Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia a 20 de abril pelo site cineop.com.br

Já estão abertas as inscrições de Projetos Audiovisuais Educativos e Filmes para seleção e exibição na Mostra Educação da 16ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 23 a 28 de junho de 2021, em formato online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site – www.cineop.com.br – até o dia 20 de abril, às 23:59 horas, horário de Brasília.

Os interessados em inscrever tanto Projetos Audiovisuais Educativos, quanto filmes para a Mostra Educação devem consultar o regulamento, realizar o cadastro e preencher o formulário no ato da inscrição. Após o preenchimento do formulário, o projeto/filme entrará na seleção oficial e será avaliado comissão nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação. Não há necessidade de postagem da cópia física.

A Temática Educação da 16ª CineOP enfocará o tema "Processos de Criação Audiovisual e Metodologias de Ensino", enfatizando experiências em que o audiovisual e a educação incorporam diversas formas de interação numa relação inventiva com outras mídias e apresentando diversas formas de experimentação sonora e imagética que inclusive podem acontecer em ambientes virtuais de aprendizagem, aulas remotas síncronas e assíncronas.

 

PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Poderão se inscrever projetos audiovisuais educativos - ações que buscam algum tipo de reflexão junto a produção e circulação de conteúdos para mídias digitais, cinema e televisão, pautados por processos de produção audiovisual escolar e metodologias de ensino - de qualquer país latino-americano, desde que escritos em língua portuguesa.

Serão duas categorias de Projetos Audiovisuais Educativos para apresentação no Encontro da Educação - XIII  Fórum da Rede Kino:

  1. NOVAS METODOLOGIAS PARA O DIGITAL -Produções e projetos que estejam elaborando novas metodologias para o digital, dando destaque para articulações entre o currículo escolar e o audiovisual;
  2. NOVOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO - Produções e projetos que apostam na experimentação de novos processos de criação, fundamentalmente abrindo para outras alternativas da criação audiovisual que incluem o cinema experimental, a videoarte, instalações, a animação, etc.

Em ambas categorias, é preciso enviar produções audiovisuais e projetos educativos cujos processos e metodologia de criação audiovisual serão apresentados (em apresentações de até  10 minutos) posteriormente.

Nessa edição, pretende-se colocar em relação os processos de criação audiovisual e as metodologias de ensino. Para tanto, solicitamos que sejam enviadas, uma produção audiovisual de até 3 minutos e um texto apresentando os processos de criação audiovisual e/ou metodologias de ensino utilizados. Em síntese, propomos que as reflexões apresentadas estejam vinculadas aos vídeos realizados.

A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão, composta por no mínimo três membros, nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para ser divulgada em maio de 2021 pelo site www.cineop.com.br.

 

FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO

Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos, de até 3 minutos, produzidos em contexto educacional – por estudantes, professores, professoras ou cineastas, vinculados a escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal. Produções internacionais deverão obrigatoriamente conter legenda em português.

A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os(as) estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores(as) dos materiais elaborados, filmados, editados.

A proposta consiste em fazer registros dos processos de criação de pequenas histórias ou de ensaios experimentais ou simplesmente dos processos de registro de um momento específico da vida em casa, na cidade, na aldeia ou comunidade quilombola, desde que respeitando o momento de isolamento social. A proposta inclui também a produção de vídeos produzidos colaborativamente em plataformas de videoconferência, visando incorporar trabalhos audiovisuais produzidos em aulas  ou oficinas remotas.

A divulgação do resultado dos filmes selecionados está prevista para ser divulgada em maio de 2021, através do email que consta na ficha de inscrição e pelo site cineop.com.br.Os filmes selecionados serão exibidos na plataforma digital da 16ª CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto/XIII Fórum da Rede Kino em sessão comentada.

 

SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

Empreendimento audiovisual pioneiro desde sua criação (2006), a enfocar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto é o único evento audiovisual brasileiro dedicado à preservação, história e educação e chega a sua 16ª edição de 23 a 28 de junho de 2021, em formato online e com a oferta de uma programação abrangente e gratuita. Promove homenagem, exibição de filmes em pré-estreias e mostras temáticas – longas, médias e curtas, oficinas, debates, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino que colocam em debate conteúdos relevantes que expressam a identidade de uma nação.

 

16ª cineop abre inscrições para projetos audiovisuais educativos e filmes para exbição na mostra educação

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

***

SERVIÇO

16ª CINEOP - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS  EDUCATIVOS E FILMES DA MOSTRA EDUCAÇÃO

Até o dia 20 de abril, às 23h59 (horário de Brasília) pelo site  www.cineop.com.br | INSCRIÇÕES GRATUITAS