Formado por cinco estudantes universitários, o Júri Jovem analisará os longas da mostra Olhos Livres e escolherá o vencedor do Troféu Carlos Reichenbach

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 22 a 30 de janeiro de 2021,divulga a relação de cinco estudantes universitários selecionados para o Júri Jovem. O grupo vai analisar os longas-metragens da mostra Olhos Livres e escolherá um deles para ganhar o Troféu Carlos Reichenbach.

Os universitários foram selecionados entre os participantes da Oficina Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada pelo crítico, programador e professor Victor Guimarães (MG ) durante a 14a CineBH. O objetivo da atividade foi desenvolver uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos. Para a seleção dos integrantes do Júri Jovem foram utilizados como critérios a clareza e a articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão.

O instrutor Victor Guimarães destaca que “a oficina foi uma ótima experiência de interlocução entre jovens críticas e críticos de todo o país, que se mostraram muito abertos ao diálogo, ao encontro com os filmes e às experiências de leitura e escrita”.

De acordo com Guimarães, “o perfil deste Júri Jovem é mais diverso do que em outros anos, sobretudo devido à falta de uma limitação territorial, que permitiu que pessoas de muitos lugares pudessem participar. Acredito que essa diversidade regional - além da diversidade de gênero e racial entre as pessoas selecionadas - será um ganho e tanto para as discussões durante o festival”.

Victor afirma perceber no perfil deste Júri Jovem uma abertura para filmes menos hegemônicos, mais experimentais, menos dependentes do modelo dominante do longa-metragem de ficção. “Acredito que entre as pessoas selecionadas há uma abertura para o novo, para o encontro com o desconhecido, para o deslocamento a partir dos filmes. Essa é uma característica fundamental para quem irá se deparar com os filmes da mostra Olhos Livres”, ressalta.

 

Conheça os cinco integrantes do Júri Jovem da 24a Mostra de Cinema de Tiradentes


  • Anália Alencar, 25 anos, estudante 9° período de Comunicação Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

  • Lorenna Rocha, 24 anos, estudante 10º período da Licenciatura em História, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);

  • Ana Júlia Silvino, 20 anos, estudante 3º período de Rádio, TV e Internet, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

  • Rodrigo Sampaio Cauhi, 20 anos, estudante 6º período do curso de Cinema e Audiovisual, da PUC Minas;

  • Manu Zilveti, 24 anos, estudante do 5° período de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFpel).

 

 

24ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e em formato digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público, no formato online e presencial e inclui a exibição de filmes brasileiros (longas e curtas), pré-estreias, homenagens, debates, encontros com os filmes, oficinas, seminário, mostrinha de Cinema, atrações artísticas.

 

 Link para fotos: https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

 

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção