Os interessados devem se inscrever pelo site www.mostratiradentes.com.br até 5 de janeiro; são 10 oficinas gratuitas com oferta de 240 vagas

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de cinema da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Até 05 de janeiro, os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do evento. São 10 modalidades com oferta de 240 vagas, atendendo a públicos de diferentes idades e interesses. As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo promove anualmente no âmbito do programa Cinema sem Fronteiras com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da indústria cinematográfica contribuindo na formação e capacitação técnica para o mercado de cinema, além de oferecer oportunidades para a nova geração conhecer e aprender o ofício da sétima arte.

 O diretor do longa Elon não acredita na morte, Ricardo Alves Jr.,ministra a oficina de “Direção de atuação para o cinema”. Durante o curso, serão apresentados, discutidos e praticados todos os aspectos essenciais do processo de preparação, criação e filmagem de uma cena, com foco na direção de atores e não-atores. Já a “Assistência de Direção” é tema da oficina ministrada pelo cineasta Marcelo Caetano, que pretende por meio de discussões e exercícios práticos, abranger as funções clássicas do assistente de direção sem deixar de lado as mudanças e atualizações da função.

 Na oficina “Noções básicas de montagem e edição”, os alunos irão aprender, na teoria e prática, aspectos do processo de montagem para cinema e televisão, com o instrutor Daniel Brandi do Couto; para a oficina “Trilha sonora aplicada”, ministrada por Márcio Brant e Felipe Fantoni, será montado um estúdio móvel de áudio devidamente equipado para facilitar o entendimento do uso da linguagem sonora na produção audiovisual; já a oficina “Gif Lumiére – Mostra Tiradentes 20 anos”, de Henrique Kopke, pretende estimular o uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de artes visuais, animação e edição de vídeo, para a criação de ciclos em GIF com imagens de acervo da Mostra Tiradentes.

 Uma das oficinas mais concorridas é a tradicional “Realização em Curta Digital” ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda). Neste minicurso de sete dias, o aluno participa da produção e execução de um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas de destaques, como o carioca Bruno Safadi e o mineiro Gabriel Martins. São 35 vagas para público acima de 18 anos.

 Crianças e adolescentes não ficam de fora. Para os interessados em ingressar na produção cinematográfica, a pedida é o curso “Por trás da câmera”, com Anna Rosaura Trancoso e Bete Bullara, que propõe fazer uma introdução à linguagem audiovisual, passando por várias etapas e funções, como roteiro, direção e câmera. Quem curte a mistura de temas e linguagens artísticas, vai gostar da oficina “Cinema, artes plásticas e meio ambiente”, de Daniella Penna, que tem como objetivo principal trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas. E os jovens que gostam de colocar a mão na massa vão se divertir e aprender com os cursos “Animadíneos - stop motion”, que vai ensinar a técnica de animação utilizando poucos recursos, e “Pinhole: fotografia sem câmera”, que vai mostrar como é possível fazer uma foto sem usar nenhum tipo de equipamento eletrônico.

 Confira abaixo as oficinas que serão ministradas na 20ª Mostra Tiradentes:

 

ADULTO

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Instrutor: Marcelo Caetano
Data: 21 a 23/01 – sábado a segunda
Horário: 13h30 às 18h30
Carga Horária: 15h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nesta oficina estudaremos sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e exercícios práticos, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

 DIREÇÃO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA
Instrutor: Ricardo Alves Jr.
Data: 21 a 24/01 – sábado a terça
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 16h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Todos os aspectos essenciais do processo de preparação, criação e filmagem de uma cena são apresentados, discutidos e praticados ao longo da oficina, tendo como foco a direção de atores e não-atores.

