Além da exibição de 102 filmes, evento promove, em parceria com Sesc, diversas atrações com artistas independentes e autorais; Pedro Morais, Dona Jandira e Nina Becker estão entre os destaques

A 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que tem início na próxima sexta, 19 de janeiro, e se estende até o dia 27, reserva espaço para diversas manifestações artísticas que somam ao encontro pelo cinema no cenário histórico e cinematográfico de Tiradentes. O evento, que abre o calendário audiovisual brasileiro, oferece para o público uma temporada intensa e gratuita, composta por exposições, cortejos, teatro de rua, performances e intervenções artísticas, apresentações musicais e rodas de conversa, transformando Tiradentes na capital multicultural brasileira.

A curadoria artística, desenvolvida por meio de parceria cultural com o Sesc Minas, levou em consideração a temática “Chamado Realista”, proposta para esta edição. Assim, foram escolhidos artistas, grupos e bandas cuja obra se apropria deste mote para apresentações diárias no Sesc Cine-Lounge e no Largo das Fôrras, praça principal da cidade, que receberá um cinema especialmente montado para a ocasião. A programação completa já está disponível em www.mostratiradentes.com.br.

A Banda Orquestra Ramalho de Tiradentes será responsável por recepcionar o público no primeiro dia de evento. A partir das 20h, o grupo, fundado em 1860 e responsável por manter viva a tradição musical do município mineiro, que este ano completa 300 anos de fundação, se apresenta no Sesc Cine-Lounge, onde também haverá a transmissão simultânea da abertura oficial.

Moradores e turistas também serão convidados a se dirigir para a abertura por meio de um cortejo conduzido pelo Suaveciclo, performance que utiliza elementos audiovisuais para transformar a paisagem local. A apresentação, que parte do Cine BNDES na Praça e segue para o Cine-Tenda, acontece das 20h30 às 21h30.

Representando a cena contemporânea autoral de Minas Gerais, Pedro Morais encerra a noite do primeiro dia da Mostra com uma performance audiovisual musical com canções dos seus três discos: “Homônimo” (2006), “Sob o Sol” (2010) e “Vertigem” (2013), a partir das 24h.

No dia 20 de janeiro, acontece um dos momentos mais aguardados da Mostra de Cinema de Tiradentes. A partir das 16h30, o Cortejo das Artes percorrerá as ruas tricentenárias da cidade com a regência e animação de bandas, grupos e artistas convidados rumo à praça principal para comemorar os 314 anos de fundação do Arraial de São José Del Rey e os 300 anos de sua elevação à categoria de cidade. Para esta edição especial, o Sesc tomou como diretriz resgatar e valorizar os artistas locais e as culturas tradicionais, sob um viés histórico, de forma a integrar moradores, turistas e convidados.  Serão 14 manifestações artísticas populares como grupos de Folia de Reis, Congado, blocos carnavalescos, circo e dança afro e artistas convidados, que fazem parte do passeio festivo que percorre as ruas históricas, culminando na praça principal da cidade.

Fechando a noite, a banda Cabezas Flutuantes se apresenta a partir das 24h, no Sesc Cine-Lounge. O grupo utiliza instrumentos caseiros ou pouco usuais para criar interferências sônicas das mais diversas, unidas a instrumentos como violão, baixo, guitarra elétrica, trombone, trompete, ukulelê, entre outros.

A programação do domingo, 21 de janeiro, segue intensa. A partir das 11h30, no Cine-Teatro Sesi, acontece o lançamento de livros e DVDs com presença de autores e sessão de autógrafos. Serão cinco títulos: “Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos”, de Denilson Lopes; “As paixões na narrativa – A construção do roteiro de cinema”, de Hermes Leal; “Reis de Paus”, de Luiz Carlos Lacerda; “Coletânea Mumia de Animações Mineiras #1”; e “Trilogia do Cárcere”, de Aly Muritiba.

No Sesc Cine-Lounge, as atividades começam às 12h30, com show do grupo Cantavento, voltado para o público infantil. Já às 23h30 o mesmo espaço se torna palco para um bate-papo com o cineasta, compositor, ator, cantor, escritor e artista plástico Sérgio Ricardo, mediado por Pedro Maciel Guimarães. Na sequência, tem início o show “Cinema na Música de Sérgio Ricardo”, em que o artista comemora seus 85 anos.

Na segunda, 22 de janeiro, acontece a roda de conversa “Cinema e Literatura na Multitela”. Das 21h às 22h30, no Sesc Cine-Lounge, o diretor José Eduardo Belmonte e os escritores Marçal Aquino e Fernando Bonassi falam sobre a adaptação do livro Carcereiros, de Dráuzio Varela. Mediados pelo crítico de cinema Rodrigo Fonseca, eles conversarão sobre como se deu o diálogo entre cinema e literatura no mundo multitelas. O encerramento do dia fica por conta da cantora Dona Jandira, que sobe ao palco às 24h, para encantar o público com sua voz singular e impregnada de emoção.

O tema da roda de conversa do dia 23 de janeiro, terça, será “A mulher negra na direção do cinema no Brasil”, com a participação de Ana Julia Travia, diretora do curta Outras, presente na Mostra Foco; e Bárbara Maia, diretora do curta Pele de Monstro, da Mostra Praça. Elas serão mediadas pelo crítico de cinema, professor e artista Juliano Gomes, a partir das 21h, no Sesc Cine-Lounge.

O mesmo local recebe o Coletivo Negras Autoras a partir das 24h. Com uma potente atuação na cena teatral e musical de Belo Horizonte, as artistas representam o Brasil contemporâneo com toda sua força ancestral e criativa. Elas encontram na arte a forma de se relacionar com o mundo, refletindo as relações temporais e atemporais entre o universo da mulher negra e o que a rodeia na contemporaneidade.

Na quarta, 24 de janeiro, a cantora Nina Becker leva seu talento ao Sesc Cine-Lounge, a partir das 24h. Sua carreira começou como cantora na Orquestra Imperial, quando ainda trabalhava como diretora de arte de filmes. Foi premiada em 2009 pelo prêmio APCA, como Melhor Cantora. Em 2010 lançou os álbuns Vermelho e Azul. Em 2014 lançou Minha Dolores, em homenagem a Dolores Duran. Mais recentemente, lançou Acrílico (2017), com composições inspiradas na bossa-nova.

No dia seguinte, 25 de janeiro, será a vez de Felipe Cordeiro se apresentar no espaço, a partir das 0h30. A sonoridade de sua apresentação apresenta um vigor rítmico, definida como pop tropical, trazendo referências do rock, Jovem Guarda, guitarrada, vanguarda paulista, carimbó, cumbia e música digital. Um show pulsante que apresenta um repertório cheio de lirismo, balanço e originalidade.

Pessoas de todas as idades terão duas oportunidades de conferir a performance da Cia. do Liquidificador na sexta, 26 de janeiro. Criada em 2013, a Cia. usufrui de todas as possibilidades cênicas em suas atividades, como circo, teatro, clown, mímica, dança, teatro de animação e música. Como fio condutor da pesquisa, o grupo propõe o estudo de questões contemporâneas, contrapondo com histórias de tradição oral e clássicos da literatura, como forma de debater a evolução da humanidade, a transformação social e a metamorfose da própria arte.  As apresentações acontecem das 15h às 15h45 e das 18h às 18h45, no Cine BNDES na Praça e nas ruas de Tiradentes. É de lá que sai também a performance do Suaveciclo, que volta à cena das 19h30 às 20h20, em um cortejo que vai até o Sesc Cine-Lounge. 

Às 0h30, o Trivial Trio sobre ao palco do Sesc Cine-Lounge. O repertório passeia por clássicos da música brasileira, composições próprias e busca valorizar a atual cena autoral de Minas Gerais, com composições de Toninho Horta, Rafael Martini e Thiago Delegado. São referências para o trabalho os principais grupos instrumentais da cena brasileira, como o Nosso Trio e o Trio Corrente.

No sábado, 27 de janeiro, a 21ª Mostra se despede de Tiradentes. A programação artística do dia tem início às 11h30, com uma intervenção artística da Cia. do Liquidificador, no Sesc Cine-Lounge. O grupo se apresenta ainda às 14h, no Cine BNDES na Praça, onde também acontece a oficina de Tagtool com Suaveciclo, das 19h30 às 20h20.

A última roda de conversa da mostra acontece às 20h, com o tema “Realismo e dramaturgia: como construir uma nova imagem da juventude periférica?”, no Sesc Cine-Lounge. A curadora Lila Foster mediará o debate entre Jandir Santin, diretor do longa Nóis por Nóis (Mostra Chamado Realista), e os atores do mesmo filme, Matheus Moura e Ma Ry.

Às 0h30, a exibição do VT #eufaçoaMostra – Edição Retrospectiva, produzido pelocoletivo #eufaçoaMostra, apresentará os registros e imagens que retratam os destaques da 21ª Mostra Tiradentes, capturados em microvídeos produzidos de maneira coletiva e com a participação do público.

Sérgio Pererê & Barulhista serão os responsáveis por embalar a última noite da mostra, a partir das 0h45. Músico, cantor, compositor e multi-instrumentista, Sérgio Pererê é um intérprete de timbre peculiar, melódico e potente. De djembé a guitarra, de charango a rabeca, o seu domínio de diversos instrumentos o faz figurar entre os grandes instrumentistas da cidade, com destaque para o trabalho como percussionista. Soma-se a isso o compositor profundo – mas que não se perde em hermetismos. Nesta apresentação, Pererê conta com a participação do músico Barulhista, que utiliza ruídos como matéria-prima para uma interessante mistura de sons do cotidiano com elementos eletrônicos e de bateria.

PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA

No Sesc Cine-Lounge o público poderá conferir a apresentação diária de videoarte com o Coletivo Olho e os VJ’s Suave, Brayhan Hawryliszyn e Fabiano Fonseca (MIR). De sexta a domingo e de quinta a sábado, a exibição acontece das 10h às 0h30. De segunda a quarta, das 15h às 24h.

A programação do evento conta ainda com três exposições em diferentes espaços. A Mostra Homenagem, montada no Hall de Convivência do Cine-Tenda, reproduz a trajetória do ator Babu Santana, homenageado desta edição. Com quase 20 anos de carreira e dono de um inegável talento e forte expressão, o ator carioca coleciona trabalhos de sucesso tanto no cinema, como na TV e no teatro.  A seleção pode ser vista de 19 a 27 de janeiro.

A exposição Cinema Brasileiro Contemporâneo foi inspirada no conceito da Mostra Tiradentes. A instalação, em painéis fotográficos que visam interagir, informar e apresentar a programação de longas e respectivas mostras temáticas e, ainda, registrar e colocar em evidência o homenageado desta edição, o ator Babu Santana, pode ser vista no Centro Cultural Yves Alves de 20 a 27 de janeiro, das 10h às 19h.

Já a praça principal de Tiradentes recebe a instalação de painéis fotográficos apresentando a exposição Descubra #Tiradentes300anos, iniciativa e realização da Universo Produção no contexto do projeto Mostra Valores (concebido para dialogar com as comunidades), em que o programa Cinema sem Fronteiras está inserido, visando valorizar pessoas, ações e lugares. A seleção tem o propósito de enaltecer e apresentar ao público histórias, curiosidades e pontos turísticos da cidade, integrando a data histórica dos 300 anos da cidade na programação do evento. O público poderá conferir as imagens de 20 a 27 de janeiro. Para encerrar a Mostra Valores, será exibido no Cine-BNDES na Praça, o documentário produzido pela Universo Produção durante a 21ª edição, com a participação de moradores, turistas e público em geral, apresentando imagens e depoimentos que celebram os 300 anos de Tiradentes.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Foto: Leo Lara/Universo Produção