Evento acontece de 24 a 27 de março, nos bairros Padre Faria e Piedade; programação gratuita inclui sessões de filmes brasileiros, atrações circenses e shows de mágica

Ação integrante da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que chega a sua 17ª edição de 22 a 27 de junho deste ano, o CineOP nos Bairros retorna à cidade mineira, de 24 a 27 de março (quinta a domingo),  levando cultura e diversão às comunidades dos bairros Padre Faria e Piedade. A programação, gratuita e ao ar livre, conta com sessões de cinema, intervenções circenses e espetáculos de mágica.

“O CineOP nos Bairros é um programa de integração que acontece para ampliar o benefício e o alcance das edições anuais da CineOP, levando cultura para as comunidades, apresentando o cinema brasileiro para público de todas as idades, ao mesmo tempo em que cria oportunidades de convívio, entretenimento e lazer nas comunidades”, afirma Raquel Hallak, coordenadora da CineOP e CEO da Universo Produção - empresa idealizadora do evento.

Em 2022, a primeira etapa da programação do CineOP nos Bairros irá acontecer, de 24 a 25/3 (quinta e sexta), na Pracinha Padre Faria, e de 26 a 27/3 (sábado e domingo), no pátio ao lado da Capela da N. S. da Piedade. Ambos os locais receberão a instalação de um cinema ao ar livre.

No dia 24, quinta, às 18h30, o evento tem início na Pracinha Padre Faria em clima circense com a intervenção artística do Palhaço Alegria Também, que apresenta números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica e equilibrismo, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com a plateia que vai poder conferir, na sequência, o talento da moçada da comunidade do Projeto Karatê Dô Nova Geração. A exibição do longa premiado "O Palhaço", direção de Selton Mello, fecha a programação às 19h30. O filme, que traz as aventuras do Palhaço Benjamin (vivido por Selton), promete emocionar o público.

 Na sexta, dia 25, às 18h30, o Palhaço Alegria Também retorna à Pracinha Padre Faria para abrir a programação do dia com diversão e interação com o público. Logo após, às 19h, tem Apresentações Culturais da Comunidade, com Grupo Cativeiro De Capoeira e Escola Ouropretana De Boxe. Às 20h, é a vez do incrível Roni Rodan surpreender a todos com um show de mágica de tirar o fôlego. Já às 21h, será exibido o novíssimo longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato.  Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa.

No sábado, dia 26, é a vez do Bairro Piedade receber o CineOP no Bairros. A programação no pátio ao lado da Capela da Piedade tem início às 18h com atrações especiais dedicadas à criançada: uma recepção calorosa e divertida com o Palhaço Alegria Também seguida de uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha. Às 20h30, o público é convidado a conferir a exibição do filme "Maria do Caritó", direção de João Paulo Jabur. O longa estrelado por Lília Cabral promete boas risadas ao acompanhar as desventuras de Maria que, prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, busca encontrar o verdadeiro amor.

 No domingo, dia 27, a programação tem início às 17h no pátio ao lado da Capela da Piedade, com a animação já característica do Palhaço Alegria. Logo após, às 17h30, a Família Kradyn entra em cena para um Show de Mágica especial. Às 18h30, a programação chega ao fim com muita alegria com a exibição do longa Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral, de Halder Gomes. Na história, o dono de uma locadora tem uma idéia absurda para evitar sua falência: produzir um filme de alienígenas usando as pessoas mais feias da população local. 

 

Confira a programação do CineOP nos Bairros:

  

PROGRAMAÇÃO | CINEOP NOS BAIRROS | BAIRRO PADRE FARIA

 Local: Pracinha do Padre Faria

 

DIA 24/03 | QUINTA-FEIRA

18H30 - INTERVENÇÃO CIRCENSE

PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

 

19H - APRESENTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE

          PROJETO KARATÊ DÔ NOVA GERAÇÃO

 Parceria: Associação Comunitária Padre Faria

 

19h30 - EXIBIÇÃO DO FILME

 O PALHAÇO

Ficção/Aventura, Digital, 88min, RJ, 2011

 Direção: Selton Mello

Elenco:  Selton Mello, Paulo José, Tonico Pereira, Larissa Manoela, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro

 Benjamim e seu pai, Valdemar, formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

  

DIA 25/03 | SEXTA-FEIRA

18H30 - INTERVENÇÃO CIRCENSE

PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

 

19H - APRESENTAÇÕES CULTURAIS DA COMUNIDADE

           GRUPO CATIVEIRO DE CAPOEIRA
           ESCOLA OUROPRETANA DE BOXE

 Parceria: Associação Comunitária Padre Faria

 

20h - SHOW DE MÁGICA

 Mágico: Roni Rodan

Muita diversão,  interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades.

