A magia do cinema em sessões de filmes ao ar livre e atrações artísticas gratuitas para emocionar e divertir o público de todas as idades no Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto

O Cinema na Cidade chega em Antônio Pereira, Distrito de Ouro Preto, nos dias 22 e 23 de julho (sexta e sábado), à Rua Grande, em frente à Igreja Queimada prometendo emocionar e surpreender a população local. Idealizado pela Universo Produção, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto,  a ação oferece uma programação cultural que inclui sessões de cinema, mostrinha, apresentação musical, quadrilha e show de mágica, em uma estrutura profissional que será montada na Rua Grande, em frente à igreja Queimada. Além da democratização do acesso à cultura e à sétima arte, o projeto tem como ponto central a valorização dos talentos da comunidade.

"O Cinema na Cidade é um programa de integração e expressão da nossa cultura que proporciona o encontro amplo do público com o cinema brasileiro em diálogo com as outras as artes, promove intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias e ocupa de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade. Além disto, fomenta a indústria do entretenimento, gera empregos e renda para o setor e movimento a economia nas cidade por onde ele passa. ", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.

No dia 22, sexta, às 19h30, o evento tem início com a apresentação da Associação Musical Nossa Senhora Da Conceição da Lapa, cujos integrantes são, em sua maior parte, adolescentes do distrito. Na sequência, o  Palhaço Maizena faz intervenção circense para animar e descontrair a plateia. . Às 21h, sessão de cinema com a  exibição do novíssimo longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato.  Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa.

No sábado, dia 23, a programação tem início mais cedo, às 18h, com a intervenção circense  do  Palhaço Maizena que retorna ao local com sua animação para agitar a plateia. Logo após,  tem a Mostrinha, com atrações especiais dedicadas à criançada: uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha e show de mágica com a incrível Família Kradyn. Às 20h, a programação volta a atenção para os valores da comunidade com a apresentação da Quadrilha Arraiá da Rua Grande que reúne 20 pares, entre adultos e adolescentes que se juntaram para manter a tradição da dança no Antônio Pereira com o objetivo de fortalecer a cultura local .

A programação do Cinema na Cidade é gratuita e para toda a família. Ouro Preto/distrito de Antônio Pereira é a terceira cidade a receber o programa, que em 2022,  vai circular e beneficiar  10 municípios mineiros levando arte e cultura para o interior do estado.

 

SOBRE O  PROGRAMA

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorre comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.

Realizado pela Universo Produção, a edição 2022 do Cinema na Cidade - vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Ouro Preto (distrito de Antônio Pereira) Rio Acima, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Congonhas, Catas Altas, Nova Lima, Nova Era, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais,  juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

 

 

PROGRAMAÇÃO | ANTÔNIO PEREIRA - Distrito de Ouro Preto

 

Local: Rua Grande - em frente à Igreja Queimada

 

22 DE JULHO – SEXTA

19H30 - SHOW MUSICAL | ASSOCIAÇÃO MUSICAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA LAPA

Com uma história centenária, a Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa é constituída, atualmente, em sua maior parte, por adolescentes da comunidade de Antônio Pereira, sendo 24 músicos e 16 aprendizes, realizando apresentações dentro e fora do distrito ouro-pretano. A AMNSCL também tem como finalidade desenvolver e executar projetos voltados para o desenvolvimento da ética, da cidadania, da paz, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. É motivo de orgulho para a comunidade, pois além de promover o ensino da música, divulga também o que tem de cultura e arte no distrito.

 

20H30 | INTERVENÇÃO CIRCENSE

 

PALHAÇO MAIZENA

Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens há mais de10 anos, sendo referência no Brasil e no exterior.

 

21H | SESSÃO DE FILME

 

A SOGRA PERFEITA

FICÇÃO/COMÉDIA, DIGITAL, 94MIN, RJ, 2021

Direção: Cris D'Amato

Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes

Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

 

 

23 DE JULHO – SÁBADO

18H | INTERVENÇÃO CIRCENSE

PALHAÇO MAIZENA

Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens há mais de 10 anos, sendo referência no Brasil e no exterior.

 

 

18H30 | MOSTRINHA | SESSÃO DE CURTAS + SHOW DE MÁGICA

 

  • Exibição dos curtas

 

TUCA, O MESTRE CUCA | A PLANTINHA DA PRI, de Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold

ANIMAÇÃO, Digital, Cor, 11min, SC, 2019

 

CAPITÃO TOCHA, de Matheus Amorim

FICÇÃO, Digital, Cor, 16min, GO, 2021

 

DONO DE CASA, de Anderson Lima

Ficção, Cor, Digital, 8min, MG, 2018

 

SONHOS DA ISAH: O LIVRO MÁGICO, de José Ricardo Costa

ANIMAÇÃO, Digital, Cor, 8min, SC, 2022

 

  • Show de Mágica

 

FAMÍLIA KRADYN

 

A Família Kradyn é um grupo de mágicos atualmente radicado em Belo Horizonte e atua  desde 1998 quando Carolina, filha da dupla Kradyn & Eliana completou 3 anos de idade e passou a atuar junto ao irmão, Kradyn Junior, na época com 10 anos, mas que também iniciou na mágica aos 3 anos de idade. De lá para cá já se apresentaram em centenas de cidades de 8 estados Brasileiros.

 

Neste evento em Antonio Pereira, a Família Kradyn levará uma coletânea de efeitos mágicos que levam a diferentes públicos de diferentes localidades. Um show voltado para crianças e adultos se deliciarem com a arte de entreter através da ilusão e do desconhecido.

 

 

20H | QUADRILHA

 

ARRAIÁ DA RUA GRANDE

O Arraiá da Rua Grande é um grupo de adultos e adolescentes do Distrito de Antônio Pereira que se juntaram para continuar a tradição da dança que, desde 2018, dançam nas festas juninas e julinas do distrito. São cerca de 20 pares que buscam, através dos passos, reinventar a maneira de dançar quadrilha, mas sem deixar as tradições de lado. A intenção é fortalecer a cultura local e trazer outras culturas para jovens e adultos.

 

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao 

No Facebook: universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod    

No LinkedIn: universo-produção

 

Serviço

CINEMA NA CIDADE | 2022  | ANTONIO PEREIRA - DISTRITO DE OURO PRETO - 22 E 23 DE JULHO, RUA GRANDE - EM FRENTE À IGREJA QUEIMADA

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  INSTITUTO CULTURAL VALE

Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL