Programa beneficia alunos e educadores com sessões cine-escola e cine-debates; inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.cineop.com.br

A 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 13 a 18 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto, está com inscrições abertas e gratuitas para o Cine-Expressão - A Escola vai ao Cinema. O programa oferece uma agenda que une as linguagens cinema e educação direcionada aos estudantes e educadores, com a oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates para crianças a partir de cinco anos de idade.

“Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são diretrizes do Cine-Expressão. É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, através da promoção de sessões cine-escola, cine-debates, lançamento de livros, encontros e debates dirigidos a estudantes e educadores”, explica a coordenadora geral do evento e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

As escolas interessadas em participar do programa podem se inscrever até 28 de maio pelo site cineop.com.br. As sessões serão realizadas no Cine Vila Rica e no Cine-Teatro (Centro de Convenções), que receberá a instalação de um cinema digital especialmente para receber a programação. A expectativa é atender mais de três mil estudantes da rede de ensino de Ouro Preto durante o evento. As sessões serão realizadas nos dias 15 e 18 de junho com exibições de filmes brasileiros que abordam temas universais e pertinentes ao mundo contemporâneo.

Para crianças de 05 a 07 anos, serão exibidos quatro curtas, nos dias 15 de junho, às 8h30 e 14h; e 18 de junho, às 14h, no Cine-Teatro: a animação “No caminho da escola”; “Dourado”, ficção de Bernardo Teixeira; “A natureza agradece”, animação de Ricardo Podestá; e “Dando asas à imaginação”, animaçãode Arthur Felipe Fiel e João Marcos Nascimento.

Já os estudantes de 08 a 10 anos poderão conferir, no dia 18 de junho, às 8h30 e 14h, no Cine Vila Rica, os curtas poderão conferiros curtas “Cadarço”, ficção de Eduardo Mattos; “Sistema Solar”, ficção de Matheus alafaia; “Metamorfose”, animação de Jane Carmen Oliveira e “O menino que fez um museu”, documentário de Sérgio Utsch.

Para os estudantes de 11 a 13 anos, serão exibidos no dia 15 de junho, às 8h30 e 14h, no Cine Vila Rica, o longa-metragem “Jonas e o circo sem lona”, documentário da diretora Paula Gomes.

E os jovens a partir de 14 anos poderão conferir o documentário “Intolerância.doc”, documentário direção de Suzanna Lira, agendada para o dia 18 de junho, às 8h30, no Cine-Teatro.