 

21H – EXIBIÇÃO DO FILME

 A SOGRA PERFEITA

Ficção/Comédia, Digital, 94min, RJ, 2021

 Direção: Cris D'Amato

Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes

 Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

  

PROGRAMAÇÃO | CINEOP NOS BAIRROS | BAIRRO PIEDADE

 Local: Pátio ao lado da Capela da N. S. da Piedade

 

DIA 26/03 | SÁBADO

18H - MOSTRINHA | INTERVENÇÃO CIRCENSE + SESSÃO DE CURTAS

PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.

 

  • Exibição dos curtas

O MEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

Animação, Cor, Digital, 10min, MG, 2021

Direção: Jaqueline Dulce Moreira

Ana Galocha encontra um novo e inusitado bichinho de estimação e isto cria muita confusão na sua casa e entre suas amigas. Enquanto cuida do seu bichinho a menina aprende muitas coisas sobre estes curiosos bichinhos e descobre uma nova forma de se divertir.

 

VENTO  VIAJANTE

Animação, Cor, Digital, 6min, CE, 2020

Direção: Os Alunos / Analúcia Godoi

Um dia o Vento decidiu viajar para o Nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e de deixou saudades.

 

DONO DE CASA

Ficção, Cor, Digital, 8min, MG, 2018

Direção: Anderson Lima

Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

 

O FIM DO RECREIO

Ficção, Cor, Digital, 17min, PR, 2012

Direção: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo!

 

20H30 – EXIBIÇÃO DO FILME

MARIA DO CARITÓ

Ficção/Comédia, Digital, 95min, RJ, 2019

Direção:João Paulo Jabur

Elenco: Lilia Cabral, Leopoldo Pacheco, Juliana Carneiro da Cunha, LARISSA BRACHER, Alice Assef, KelzyEcard, Fernando Sampaio, Priscila Steinman, Gustavo Vaz, Sylvio Zilber

Cansada da vida solitária que leva, Maria (Lilia Cabral) sonha em encontrar um verdadeiro amor. Prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, só mesmo um milagre poderia ajudar. A única certeza que Maria tem é que, custe o que custar, ela precisa desencalhar e sair de uma vez desse Caritó.

 

DIA 27/03 | DOMINGO

17H - INTERVENÇÃO CIRCENSE

PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

 

17H30 - SHOW DE MÁGICA

Mágicos: Família Kradyn

A Família Kradyn é um grupo de mágicos atualmente radicado em Belo Horizonte e atua  desde 1998 quando Carolina, filha da dupla Kradyn & Eliana completou 3 anos de idade e passou a atuar junto ao irmão, Kradyn Junior, na época com 10 anos, mas que também iniciou na mágica aos 3 anos de idade. De lá para cá já se apresentaram em centenas de cidades de 8 estados Brasileiros.

Neste evento em Ouro Preto, a Família Kradyn levará ao CineOP nos Bairros uma coletânea de efeitos mágicos que levam a diferentes públicos de diferentes localidades. Um show voltado para crianças e adultos se deliciarem com a arte de entreter através da ilusão e do desconhecido.

 

18H30 – EXIBIÇÃO DO FILME 

CINE HOLLIÚDY 2 – A CHIBATA SIDERAL

 

Ficção/Comédia, Digital, 100min, CE, 2019

Direção:Halder Gomes

Elenco:Edmilson Filho, Miriam Freeland, Ariclenes Barroso, Falcão, Milhem Cortaz, Roberto Bontempo, Samantha Schmütz, Chico Diaz

 Com a chegada do videocassete à casa das pessoas, Francisgleydisson se vê obrigado a fechar o seu querido Cine Holliudy. Isso compromete o pagamento da faculdade do seu filho, agora com 18 anos. Para salvar sua situação, ele decide produzir um filme de alienígenas usando as pessoas mais feias da população local. 

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o CineOP nos Bairros e a 17ª CineOP

 

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao  No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod     No Facebook: cineop / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

 

Serviço

CINEOP NOS BAIRROS | 24 A 27 DE MARÇO DE 2022  | PADRE FARIA E PIEDADE / OURO PRETO

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  INSTITUTO VALE CULTURAL

Apoio: PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL