A 13ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 10º Brasil CineMundi continuam nesta quinta-feira com uma programação intensa, diversificada e gratuita.

As sessões Cine-Escola prometem encantar estudantes de 5 a 14 anos, com uma seleção de filmes separadas por faixa etária. No Programa de Formação Audiovisual, a coprodução internacional estará no centro das discussões, com participação de convidados nacionais e internacionais. O público poderá conferir ainda as aguardadas sessões de cinema, com pré-estreias nacionais e também filmes

históricos e contemporâneos que conquistaram fãs ao longo de suas trajetórias nas telas. A programação da 13ª CineBH e 10º Brasil CineMundi segue até o dia 22 de setembro com debates, atividades formativas e sessões de cinema, ocupando cinco espaços culturais da capital mineira.

CINE-ESCOLA


As sessões desta quinta-feira têm início às 8h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Alunos de 11 a 13 anos irão conferir quatro curtas-metragens selecionados especialmente para esta faixa etária. Os filmes exibidos serão “O Som do Artilheiro”, de Filipe Parolin, (PR, 2018), “O Véu de Amani”, de Renata Diniz, (DF, 2018), “Bicho do Mato”, de Juliana Sanson (PR, 2018) e o documentário “Cor da Pele”, de Lívia Perini (PE, 2018). No mesmo horário, jovens estudantes a partir de 14 anos vão assistir no Teatro Sesiminas a documentário de Eliza Capai “Espero tua (re)volta” (RJ, 2019). Na

sequência da sessão, o montador Yuri Amaral participará de cine-debate com os estudantes e educadores.

A partir das 14 horas, a sessão no Teatro Sesiminas contará com curtas selecionados para alunos de 8 a 10 anos. Serão exibidos os filmes “Dela”, de Bernard Attal (BA, 2018); a animação “Vivi Lobo e o quarto mágico” de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (PR, 2019); “Guri”, de Adriano Monteiro (ES, 2019) e “O Fim do Recreio, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (PR, 2012). Neste mesmo horário, a sessão do Grande Teatro do Sesc Palladium será dedicada a pequenos estudantes de 5 a 7 anos, que serão recepcionados com uma apresentação especial da Orquestra de Câmara Sesc. Os filmes exibidos serão as animações “A Galinha Ruiva”, de Irson Jr (ES, 2019); “As Aventuras do Chauá”, produção coletiva de alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte (ES, 2016), além dos curtas “O Resgate”, de Athur Roedel (SC, 2018); “Dona de Casa”, de Anderson Lima (MG, 2017) e “Sansão”, de David Azevedo (MG, 2015).

Netun Lima/Universo Produção

PROGRAMA DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL


Integrando o Programa de Formação Audiovisual, às 10h30, o Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes recebe o workshop “Outros modos de ver: Diálogos sobre curadoria e descolonização”, com Janaína Oliveira, curadora e programadora de festivais e coordenadora da FICINE/RJ.

E a partir das 14h30, o Programa de Formação Brasil CineMundi promove, também no Teatro João Ceschiatti, um painel de formação e cooperação internacional coloca em pauta a Incubadora Projeto Paradiso. A iniciativa do Instituto Olga Rabinovich oferece bolsas e mentorias para profissionais do audiovisual, com foco na criação de grandes histórias conectadas com seus públicos. O painel contará com a participação da do diretor e roteirista Bruno Ribeiro, a

diretora do instituto Olga Rabinovich Josephine Bourgois e a produtora Joyce Prado. Dando continuidade ao Programa de Formação Brasil CineMundi, às 15h30, Pablo Iraola, produtor da Ukbar Filmes, de Portugal, ministra workshop com o tema Coprodução Internacional.

 

SESSÕES DE CINEMA


O Cine Humberto Mauro recebe, às 14h30, a Mostra Diálogos Históricos, composta por filmes que completam quatro décadas em 2019, com o longa-metragem de Miguel Faria Jr “República dos Assassinos” (RJ, 1979). A sessão será comentada pelo conservador chefe da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner, com mediação do curador da 13ª CineBH Francis Vogner dos Reis.

