Inscrições gratuitas podem ser realizadas até o dia 03 de maio pelo site cineop.com.br

Já estão abertas as inscrições de Projetos Audiovisuais Educativos e Filmes para seleção e exibição na Mostra Educação da 17ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 22 a 27 de junho de 2022, em formato híbrido, com programação presencial na cidade histórica mineira e ações online, ambientadas no site do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site – www.cineop.com.br – até o dia 03 de maio, às 23:59 horas, horário de Brasília.

 

Os interessados em inscrever tanto Projetos Audiovisuais Educativos, quanto filmes para a Mostra Educação devem consultar o regulamento, realizar o cadastro e preencher o formulário no ato da inscrição. Após o preenchimento do formulário, o projeto/filme entrará na seleção oficial e será avaliado comissão nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação. Não há necessidade de postagem da cópia física.

 

A Temática Educação da 17ª CineOP enfocará o tema "Cinemas e Educações: Diálogos", partindo de que não há apenas uma concepção de cinema, nem tampouco uma única maneira de compreender a educação. Por consequência, as relações entre esses dois campos podem ser traçadas de diferentes maneiras. O convite da Temática Educação envolve, então, a escuta do diálogo entre diferentes perspectivas que é produzido a partir do momento em que grupos sociais diversos elaboram o cinema e a educação. 

 

 

PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Poderão se inscrever projetos audiovisuais educativos - ações que buscam algum tipo de reflexão junto a produção e circulação de conteúdos para mídias digitais, cinema e televisão, pautados por processos de produção audiovisual escolar e metodologias de ensino - de qualquer país latino-americano, desde que escritos em língua portuguesa.

Serão duas categorias de Projetos Audiovisuais Educativos para apresentação no Encontro da Educação - XIV  Fórum da Rede Kino:

  1. DIÁLOGOS DOS CINEMAS COM AS EDUCAÇÕES - Produções e projetos que partam do campo dos cinemas e promovam articulações com escolas, com o currículo escolar, com as educações;
  2. DIÁLOGOS DAS EDUCAÇÕES COM OS CINEMAS - Produções e projetos que partam do campo das educações e promovam relações com o campo dos cinemas, compreendendo-o como um campo diverso;

 

Em ambas categorias, é preciso enviar produções audiovisuais e projetos educativos cujos processos e metodologia de criação audiovisual serão apresentados (em apresentações de até  10 minutos) posteriormente.

Nessa edição, pretende-se colocar em relação os processos de criação audiovisual e as metodologias de ensino. Para tanto, solicitamos que sejam enviadas, uma produção audiovisual de até 3 minutos e um texto apresentando os processos de criação audiovisual e/ou metodologias de ensino utilizados. Em síntese, a proposta é que as reflexões apresentadas estejam vinculadas aos vídeos realizados.

A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão, composta por no mínimo três membros, nomeada pela coordenação da Rede Kino e pela curadoria da Temática Educação. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para ser divulgada na segunda quinzena de maio de 2022 também pelo site www.cineop.com.br.

 

FILMES PARA A MOSTRA EDUCAÇÃO

Poderão ser inscritos filmes brasileiros e latino-americanos, de até 3 minutos, produzidos em contexto educacional – por estudantes, professores, professoras ou cineastas, vinculados a escolas/instituições públicas de educação básica e de ensino não-formal. Produções internacionais deverão obrigatoriamente conter legenda em português.

 

A proposta tem como objetivo fornecer elementos para a criação de um encontro entre distintas práticas pedagógicas ligadas ao audiovisual no ambiente escolar, sendo este o foco do Fórum da Rede Kino. Destaca-se ainda o grande interesse em processos colaborativos, horizontais, nos quais os(as) estudantes assumam situações de protagonismo, ocupando efetivamente o lugar de articuladores(as) dos materiais elaborados, filmados, editados.

 

A elaboração dos filmes este ano se organiza em torno dos diálogos que não significam estritamente conversas. Podem ser conversas, também, mas os filmes podem explicitar diálogos entre cinemas e educações; entre natureza, técnica e culturas; diálogos imaginários, entre outros possíveis. Nesse sentido, fazer um ensaio audiovisual pode ser tão interessante quanto elaborar uma história com começo, meio e fim; ou mesmo um ensaio audiovisual realizado a partir da montagem (edição) de imagens de arquivo com uma narração pessoal pode ser uma contribuição para a Mostra Educação.

 

A divulgação do resultado dos filmes selecionados está prevista para ser divulgada na segunda quinzena de maio de 2022, através do email que consta na ficha de inscrição e pelo site cineop.com.br. Os filmes selecionados serão exibidos na plataforma digital da 17ª CineOP– Mostra de Cinema de Ouro Preto/XIV Fórum da Rede Kino em sessão comentada.

 

SOBRE A CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Mostra audiovisual pioneira desde sua criação (2006) a enfocar o cinema como patrimônio em intercâmbio com o mundo e reafirma anualmente seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro. Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação, presta homenagens, realiza exibição de filmes brasileiros e internacionais – longas, médias e curtas - oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e promove anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: Fórum Rede Kino.

 

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022.

Participe da Campanha #eufaçoaMostra

Na Web: www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

***

SERVIÇO

17ª CINEOP - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETOS AUDIOVISUAIS  EDUCATIVOS E FILMES DA MOSTRA EDUCAÇÃO

Até o dia 03 de maio, às 23h59 (horário de Brasília) pelo site  www.cineop.com.br | INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO