Atrações gratuitas incluem sessões de cinema ao ar livre, shows, intervenções circenses e apresentações culturais e artísticas

O Programa Nova Era de Arte e Educação traz o  Cinema na Cidade para Santa Bárbara, nos dias 04 e 05 de agosto (quarta e quinta), na Praça da Estação Ferroviária, e ao distrito de Brumal, nos dias 06 e 07 de agosto (sábado e domingo), no Largo de Santo Amaro. Idealizado pela Universo Produção, com patrocínio da MR Mineração e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara,   a ação oferece uma programação cultural gratuita que inclui sessões de cinema, mostrinha, apresentações musicais, intervenções circenses e show de mágica. Além da democratização do acesso à cultura e à sétima arte, o projeto, que promete divertir e emocionar a população local, tem como ponto central a valorização dos talentos da comunidade.

"O Cinema na Cidade é um programa de integração e expressão da nossa cultura que proporciona o encontro amplo do público com o cinema brasileiro em diálogo com as outras as artes, promove intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias e ocupa de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade beneficiada  pelo programa. Além disto, fomenta a indústria do entretenimento, gera empregos e renda para o setor e movimento a economia nas cidades por onde ele passa.", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.

 

SANTA BÁRBARA

Em Santa Bárbara, o Cinema na Cidade será instalado na Praça da Estação Ferroviária (Rua Padre Lucindo, 170). No dia 04, quinta, às 19h, o evento tem início com a apresentação da Corporação Musical Santo Antônio, que, em 2014 foi reconhecida e registrada como  Patrimônio Cultural Imaterial, se afirmando como parte indissociável da história e identidade cultural de Santa Bárbara. Na sequência, o  Palhaço Sufoco faz intervenção circense para animar e descontrair a plateia. Às 20h30, tem a Mostrinha, com atrações especiais dedicadas à criançada: uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha e show de mágica com o incrível Roni Rodan.

Na sexta, dia 05, a programação promete fazer o público dar boas risadas. Tem início às 19h, com a apresentação do espetáculo circense " Qualé o pé", do grupo Psiu de Luz com o Palhaço Serragi em cena que vai divertir a plateia com as travessuras e confusões que surgem no decorrer da apresentação. Na sequência, terá sessão de cinema ao ar livre com  a exibição do novíssimo longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato.  Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa.

E, logo após, a apresentação do Duo Fernando Augusto e Alex Silva, que nasceu na cidade de Santa Bárbara no ano de 2021, partindo das experiências musicais dos artistas que levam ao público o melhor do Pop Rock e MPB.

 

BRUMAL

Em Brumal, o Cinema na Cidade desembarca no Largo de Santo Amaro levando cultura e diversão para o público e integrando a programação do 1º Festival Brumal a Gosto. No sábado, dia 06 de agosto, a programação começa às 18h com exibição dos 10 melhores curtas de cada uma das três categorias do Festival de 1 Minuto das Escolas. Às 19 horas será a exibição do longa Herança – A Cavalhada em Brumal. O documentário de Guilherme Reis narra a Cavalhada de Santo Amaro, que há 80 anos é realizada em Brumal, distrito de Santa Bárbara/MG. Tudo começou, em 1937, com os tropeiros Jorge Calunga e Amaro Antônio e, hoje, seus descendentes mantêm viva a herança recebida.

No domingo, dia 07, a partir de 19 horas teremos uma programação especialmente dedicada às crianças e a toda família. A alegria e irreverência do Palhaço Maizena abre a programação. Na sequência, é a vez da Mostrinha, que vai divertir e emocionar a criançada com uma sessão de curtas e fechamos com o show de mágica de Roni Rodan.

A programação do Cinema na Cidade é gratuita e para toda a família. E você pode acompanhar pelo instagram @cinemanacidade

  

SOBRE O  PROGRAMA

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorre comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.

Realizado pela Universo Produção, a edição 2022 do Cinema na Cidade - vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Ouro Preto (distrito de Antônio Pereira) Rio Acima, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Congonhas, Catas Altas, Nova Lima, Nova Era, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

 

 

PROGRAMAÇÃO | SANTA BÁRBARA

Local: Praça da Estação Ferroviária (Rua Padre Lucindo, 170)

 

04 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA – 19 HORAS

 

APRESENTAÇÃO DA CORPORAÇÃO MUSICAL SANTO ANTÔNIO

Fundada em 1923, a Corporação Musical Santo Antônio constitui-se como um dos símbolos da arte e cultura de Santa Bárbara. Tanto no que se refere aos significados elaborados em sua historicidade, quanto em sua representação e apropriação contemporânea, a banda, como é popularmente reconhecida, vincula-se fortemente ao cotidiano cultural e aos rituais coletivos da cidade.

 

INTERVENÇÃO CIRCENSE – PALHAÇO SUFOCO

Sufoco revela-se um multi-artista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista. Um espetáculo cheio de virtuosismo técnico, comicidade e emoção.

 

MOSTRINHA DE CINEMA – EXIBIÇÃO DE CURTAS

TUCA, O MESTRE CUCA | A PLANTINHA DA PRI, de Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold

ANIMAÇÃO, 11min, SC, 2019

DONO DE CASA, de Anderson Lima

Ficção,  8min, MG, 2018

TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM, de Frederico Cabral

FICÇÃO, 15min, rs, 2011

 

SHOW DE MÁGICA

RONI RODAN

Muita diversão, interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades.

 

05 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – 19 HORAS

ESPETÁCULO CIRCENSE "QUALÉ O PÉ" COM PALHAÇO SERRAGI, do grupo Psiu de Luz

A proposta do Palhaço Serragi é, no risco do agora, experimentar o prazer de estar em cena se divertindo e brincando com as travessuras e confusões que surgem ao longo do enredo, numa tentativa de manter uma boa relação de aproximação com o público presente.

O espetáculo é regado de música, números de picadeiro e um bom causo de pescador

 

SESSÃO DE FILME

 

A SOGRA PERFEITA

FICÇÃO/COMÉDIA, DIGITAL, 94MIN, RJ, 2021

Direção: Cris D'Amato

Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes

Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

 

SHOW  - DUO FERNANDO AUGUSTO E ALEX SILVA

O Duo Fernando Augusto e Alex Silva, nasceu na cidade de Santa Bárbara-MG no ano de 2021, partindo das experiências musicais dos artistas que levam ao público o melhor do Pop Rock e MPB.

 

 

PROGRAMAÇÃO | BRUMAL - Distrito de Santa Bárbara

Local: Largo de Santo Amaro

 

DIA 06 DE AGOSTO | SÁBADO

 

18  HORAS

Festival de 1 Minuto das Escolas

Exibição dos 10 melhores curtas de cada uma das três categorias

 

19 HORAS

SESSÃO DE FILME

HERANÇA – A CAVALHA EM BRUMAL

DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, 70MIN, MG, 2018

Direção: Guilherme Reis

A história de uma amizade é perpetuada na feitura de uma festa popular, a Cavalhada de Santo Amaro, que há 80 anos é realizada em Brumal, distrito de Santa Bárbara/MG. Tudo começou, em 1937, com os tropeiros Jorge Calunga e Amaro Antônio e, hoje, seus descendentes mantêm viva a herança recebida.

 

 

DIA 07 DE AGOSTO | DOMINGO – 19 HORAS

INTERVENÇÃO CIRCENSE – PALHAÇO MAIZENA

Um múltiplo artista circense que desenvolve trabalhos artísticos através de diversas linguagens há mais de10 anos, sendo referência no Brasil e no exterior.

 

MOSTRINHA DE CINEMA – EXIBIÇÃO DE CURTAS

TUCA, O MESTRE CUCA | A PLANTINHA DA PRI, de Rubens Belli, Felipe Tadeu Gondim e Rafael Pasold

ANIMAÇÃO, 11min, SC, 2019

NO CAMINHO DA ESCOLA de Alunos do Projeto Animação

ANIMAÇÃO, 9min, ES, 2017

DONO DE CASA, de Anderson Lima

Ficção,  8min, MG, 2018

SONHOS DA ISAH: O LIVRO MÁGICO, de José Ricardo Costa

ANIMAÇÃO, 8min, SC, 2022

 

SHOW DE MÁGICA

RONI RODAN

Muita diversão, interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades.

  

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

 

***

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao 

No Facebook: universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod    

No LinkedIn: universo-produção

 

 

Serviço

CINEMA NA CIDADE 2022 

SANTA BÁRBARA – 04 E 05 DE AGOSTO | PRAÇA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (RUA PADRE LUCINDO, 170)

BRUMAL | 06 E 07 DE AGOSTO | LARGO DE SANTO AMARO

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  MR MINERAÇÃO

Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL