Belo Horizonte vira a capital mundial do cinema de 28 de agosto até o dia 2 de setembro, com exibição de 75 filmes nacionais e internacionais, 44 sessões de cinema em seis espaços culturais da cidade, sempre com entrada franca;

A partir desta terça-feira, dia 28, e até o próximo dia 2 de setembro, a 12a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte transforma a maior cidade mineira na capital mundial do audiovisual. A abertura do evento acontece no Cine Theatro Brasil Vallourec. A partir das 19h, o público será recepcionado por uma performance de dançarinos que representam a diversidade de estilos da cena de Belo Horizonte: Aarão, Cibele Maia, Eduardo Sô, Guilherme Augusto e Júnia Bertolino

Para celebrar o começo de mais uma jornada de filmes, debates, palestras e encontros de mercado e coprodução, haverá uma performance audiovisual com direção de Chico de Paula e Grazi Medrado já na parte interna do cinema, a partir das 20h. A trilha sonora executada ao vivo pelo músico Barulhista abrirá caminho para participações especiais de diversos artistas, como Javier Galindo, Rosa Villarreal e Marina Viana.

Em seguida, acontece a apresentação da temática central da mostra este ano, “Pontes Latino-americanas”. Definida pelo trio de curadores de longas-metragens Francis Vogner dos Reis, Pedro Butcher e Marcelo Miranda, a temática terá como propósito exibir, discutir e questionar a produção na América Latina ao longo dos anos, a partir de uma produção que se preocupou em levar às telas, em temas ousados e formas inventivas, a própria condição de continente periférico e colonizado. Na sequência, será realizada a homenagem à produtora argentina El Pampero Cine. Fundada por quatro cineastas em Buenos Aires, a El Pampero Cine será representada pela produtora Laura Citarella, que receberá o Troféu Horizonte. Ao longo da CineBH, Laura apresentará dois filmes (La Mujer de los Perros e La Flor) e ministrará uma masterclass.

A noite de abertura se completa com a exibição, em pré-estreia nacional, de Sol Alegria, longa-metragem paraibano dirigido por Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira e, no elenco, Ney Matogrosso, que estará presente na sessão. O terceiro longa assinado por Tavinho é uma distopia (ou utopia?) sobre um Brasil politicamente oprimido por uma junta militar e pastores corruptos que pregam o apocalipse. Uma família excêntrica e sem lei caminha pelo interior para entregar uma remessa de armas a um grupo de freiras militantes que se retiraram para a selva.

Na quarta-feira, dia seguinte à abertura, a mostra promove uma Roda de Conversa com Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira e Ney Matogrosso, que vão conversar com o público sobre Sol Alegria. O encontro acontece ao meio-dia, no Cine-Lounge, montado no Palácio das Artes.

Nesta 12a edição, a CineBH ocupa seis espaços culturais da capital mineira – Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, e MIS Cine Santa Tereza – e também uma novidade: o retorno à Praça Duque de Caxias, no tradicional bairro de Santa Tereza, onde o evento nasceu, em 2007, com a instalação de um cinema ao ar livre, o Cine Sesc na Praça. Em seis dias de programação gratuita, a mostra vai exibir 75 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas (27 longas, 03 médias e 45 curtas-metragens) em 44 sessões de cinema, com títulos de 13 estados brasileiros (BA, CE, DF, ES, GO, MG, RJ, SP, PB, PE, PR, RS e SC) e 13 países – Brasil, Alemanha, Portugal, Argentina, Chile, EUA, México, República Dominicana, Qatar, Colômbia, Cuba, Bolívia e Uruguai. Debates, painéis, rodas de conversa, masterclass, oficinas, Mostrinha, sessões cine-escola e atrações artísticas completam a grade. O Brasil CineMundi – 9th International Coproduction Meeting, importante evento de mercado do cinema brasileiro realizado no país, acontece dentro da programação da CineBH.  

CENTRAL DO CINEMA, O NOVO ESPAÇO CENOGRÁFICO DO EVENTO, O RETORNO À PRAÇA DUQUE DE CAXIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS SÃO DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Uma novidade desta edição é instalação da Central do Cinema – espaço cenográfico planejado para receber as instalações da Tenda Brasil CineMundi, do Programa de Formação AudiovisualSalas de coordenação, logística e de imprensa, Cine-Café, Cine-Loja, Espaço de Convivência, Agenda de Relacionamento, Cine-Concerto e o Cine-Lounge que irá sediar a programação de rodas de conversa, shows e videoarte com a participação de cineastas, produtores, atores e convidados especiais. Integra também o espaço, o Cine Humberto Mauro – tradicional sala de cinema da capital mineira dedicada à programação de filmes autorais e temáticos.

A Mostra Contemporânea da 12ª CineBH tem este ano alguns destaques brasileiros e internacionais em pré-estreia na cidade. Do Brasil, estão as produções mineiras Espera, de Cao Guimarães, e Baixo Centro, de Samuel Marotta e Ewerton Belico; o baiano Abaixo a Gravidade, de Edgard Navarro; e o capixaba A Mata Negra, de Rodrigo Aragão – as três primeiras acompanhadas de bate-papos com os realizadores. Entre os títulos estrangeiros, destaque para Classical Period (Alemanha), de Ted Fedt; e Black Mother (EUA), de Khalik Allah. Na Mostra CineMundi, serão exibidos dois longas brasileiros que participaram de edições anteriores Brasil CineMundi e conseguiram realizar seus projetos em coproduções internacionais: Ferrugem, de Aly Muritiba, e Benzinho, de Gustavo Pizzi – recentemente consagrados como os grandes vencedores no Festival de Gramado. Na seleção de curtas-metragens que integra a Mostra Contemporânea, assinada pelo curador Pedro Maciel Guimarães, serão exibidos 18 filmes de nove Estados (MG, GO, RJ, ES, CE, PE, SP, RS e DF).

Já a Mostra Pontes Latino-Americanas reúne curtas históricos, dos anos 1960 e 1970, e longas contemporâneos ao lado dos filmes da produtora homenageada. Muito esperada, a Mostra A Cidade em Movimento, criada em 2016 para abarcar os discursos criativos e produtivos de temas pungentes e urgentes de Belo Horizonte e região, traz para esta edição da CineBH  a temática “Deslocamentos Cotidianos”.

Com objetivo de formar novas audiências e inserir as famílias e as crianças na programação de cinema, a 12ª CineBH promove a Mostrinha, acreditando na importância de investir no olhar de jovens plateias, que serão os espectadores do cinema brasileiro do futuro. Em 2018, serão exibidos seis filmes, sendo quatro curtas no Cine Sesc Palladium, às 10horas, no dia 01 de setembro e dois longas-metragens, no dias 01 e 02 de setembro, no MIS Cine Santa Tereza, sempre às 16h30: O Colar de Coralina, de Reginaldo Gontijo, com Letícia Sabatella no elenco; e Sobre Rodas, de Mauro D’Áddio da Silva, protagonizado por Lara Boldorini. Outra atividade de formação na Mostra é o Cine Expressão – A Escola vai ao Cinema, programa que une as linguagens cinema e educação e irá atender estudantes e educadores da rede de ensino com uma programação especial.

Por fim, o evento retorna ao cenário de sua criação, no coração do bairro Santa Tereza, onde acontece a segunda edição dos Clássicos na Praça. Serão quatro títulos de grande apelo histórico e nostálgico exibidos ao ar livre. Os filmes selecionados estão todos em ano comemorativo de seus lançamentos originais e resgatam o aspecto lúdico de se assistir a um grande entretenimento num espaço público. Serão apresentados: Superman – O Filme (Richard Donner, 1978); O Submarino Amarelo (George Dunning, 1968); Os Embalos de Sábado à Noite (John Badham, 1978) e Corra que a Polícia Vem Aí! (David Zucker, 1988). No fim de semana, dias 1 e 2 de setembro, além da exibição de filmes, a Praça será palco também de apresentações artísticas – shows, teatro de rua e intervenções circenses que prometem agitar o tradicional bairro de Santa Tereza.

BRASIL CINEMUNDI – O EVENTO DO MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

Em sua 9a edição, o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting vai reunir dezenas de profissionais do audiovisual que vem exclusivamente ao Brasil para participar do evento, associarem-se a futuros projetos de cinema brasileiro em longa-metragem e conhecer parte da nossa produção. Estarão presentes 23 convidados da indústria audiovisual mundial de 12 países: Cuba, Espanha, Chile, Argentina, Noruega, Suíça, EUA, França, Uruguai, Itália, Alemanha e Brasil.

Um total de 20 projetos foram selecionados para encontros com coprodutores durante o Brasil CineMundi, distribuídos em três categorias: CineMundi (10), DocBrasil Meeting (5) e Foco Minas (5). Os projetos são oriundos de sete estados brasileiros, tendo presença de Minas Gerais (8), São Paulo (4), Rio de Janeiro (3), Bahia (2), Espírito Santo (1), Goiás (1) e Pernambuco (1).