Para o roteirista e professor Di Moretti, encontros serviram para oxigenar projetos e promover encontros entre alunos e profissionais do audiovisual

As atividades dos Laboratórios de Roteiro realizados pelo Programa de Formação Audiovisual Brasil CineMundi foram concluídas neste sábado, dia 21 de setembro, num Pitching de Ideias realizado no Cine Humberto Mauro. Ao todo, 60 alunos participaram, entre os dias 18 e 21 de setembro, dos Laboratórios de Criação de Roteiro Cinematográfico (ficção e documentário); Roteiro para Animação; e Roteiro para Séries de TV, promovidos pelo 10º Brasil CineMundi, dentro da programação da 13ª CineBH.

No Pitching de Ideias dos Laboratórios de Roteiros, os participantes apresentaram seus projetos aos colegas e a um júri formado por Di Moretti, instrutor do Laboratório de Roteiro Cinematográfico; Rosana Urbes, responsável pelo Laboratório de Roteiro para Animação; Aurélio Aragão, instrutor do Laboratório de Séries para TV; e a produtora Leila Bourdoukan.

Com um formato dinâmico e divertido, no pitching cada participante teve um minuto para expor suas ideias de forma precisa e sucinta. Os jurados tinham um minuto para fazerem suas considerações, e os alunos, um minuto para responder aos questionamentos. Além de explorarem os formatos e técnicas de roteiros, os instrutores também deram dicas para a construção de uma apresentação assertiva e clara, uma vez que o formato de pitching é cada vez mais utilizado em exposições de projetos cinematográficos, inclusive em outras atividades do Brasil CineMundi.

"Tivemos turmas atuantes e muito participativas. Conseguimos fechar um primeiro ciclo ao ofecermos várias possibilidades de criação de roteiro, para ficção, documentário, animação e séries. A implementação do pitching colaborou para a integração da turma e fomos surpreendidos pela maciça participação de todos", comemora Di Moretti.

Foto: Leo Lara/Universo Produção

Durante o pitching, os roteiros apresentados mostraram a pluralidade criativa possível de serem desenvolvidas em curtas, longas-metragens e séries. Os jurados escolheram as melhores ideias, que foram premiadas com medalhas, ressaltando a descontração e informalidade do encontro.

Um dos projetos escolhidos foi “Onde termina o céu”, de Bruna Horta, que fez o laboratório de Roteiro Cinematográfico com Di Moretti. A aluna conta que, em 2016, já havia participado de uma oficina com o instrutor na Mostra de Cinema de Tiradentes e apresentou o mesmo roteiro. Desde então, o projeto ganhou novos direcionamentos e está em uma nova fase. “A partir desse encontro, consegui enxergar melhor os personagens e os protagonistas do filme. O contato com outros participantes também é muito bom, pois o feedback dos colegas traz uma movimentação muito positiva que motiva a seguir com o projeto”, comenta Bruna.

Rafael Augusto Assunção participou do Laboratório de Roteiro de Animação e partilha da opinião da colega. Para ele, a oficina foi uma oportunidade de se debruçar em um projeto que já o acompanha há um tempo, mas que exigia maior elaboração. “Participar da oficina foi uma experiência incrível, onde pude desenvolver mais meu projeto. Compartilhar as ideias com outras pessoas certamente ajuda a encontrar um formato melhor para o roteiro”, destaca.

Di Moretti se impressionou com a qualidade dos projetos, especialmente das propostas de documentário. "Acredito que isso seja um reflexo do que estamos vivendo no Brasil. Apareceram ideias muito boas, com bastante contexto social e também novidades nas abordagens e na forma", comenta. Ele acredita que a realização dos Laboratórios de Roteiro durante o 10º Brasil CineMundi anima ainda mais os estudantes, pois os coloca dentro de um processo maior. "É um estímulo para extrair novas ideias e colocá-las no mundo".

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.universoproducao.com.br 

No Twitter: @universoprod No Facebook: universoproducaomostratiradentescineopcinebh / brasilcinemundi

No Instagram: @universoproducao

 

 SERVIÇO


13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 

BRASIL CINEMUNDI -10thINTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

17 a 22 de setembro de 2019

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA

ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE

Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE

Parceria Cultural:SESC EM MINAS

Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, SESI/ FIEMG, SEBRAE, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOT, MISTIKA, NAYMAR/CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, OI, APPA - ARTE E CULTURA, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO, CAFÉ 3 CORAÇÕES.

Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB (Itália),MAFF (Espanha),VENTANA SUR (Argentina), BIOBIOCINE (Chile),CONECTA/CHILEDOC (Chile),DOCSP(Brasil),DOCMONTEVIDEO (Uruguai),INSTITUTO OLGA RABINOVICK/PROJETO PARADISO (Brasil)

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL