filme de Sábado” (Gabriel Martins, 2009), até o mais recente, “No Coração do Mundo” (Gabriel Martins e Maurílio Martins, 2019), com exemplares de maior repercussão internacional, o que condiz com a temática do evento. São estes:

 

MOSTRA HOMENAGEM -  FILMES DE PLÁSTICO NO MUNDO

Curtas-metragens:

- “Filme de Sábado” (Gabriel Martins, 2009)

- “Fantasmas” (André Novais Oliveira, 2010)

- “Contagem” (Maurílio Martins e Gabriel Martins, 2010)

- “Pouco Mais de um Mês” (André Novais Oliveira, 2013)

- “Quinze” (Maurílio Martins, 2014)

- “Nada” (Gabriel Martins, 2017)

- “Quintal” (André Novais Oliveira, 2015)


Longas-metragens:

- “Ela Volta na Quinta” (André Novais Oliveira, 2015)

- “No Coração do Mundo” (Maurílio Martins e Gabriel Martins, 2019)

 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br

No Twitter: @universoprod No Facebook: universoproducao / mostratiradentes / cineop / cinebh / brasilcinemundi

No Instagram: @universoproducao

 

SERVIÇO


13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
 BRASIL CINEMUNDI -
10th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
17 a 22  setembro de 2019

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI 

Parceria Cultural: SESC EM MINAS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL

 Informações pelo telefone: (31) 3282-2366