Até o dia 05 de junho interessados podem realizar a inscrição gratuitamente. Serão oferecidas cinco modalidades, com 160 vagas no total; interessados podem se cadastrar pelo site

Estão abertas as inscrições para oficinas audiovisuais gratuitas da 12ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 21 a 26 de junho. Até o dia 5 de junho, os interessados devem preencher formulário disponível no site oficial do evento – www.cineop.com.br e aguardar o prazo de seleção.São sete modalidades, seis oficinas e um workshop internacional com oferta de 210 vagas no total, atendendo a públicos e interesses diversos.

As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2017.  Têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, visa estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.  

É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Se o número de inscrições por oficina ultrapassar o número de vagas oferecidas, a seleção será feita conforme critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Os cursos são gratuitos e acontecem no Centro de Artes e Convenções da UFOP, na cidade de Ouro Preto|MG (90 km de Belo Horizonte).

 A oficina “Marketing de Conteúdo para Acesso e Divulgação de Acervos” buscará entender o uso estratégico do marketing de conteúdo para o acesso e divulgação de acervos, em perspectiva prática e teórica. Além disso, busca explicar como a história e a memória podem expandir e ganhar visibilidade por meio digital, levando em consideração as tendências do Marketing 3.0 e os desafios propostos pelas mídias sociais. Será ministrada por Ariane Cristina Gervásio da Silva, da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, com a oferta de 30 vagas.

 “Produção Executiva – Desenvolvimento de Gestão de Projetos Audiovisuais”, ministrada por Edileis Ferreira Novais, abordará o processo de desenvolvimento, execução e prestação de contas de projetos audiovisuais. Instrumentando os participantes para formatação de projetos, os principais mecanismos de fomento direto e indireto, preparação do plano de produção, organização dos recursos, execução financeira e encerramento do projeto, a fim de capacitá‐los para gerenciar a execução de toda produção audiovisual da ideia a distribuição. Serão disponibilizadas 30 vagas para o público.

 O ator, cantor, escritor, produtor e preparador de atores Glauco Wiltenburg será responsável pela oficina “Ator, o espelho da cena”. Com uma oferta de 25 vagas, tem como objetivo apresentar e aplicar a atores e diretores profissionais ou iniciantes o método de análise ativa, ferramenta fundamental para seu trabalho tanto no teatro, como no cinema e tv.

 A diretora e roteirista Joana Oliveira ministrará a oficina “Assessoria de argumentos para longas-metragens”. Por meio dela, 15 inscritos terão a oportunidade de obter assessoria para a melhoria de argumentos de roteiros de ficção, documentário ou animação. Os argumentos serão analisados a fim de fortalecer as estruturas narrativas dos filmes, bem como os personagens e as propostas cinematográficas.

 Com a temática da Educação, a oficina “Introdução à Preservação Audiovisual Digital em Escolas”, que ficará a cargo de Marco Dreer. Serão capacitados 30 professores de educação básica, que trabalham com produção audiovisual, a preservar os conteúdos audiovisuais gerados nas escolas, sobretudo digitais, por meio de soluções simples e de baixo custo. Já Gustavo Jardim, mestre em Cinema e Educação, ministrará a oficina A Imagem no Cinema e Educação”, trazendo uma reflexão sobre o cinema utilizado no contexto de salas de aula. A oficina com oferta de 30 vagas pretende percorrer a história do cinema a fim de buscar elementos para pensar a natureza das imagens e sua relação com a educação.

Além das oficinas, a 12ª edição da CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto promove um workshop internacionalOs meios digitais e a preservação do patrimônio audiovisual. O projeto da Cinemateca Virtual do Chile”,  que será ministrado pelo coordenador da Cinemateca da Universidade do Chile, Luis Horta. O workshop abordará o projeto pioneiro conduzido pela Cinemateca da Universidade do Chile, que desde 2014, busca dar acesso a parte da coleção da instituição utilizando ferramentas e recursos que permitam repensar o lugar de uma cinemateca neste novo contexto digital.  

 Esta iniciativa reafirma a proposta da Universo ao realizar o programa de capacitação, de gerar intercâmbio e troca de experiências entre profissionais e projetos que são referência no campo do audiovisual, além de criar oportunidade de qualificação e reciclagem para os que atuam no setor.

 RELAÇÃO DE OFICINAS

 MARKETING DE CONTEÚDO PARA ACESSO E DIVULGAÇÃO DE ACERVOS
Instrutor: Ariane Gervásio | MG
Período: 21 a 23 de junho (quarta a sexta)
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

ATOR, O ESPELHO DA CENA
Instrutor: Glauco Wiltenburg | SC
Período: 21 a 25 de junho (quarta a domingo)
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 20 horas
Número de vagas: 25 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

PRODUÇÃO EXECUTIVA – DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS
Instrutor: Edileis Ferreira Novais | MG
Período: 23 a 25 de junho (sexta a domingo)
Horário: 9h30 às 13h30
Carga Horária: 12 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

ASSESSORIA DE ARGUMENTOS PARA LONGAS-METRAGENS
Instrutor: Joana Oliveira | MG
Período: 22 a 24 de junho (quinta a sábado)
Horário: 22 e 23/06 de 13h30 às18h e 24/06 de 13h30 às 18h30
Carga Horária: 14 horas
Número de vagas: 15 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

A IMAGEM NO CINEMA E EDUCAÇÃO
Instrutor: Gustavo Jardim | MG
Período: 24 e 25 de junho (sábado e domingo)
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 8 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

INTRODUÇÃO À PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL DIGITAL EM ESCOLAS
Instrutor: Marco Dreer | RJ
Período: 24 e 25 de junho (sábado e domingo)
Horário: 9h às 13h30
Carga Horária: 9 horas
Número de vagas: 30 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos

 
WORKSHOP INTERNACIONAL

Os meios digitais e a preservação do patrimônio audiovisual. O projeto da Cinemateca Virtual do Chile
Instrutor: Daniela Colleoni | Chile
Período: 23 de junho (sexta)
Horário: 16h30 às 18h
Carga Horária: 90 minutos
Número de vagas: 50 vagas
Faixa etária: a partir de 18 anos