Cinco estudantes universitárias foram selecionadas para compor o Júri Jovem da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no período de 18 a 26 de janeiro de 2019, na cidade histórica mineira. A escolha se deu a partir da participação de 38 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 12ª Mostra CineBH, que aconteceu de 28 de agosto a 02 de setembro em Belo Horizonte.

 Esta oficina é ministrada anualmente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais. Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos para capacitar os universitários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

 “O resultado da seleção, que revela cinco olhares fortes e singulares sobre o cinema, é uma consequência natural de uma oficina que foi muito produtiva. O diálogo foi rico e intenso entre participantes que formaram uma turma inquieta e entusiasmada, o que resultou em vários bons textos. Acredito que a experiência ainda pode render muitos frutos, tanto para quem foi selecionado como para quem não foi. Ser testemunha disso foi um privilégio pra mim e me deixa muito empolgado com a emergência de novas vozes críticas no cinema brasileiro”, comenta o instrutor da oficina Victor Guimarães.   Os critérios utilizados para a escolha dos universitários foram clareza e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. Os selecionados serão responsáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

 Sobre a curiosa formação completamente feminina do júri, Victor Guimarães acrescenta: “O fato de terem sido cinco mulheres selecionadas me parece natural, pois elas já eram maioria entre as inscrições e têm cada vez mais reivindicado espaço no debate sobre cinema, um ambiente ainda terrivelmente machista. Acredito também que algumas iniciativas autônomas de cineclubismo e de crítica realizadas por mulheres nos últimos anos certamente favorecem esse crescimento visível do número de mulheres que desejam exercer profissões como a crítica e a curadoria”.

 As alunas selecionadas para integrar o Júri Jovem da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes são:  

Beatriz Diamico Praça - 21 anos, graduanda de Cinema e Audiovisual na UFF |RJ

Iakima Delamare - 22 anos, graduanda de Jornalismo na UFMG |MG

Izabela Santiago Silva - 22 anos, graduanda de Cinema e Audiovisual na PUC Minas |MG

Larissa de Freitas Muniz - 21 anos, graduanda de Comunicação Social na UFMG |MG

Maria Eduarda Martins Gambogi Alvarenga - 23 anos, graduanda de Comunicação Social na UFF |RJ

 

 

 SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

 Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão que chega a sua 22ª edição de 18 a 26 de janeiro de 2019 apresentando a diversidade cultural do Brasil. Tem uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mostras e festivais realizados no Brasil.

 Estimula a inovação, produção e difusão de conteúdos. Realiza programa de formação, dissemina informação, produz e difunde conhecimento. Cria oportunidades de negócios, amplia a rede de contatos e conexões. Promove intercâmbio e ações de cooperação. Multiplica possibilidades de promoção e difusão da nossa cultura.

Amplia o acesso do público aos bens culturais.

 O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, debates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas que beneficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

 A cidade de Tiradentes está localizada a 180km de BH e recebe durante a Mostra Tiradentes toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.