Recorte da programação é dedicado a filmes que dialogam com a cidade de Belo Horizonte e região metropolitana. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 21 de setembro pelo site cinebh.com.br

Estão abertas as inscrições de filmes – longas, médias e curtas - para seleção da mostra A Cidade em Movimento, que integra a programação da 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte que acontece de 29 de outubro a 02 de novembro, em ambiente digital, no site cinebh.com.br.  Podem participar filmes de qualquer gênero (documentário, ficção, experimental, animação, etc.) produzidos dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 21 de setembro de 2020, às 23h59 (horário de Brasília) pelo site www.cinebh.com.br.

Com curadoria assinada pela pesquisadora, produtora e ativista Paula Kimo, a mostra "A Cidade em Movimento" leva em conta o cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus para pensar a temática desta edição. Em tempos em que se é orientado o confinamento social e com isso são criados novos fluxos e rotinas com a cidade, bem como um olhar para o seu interior. Assim, os sonhos passaram a inundar noites e dias, tanto o sonho onírico, aquele que nos leva aos confins do inconsciente, regido por elementos invisíveis e espirituais, quanto o sonho em vigília, aquele nos leva a acreditar em algum futuro, a projetar alguma utopia que nos desloque desse lugar de impotência diante de um inimigo invisível (e outros bastante visíveis).

Nesse sentido, em 2020, a temática da mostra "A Cidade em Movimento" será "Sonhar a cidade", com a proposta de pensar a relação entre a cidade e o sonho. Qual cinema é produzido quando se parte desse lugar do sonho, tanto aquele que conduz de forma onírica e inconsciente, quanto aquele que é possível produzir e fabricar na tentativa de imaginar o amanhã? O que o cinema é capaz de produzir quando se é provocado a pensar os desafios da cidade na perspectiva do sonho? Se é impedido de vivenciar a rua, a cidade, como é possível experimentá-la através do sonho? Que cidade se pode sonhar, experimentar e debater por meio das imagens? Por meio dessas questões, a mostra "A cidade em Movimento" convida o envio de vídeos e filmes que possam instigar uma reflexão sobre a cidade que se sonha (ou que foi sonhada por outros, criando lacunas e exclusões) ontem, hoje e nos tempos por vir.

Mais informações no regulamento, disponível para consulta no site cinebh.com.br.

 

SOBRE A MOSTRA “A CIDADE EM MOVIMENTO”


Criada em 2016, como uma seção na programação da Mostra CineBH, a mostra A Cidade em Movimento consiste em uma ação coletiva em diálogo com as questões, pulsações e movimentos atuais da cidade Belo Horizonte e sua região metropolitana, e que são expressos em performance, exibição de filmes, rodas de conversa e outras manifestações artísticas. É uma janela para dar visibilidade aos discursos produtivos e criativos, ampliando as suas conexões. É também um espaço para ocupar, refletir e propor caminhos para o futuro, do ponto de vista de quem vive e movimenta a cidade. Os filmes exibidos dentro desta mostra constituem um registro e um acervo fundamentais para o entendimento do espaço urbano contemporâneo da cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

SOBRE A MOSTRA CINEBH


A Mostra CineBH está prevista para ser realizada de 22 a 27 de outubro de 2020. Mostra de cinema internacional da capital mineira promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países.

Em função da pandemia de Covid 19, a CineBH terá novo formato, adaptando sua programação para o ambiente digital, com o mesmo propósito de realização da Mostra presencial.

A programação abrangente e gratuita oferecerá exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, realizará programa de capacitação com a oferta de oficinas, workshops e seminário para promover o fomento ao empreendedorismo, a disseminaçãoda informação, a produção e a difunsão conhecimento, a criação oportunidades de rede contatos e negócios com a cadeia produtiva do audiovisual.

A 14ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 11º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2020 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e aCineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

 

***

Link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/ 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundi / cinebh / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

 

SERVIÇO


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO | 14ª CINEBH

Até o dia 21 de setembro, às 23h59 (horário de Brasília)

Pelo site www.universoproducao.com.br

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

INSCRIÇÕES GRATUITAS