Pela primeira vez, a cidade mineira será palco do programa que leva atrações culturais gratuitas em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, nos dias 14 e 15 de julho. Além das sessões de cinema, programação inclui shows musicais, espetáculo de mágica e intervenções circenses. Dentre os destaques, o filme sobre o cantor e compositor Belchior.
Nos dias 14 e 15 de julho, sexta-feira e sábado, Caeté vai receber, pela primeira vez, o programa Cinema na Cidade, que, em sua edição 2023, leva diversão para toda família em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso. O público poderá participar de sessões de cinema, shows musicais, intervenções circenses e apresentação de mágica. Toda a programação é oferecida gratuitamente.
Caeté é a quinta cidade a receber a edição 2023 do programa audiovisual, que, até novembro, vai circular por 10 municípios mineiros levando arte e cultura para o interior do estado e promovendo o encontro do público com o cinema brasileiro. O Cinema na Cidade tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
"O programa foi idealizado para ser uma nova frente regionalizada de cultura, lazer e entretenimento para gerar integração entre as comunidades, proporcionar o encontro amplo do público com o cinema brasileiro, promover a formação de novas plateias, criar espaços alternativos de exibição, fomentar a indústria cinematográfica e conectar o cinema com as outras e valorizar as culturais locais, ocupando de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.
No dia 14/7, sexta, às 20h, o evento tem início com muita diversão com a intervenção circense do Palhaço Maizena com números de tirar o fôlego, que envolvem malabarismo, acrobacias e equilibrismo. Às 20h30 com direção de Natália Dias e Camilo Cavalcanti, o emocionante filme Belchior - Apenas um Coração Selvagem passa pela carreira do cantor, compositor e instrumentista. Para encerrar a noite, às 22h, vamos dançar com Rafa Vieira e convidados, com repertório voltado para as festividades dessa época do ano.
No dia 15/7, sábado, a programação começa mais cedo, às 17h, com a tradicional Fanfarra da FEC que continua “fazendo barulho” há 60 anos. Às 17h30, o Palhaço Alegria Também traz alegria e diversão para crianças, jovens e adultos. Em seguida, às 18h tem Mostrinha com curtas pra criançada. Às 19h é hora de fazer uma pausa para a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, mas às 20h voltamos com o incrível mágico Roni Rodan. Na sequência, será exibida a divertida comédia "Juntos e Enrolados", de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put. O longa conta a história de Júlio (Rafael Portugal) e Daiana (Cacau Protásio) que, após dois anos juntos, finalmente conseguem economizar o suficiente para realizar a tão sonhada festa de casamento, mas pouco antes da cerimônia, uma mensagem no celular do noivo acabou enrolando todos os planos. Muita confusão e muitas gargalhadas para o público.
Para finalizar com grande animação o Cinema na Cidade em Caeté, teremos a apresentação de um grupo artístico local, exclusivamente feminino, formado por cerca de 100 mulheres, os Tambores da Piedade, grupo de percussão que nasceu do sonho da Patrícia Xavier somado ao desejo de muitas outras mulheres do município de aprenderem a tocar instrumentos como tambor, o xequerê, repinique e caixa. O público vai se divertir, balançar e dançar!
A etapa de Caeté do programa Cinema na Cidade 2023 conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura Municipal de Caeté. A idealização e realização é da Universo Produção.
SOBRE O PROGRAMA
Idealizado pela Universo Produção e com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cinema na Cidade é um programa cultural, social e turístico que oferece uma programação gratuita com sessões de cinema de filmes brasileiros em conexão com as outras artes e com os valores artísticos das cidades. O objetivo é promover o encontro do público com o cinema brasileiro, com a cultura local e com o entretenimento de forma democrática e participativa, tornando um importante foco irradiador da cultura beneficiando, principalmente, as cidades que não possuem sala de cinema.
De abril a novembro de 2023, o Cinema na Cidade vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Antonio Pereira (distrito de Ouro Preto), Betim, Caeté, Rio Acima, Santa Luzia, Brumadinho, Catas Altas e Nova Lima.
Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, o Instituto Cultural Vale e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.
VALORIZA A CULTURA.
INTEGRA COMUNIDADES.
GERA DESENVOLVIMENTO.
CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.
CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.
PROGRAMAÇÃO | CAETÉ
Local: Em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
14 DE JULHO - SEXTA
20h - INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO MAIZENA
Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens há mais de10 anos, sendo referência no Brasil e no exterior.
20h30 - SESSÃO DE CINEMA | BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM
BELCHIOR - APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM
DOCUMENTÁRIO, COLORIDO, DIGITAL, 90MIN, SP, 2022
Direção: Natália Dias e Camilo Cavalcanti
Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente Belchior, em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense que com sua obra e suas ideias cortantes marcou e ainda marca a vida de tanta gente.
22h - SHOW | RAFA VIEIRA
Rafa Vieira, Caeteense, Músico autodidata, ingressou na música aos 16 anos de idade, tendo o Violão como seu instrumento favorito, já fez parte de Grupo de Pagode, Grupo Musical para Cerimônia de Casamentos, Banda de Baile e também Banda de Axé Music.Em festas típicas, como no mês de Junho e Julho, vem se apresentando com um repertório voltado para essas festividades.
15 DE JULHO - SÁBADO
17h - MÚSICA | FANFARRA DA FEC
FANFARRA DA FEC
A FANFARRA EDUCATIVA foi criada nos anos 60. Hoje ela é parte da Fundação Educacional de Caeté (FEC) e abrange integrantes voluntários de vários pontos da cidade. Mantém o título de recordista mineira de toques distintos e múltiplas evoluções de bateria, com onze toques diferenciados, mais quatro variações, e seis introduções diferentes. A FANFARRA EDUCATIVA DA FEC continua "fazendo barulho"!
17h30 - INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM
Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.
18h - MOSTRINHA | SESSÃO DE CURTAS
- Exibição dos curtas
JOÃO NO REINO DE PAPELÃO, de Rodrigo Vulcano e Lucas Lima
Animação, Digital, Cor, 16min, MG, 2021
TUCA O MESTRE CUCA: A PLANTINHA DA PRI, de Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold
ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 11MIN, SC, 2019
TEO, O MENINO AZUL, de Hygor Amorim
Animação, Digital, Cor, 11min, sp, 2022
19h30 - SHOW DE MÁGICA | RONI RODAN
RONI RODAN
Muita diversão, interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades
20h - SESSÃO DE CINEMA | JUNTOS E ENROLADOS
JUNTOS E ENROLADOS
COMÉDIA, DIGITAL, 94MIN, RJ, 2022
Direção: Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put
Elenco: Rafael Portugal, Cacau Protásio, Evelyn Castro, Fábio de Luca, Fafy Siqueira, Emanuelle Araújo, Marcos Pasquim, Leandro Ramos, Matheus Ceará, Berta Loran, Tony Tornado, Neusa Borges, Paulo Carvalho, Jon Vlogs, Otávio Martins, Joel Vieira, Aarhon Pinheiro, Cezar Maracujá, Fábio Guará, Francine Flach, .
Após dois anos juntos, Júlio (Rafael Portugal) e Daiana (Cacau Protásio) finalmente conseguem economizar o suficiente para realizar a tão sonhada festa de casamento. O grande dia chegou! Mas pouco antes da cerimônia, uma mensagem no celular do noivo acabou enrolando todos os planos. O casamento pode até ser cancelado, mas a festa não pode parar!
21h30 - MÚSICA | TAMBORES DA PIEDADE
Tambores da Piedade é um grupo exclusivamente feminino de percussão que nasceu do sonho da Patrícia Xavier somado ao sonho de muitas outras mulheres do município de Caeté que também tinham a vontade aprender instrumentos de percussão. Tambores da Piedade é um nome dado em homenagem ao monumento natural da Serra da Piedade. Faz homenagem, também, a Nossa Senhora da Piedade e força que vem do feminino. O grupo utiliza o tambor, o xequerê ou abgê, bem como tamborim, repinique e caixa.Instrumentos musicais utilizados desde tempos antigos em muitas manifestações culturais, sobretudo de origem africana e indígena.O grupo hoje é formado por mais de 100 mulheres de Caeté e região.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
link para fotos
https://www.flickr.com/photos/universoproducao/
***
Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2023.
Na Web: universoproducao.com.br
No Instagram: @cinemanacidade / @universoproducao
No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
Serviço
CINEMA NA CIDADE |ABRIL A NOVEMBRO DE 2023 | CAETÉ - 14 E 15 DE JULHO, EM FRENTE À IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE
Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETÉ
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção | (31) 3282.2366 Laura Tupynambá | (31) 99534-6310 - imprensa@universoproducao.com.br