 GIF LUMIÉRE – MOSTRA TIRADENTES 20 ANOS
Instrutor: Henrique Kopke
Data: 21 a 24/01 - sábado a terça
Horário: 09h30 às 13h30
Carga Horária: 16h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Inspirado no livro “A Hipótese Cinema” do cineasta e professor Alain Bergala, a oficina pretende estimular o uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de artes visuais, animação e edição de vídeo, para a criação de ciclos em GIF. Cada participante está convidado a criar um elo entre a sala de cinema e a internet interpretando através de imagens e traduzindo com movimentos, as memórias de 20 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes.

 NOÇÕES BÁSICAS DE MONTAGEM E EDIÇÃO
Instrutor: Daniel Brandi do Couto
Data: 25 a 27/01 - quarta a sexta
Horário: 09h30 às 13h30
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Promover aos alunos conhecimentos teóricos sobre a
ontagem para cinema e televisão, proporcionar um panorama sobre o mercado de montagem para cinema no Brasil e aplicar exercícios de montagem e edição através do aprendizado do software Adobre Premiere.

 REALIZAÇÃO EM CURTA DIGITAL
Instrutor: Luiz Carlos Lacerda
Data: 21 a 27/01 - sábado a sexta
Horário: 10h às 13h e 15h às 18h
Carga Horária: 42h
Número de vagas: 35
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Instrumentalizar teórica e tecnicamente os participantes com composição de uma equipe nos moldes de uma produção profissional, ocupando funções técnicas (roteiro; produção; pesquisa; câmera e fotografia; som; finalização) e artísticas (direção; direção de arte; direção musical e edição) na realização de um curta.

 TRILHA SONORA APLICADA
Instrutor: Márcio Brant e Felipe Fantoni
Data: 24 a 26/01 - terça a quinta
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: A oficina engloba a conceituação da trilha sonora, bem como o entendimento da linguagem aplicado ao audiovisual. Criação de ambiência, dublagem, sound design e composição musical serão abordados junto aos alunos de forma prática envolvendo cenas de filmes. Mixagem e finalização de trilha sonora. Será montado um estúdio móvel de áudio devidamente equipado pelos produtores juntamente a diversos equipamentos de áudio e instrumentos.

 

 INFANTOJUVENIL 

ANIMADÍNEOS - STOP MOTION
Instrutor: Henrique Kopke
Data: 25 a 27/01 - quarta a sexta
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 12 a 15 anos
Objetivos: Quem disse que para fazer animação precisamos de equipamentos caros e sofisticados? Venha participar dessa oficina e aprender através de dinâmicas lúdicas, estimular a criação de animações rápidas e com poucos recursos. Aprender técnicas de animação e planejamento durante o processo de produção.

 CINEMA, ARTES PLÁSTICAS e MEIO AMBIENTE
Instrutora: Daniella Penna
Data: 23 a 27/01 - segunda a sexta
Horário: 14 às 17h
Carga Horária: 15h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 10 a 14 anos
Objetivos: Construir uma instalação urbana progressiva na praça da cidade. Trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas.Estimular através da arte e de forma lúdica a reflexão sobre as relações com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais.

 PINHOLE: FOTOGRAFIA SEM CÂMERA
Instrutora: Bete Bullara
Data: 24 a 27/01 - terça a sexta
Horário: 9h30 às 11h30
Carga Horária: 8h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 09 a 12 anos
Objetivos: Oferecer às crianças o conhecimento da fotografia pinhole e as técnicas de revelação em um laboratório fotográfico.

 POR TRÁS DA CÂMERA
Instrutora: Anna Rosaura Trancoso e Bete Bullara
Data: 23 a 27/01 - segunda a sexta
Horário: 13h às 18h
Carga Horária: 25h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: De 14 a 18 anos
Objetivos: Produção de vídeo, com introdução à linguagem audiovisual com a qual os jovens irão mostrar, sob seus pontos de vista, a importância da Mostra de Tiradentes nesses 20 anos, utilizando a narrativa mista de documentário e ficção. Estes irão experienciar o roteiro, a direção, a câmera e as demais funções por trás da câmera, numa realização coletiva.