Às 17h30, chega à tela do Cine Humberto Mauro a Mostra Homenagem. Serão exibidos três curtas-metragens da produtora mineira Filmes de Plástico, homenageada da 13ª CineBH: “Quinze”, de Maurílio Martins (MG, 2014); “Quintal”, de André Novais Oliveira (MG, 2015) e “Nada”, de Gabriel Martins (MG, 2017).

O segundo dia de exibições e debates da mostra A Cidade em Movimento ocupa o Cine Sesc Palladium, a partir das 19 horas. Na noite desta quinta-feira, a temática que vai permear os filmes e o debate será “Por uma natureza que constitui a cidade”. Serão exibidos os curtas-metragens “Semeador Urbano”, de Cardes Monção Amâncio (MG, 2010); “Mineiras”, filme experimental de Mari Moraga (MG, 2018); o documentário “60 Dias-luz”, de Tobias Trotta e Victor Carvalhais (MG, 2019); “Lacrimosa”, filme experimental de Sávio Leite (MG, 2019) e “Naô Xohã”, documentário de Angahó Pataxó, Luís Oliveira e Jéssica Dionísio (MG, 2019). Em seguida, o público participa de uma roda de conversa com os realizadores e a professora e socióloga indígena Avelin Buniaka, mediada pela curadora da mostra Cidade em Movimento Paula Kimo.

A partir das 19 horas, será exibida no Cine Humberto Mauro, a pré-estreia nacional do longa-metragem “Os Jovens Baumman” (RS, 2018). O filme dirigido por Bruna Carvalho Almeida integra a programação da Mostra Contemporânea.

Já pela Mostra Brasil CineMundi, que comemora os 10 anos de realização evento de mercado audiovisual e apresenta uma seleção de filmes que iniciaram suas trajetórias no Brasil CineMundi como projetos, o público poderá conferir no MIS Cine Santa Tereza, às 19h30, o longa-metragem “A Sombra do Pai” (SP, 2018) dirigido por Gabriela Amaral Almeida.

Às 20h30, a primeira sessão de curtas da Mostra Contemporânea acontece no Cine Sesc Palladium. Serão exibidos o documentário “Ar da Memória”, de Chris Tigra (MG, 2019) e os filmes experimentais “Courage (Azul): Naipe de Paus”, de Inês Nin (SP, 2019), “A Visita”; de Fábio Carvalho (MG, 2019) e “Travelling Adiante” (RJ, 2019), de Lúcio Branco.

Para encerrar a noite, a partir das 21 horas, no Cine Humberto Mauro, o público terá a oportunidade de conferir, na Mostra Contemporânea, a pré-estreia nacional do longa-metragem “Danças macabras, esqueletos e outras fantasias” (França/Portugal/Suiça, 2019) documentário realizado pelo cineasta francês Pierre Léon, homenageado da 11ª CineBH. O filme tem codireção de Rita Azevedo e Jean Louis Schefer. A programação da 13ª CineBH é gratuita e está disponível no site www.cinebh.com.br.

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br 

No Twitter: @universoprodNo Facebook: universoproducao/ mostratiradentes/ cineop/ cinebh / brasilcinemundi

No Instagram: @universoproducao

 

 SERVIÇO


13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI -10thINTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

17 a 22 de setembro de 2019

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE

Parceria Cultural:SESC EM MINAS

Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, SESI/ FIEMG, SEBRAE, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOT, MISTIKA, NAYMAR/CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, OI, APPA - ARTE E CULTURA, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO, CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB (Itália),MAFF (Espanha),VENTANA SUR (Argentina), BIOBIOCINE (Chile),CONECTA/CHILEDOC (Chile),DOCSP(Brasil),DOCMONTEVIDEO (Uruguai),INSTITUTO OLGA RABINOVICK/PROJETO PARADISO (Brasil)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL