Evento beneficia mais de 20 mil pessoas, impulsiona economia local, homenageia trajetórias marcantes e lança iniciativas que fortalecem a memória e a formação no setor audiovisual brasileiro

A 20ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto reafirmou sua relevância no calendário cultural nacional ao reunir mais de 20 mil pessoas em seis dias de programação intensa, entre 25 e 30 de junho. O evento comemorativo de duas décadas consolidou Ouro Preto como polo do cinema brasileiro dedicado à preservação, história e educação, impulsionando a economia local e fortalecendo a articulação entre memória audiovisual, formação, políticas públicas e inovação.

 

A programação exibiu 143 filmes de seis países e 17 estados brasileiros, distribuídos em 12 mostras temáticas, incluindo estreias e sessões especiais como a nova Mostra Competitiva Contemporânea Arquivos em Questão e a Mostra Construindo Memórias, ambas voltadas à reflexão sobre a memória e a montagem no cinema contemporâneo.

 

No programa de formação, foram oferecidas 405 vagas em seis oficinas, seis masterclasses internacionais e um workshop, possibilitando capacitação teórica e prática para estudantes e profissionais do audiovisual. O Programa Cine-Expressão promoveu   sete sessões de cinema seguidas de debates beneficiando 3.450 alunos de 19 escolas da rede pública de ensino, reforçando o compromisso da CineOP com a educação e a formação de público.

 

O cinema em conexão com as outras artes na 20ª CineOP  é um dos destaques da programação que  contou com 33 atrações artísticas – shows como o de Ana Cañas, exposição, lançamento de 34 livros, performance audiovisual, Cortejo da Arte. A Festa Junina da CineOP beneficiou quatro instituições sociais de Ouro Preto, mostrando o compromisso do evento com a comunidade local.

 

A 20ª CineOP contou com uma equipe de trabalho de 126 pessoas, contratou 230 empresas prestadoras de serviços, 22 estabelecimentos comerciais de Ouro Preto – entre hotéis, pousadas e restaurantes –, impulsionando o setor de turismo e a economia criativa da cidade e gerou mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.

 

No digital, a mostra alcançou mais de 100 mil acessos online a partir de mais de 60 países e alcançou mais de 2,5 milhões de visualizações em suas redes sociais, ampliando o alcance internacional do evento. A cobertura jornalística foi realizada por mais de 400 veículos de imprensa e presencialmente reuniu 72 profissionais de veículos de imprensa de diferentes regiões do país.

 

HOMENAGENS E INOVAÇÕES

 

Entre os destaques, a mostra lançou o Prêmio Preservação, homenageando o professor João Luiz Vieira, e o Prêmio Cinema e Educação, concedido à educadora Maria Angélica dos Santos. A CineOP prestou ainda uma homenagem à atriz Marisa Orth, em reconhecimento à sua trajetória artística marcada pela versatilidade e contribuição ao humor no cinema brasileiro, reforçando o papel das mulheres na história do audiovisual nacional.

 

 

Inovações marcaram esta edição comemorativa. A 20ª CineOP inaugurou a Mostra Competitiva Contemporânea “Arquivos em Questão”, dedicada a longas-metragens que ressignificam registros históricos, pessoais e culturais. A iniciativa reforçou a centralidade da montagem e da memória no cinema, oferecendo ao público cinco filmes que propõem novos olhares sobre arquivos e documentos audiovisuais. A competitiva ampliou o debate sobre a construção da história por meio do cinema e reafirmou o compromisso do festival em promover narrativas que dialogam com a preservação e a identidade cultural brasileira.

 

Outra inovação foi a criação da Mostra Construindo Memórias, dedicada a filmes contemporâneos que contribuem, com ou sem arquivos, para a promoção da cultura cinematográfica brasileira. Foram exibidos os longas 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, O Silêncio de Eva, de Elza Cataldo, e Brasilianas: O Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo, este em pré-estreia nacional.

 

NOVOS ANÚNCIOS FORTALECEM CINEMA E PRESERVAÇÃO EM OURO PRETO

 

Durante o evento, anúncios importantes foram feitos. Frederick Magalhães, do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), revelou o planejamento avançado de um novo curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual com ênfase em preservação, aproveitando o patrimônio cultural da cidade. Além disso, o diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, anunciou a criação de uma nova sala de cinema no antigo auditório do museu, que será nomeada em homenagem ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade. O espaço, já integrado à programação da CineOP, será adaptado para exibir filmes regularmente com qualidade técnica adequada, reforçando o vínculo entre o cinema e Ouro Preto.

 

 

Esta edição teve presença marcante do Ministério da Cultura (MinC) com o lançamento oficial do Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro, iniciativa da Pasta que estrutura uma política nacional de preservação e cria a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o MinC lançou durante o evento a 65ª edição da revista Filme Cultura, com o tema "Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+", que homenageia a pluralidade de identidades e expressões da comunidade, reforçando o compromisso da política cultural com a inclusão.

 

 

Com uma programação que aliou tradição e inovação, a 20ª CineOP reforçou seu papel como espaço fundamental para a preservação da memória do cinema brasileiro e para o debate sobre o audiovisual como patrimônio cultural.

 

ALCANCE E RESULTADOS DA 20ª CINEOP 

 

  • 6 dias de evento
  • 143 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, de 6 países e 17 estados brasileiros
  • 12 mostras: Histórica, Competitiva, Contemporânea Longas, Contemporânea Curtas, Educação, Valores, TV UFOP, Preservação, Mostrinha, Cine-Escola, Cine Concerto e Itaú Cultural Play.
  • 137 profissionis no centro de 34 debates e rodas de conversa
  • 6 convidados internacionais de 6 países
  • 13 ações formativas e 405 vagas - no programa de formação - distribuídas entre 6 oficinas, 6 masterclasses internacionais e 1 workshop
  • 33 atrações artísticas
  • Festa Junina beneficia quatro instituições locais beneficiadas: o Instituto Trampolim, a Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto, o Grupo Espírita Novo Sol Brillhante e o Coletivo de Mãos Dadas.
  • Programa Cine-Expressão beneficia 3.450 alunos de 19 escolas da rede pública de ensino com a realização de 7 sessões cine-escola seguidas de cine-debates e entrega de material pedagógico
  • Lançamento de 34 livros
  • 22 estabelecimentos comerciais na cidade de Ouro Preto foram contratados,sendo , sendo 11 hotéis e pousadas e 11restaurantes
  • Mais de 100 mil acessos na programação online com origem em 60 países diferentes
  • 2,5 milhões de visualizações nas redes sociais da Mostra
  • 230 empresas contratadas para prestação de serviços
  • Geração de mais de 1.500 empregos diretos e indiretos
  • Mais de 400 veículos de imprensa 72 Jornalistas credenciados para a cobertura jornalistica de 72 veículos
  • Mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas pelo evento

 

INFORMAÇÕES

Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site oficial:  www.cineop.com.br

Acompanhe também pelas redes sociais:
Instagram: @universoproducao       Facebook: @cineop     YouTube: Universo Produção
Twitter: @universoprod     LinkedIn: universo-produção

 

SERVIÇO

20ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 25 a 30 de junho de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Centro de Artes e Convenções da Ufop | Praça Tiradentes | Cine- Museu da Inconfidência

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE

Patrocínio: CAIXA, ITAÚ, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SISTEMA FECOMÉRCIO MG / SESC EM MINAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, PREFEITURA DE OURO PRETO E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Universo Produção| (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.br

Fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

Luz Comunicação

Jozane Faleiro - (31) 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br

Wandra Araújo - (31) 999645007 - imprensa@luzcomunicacao.com.br

Eliz Ferreira - (11) 991102442 - eliz@atticomunicacao.com.br

Valéria Blanco - (11) 991050441 - atticomunicacao1@gmail.com

Produção de textos: Marcelo Miranda e Luz Comunicação