Mesa realizada na tarde de quarta discutiu os desafios e as incertezas da produção brasileira no atual contexto político e econômico do país

Em intensa discussão sobre a temática da 13ª CineBH (Internacionalização do Cinema Brasileiro e os Desafios para o Futuro) durante a tarde de quarta-feira, 18/9, no Teatro João Ceschiatti, o produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, a curadora e pesquisadora Janaína Oliveira e o crítico de cinema e ex-assessor da Ancine Eduardo Valente apresentaram suas reflexões sobre o atual cenário do audiovisual brasileiro. A mesa teve como ponto de partida a internacionalização do cinema do país e acabou por se tornar uma conversa sobre os desafios e incertezas diante de um Governo Federal cujas políticas (ou o encerramento das mesmas) ameaçam a indústria audiovisual.

“Apesar das promessas de extinção da Ancine, uma possibilidade real de paralisar uma atividade como a do cinema brasileiro é a inanição, é o impedimento de que essa atividade opere, e isso esse governo pode fazer”, disse Valente. “O setor audiovisual lida muito mal com a ideia de incerteza. No mês que vem, ano que vem, daqui a dois anos... Não é possível saber qual será a situação do cinema brasileiro. Por isso, é difícil discutir estratégias para o futuro”.

 

 

Rodrigo Teixeira, produtor de “A Vida Invisível” – premiado no Festival de Cannes e exibido na abertura da CineBH –, demonstrou pessimismo ao relatar reuniões das quais participou com representantes do Ministério da Cidadania. “Eles são confusos, não fazem a menor ideia do que estão fazendo. Existe uma ignorância muito grande sobre o impacto dos filmes brasileiros no exterior”, comentou.

Para Rodrigo, o resultado da paralisação pela qual passam as políticas públicas do setor em 2019 já será sentido na menor presença brasileira em eventos de cinema no ano que vem. “Não tem tantos filmes em produção nesse momento no Brasil, muitos projetos estavam aguardando um dinheiro que não entrou. Estávamos num período de entressafra e agora eles não estão sendo feitos”.

Para Janaína Oliveira, a luta do setor precisa passar por outras frentes, entre elas a definição sobre que tipo de conquistas se está buscando. Ela defendeu maior inclusão e atenção a realizadores que não estão inseridos dentro de uma estrutura de produção que passa por editais, fundos, laboratórios e outras iniciativas – em especial cineastas de periferia. “Talvez a crise desse momento seja um momento oportuno para que possamos rever um pouco as coisas”, disse Janaína.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019
Participe da Campanha #EufaçoaMostra Use a hastag #cinebh2019 #brasilcinemundi2019
Na Web: www.universoproducao.com.br No Instagram: @universoproducao
No Twitter: @universoprod    No Facebook: universoproducao / mostratiradentes / cineop / cinebh
 
SERVIÇO
13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 
BRASIL CINEMUNDI - 10th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
17 a 22 de setembro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE
Parceria Cultural: SESC EM MINAS
Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL,INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, SESI/ FIEMG, SEBRAE, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOT, MISTIKA, NAYMAR/CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, OI, APPA - ARTE E CULTURA, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO, CAFÉ 3 CORAÇÕES.
Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB(Itália), MAFF(Espanha), VENTANA SUR(Argentina), BIOBIOCINE(Chile),  CONECTA/CHILEDOC(Chile), DOCSP(Brasil), DOCMONTEVIDEO(Uruguai), INSTITUTO OLGA RABINOVICK/PROJETO PARADISO (Brasil)
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL



LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes| Instalação da CENTRAL DO CINEMA - *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Área de Convivência Cine-Café
Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima
Cine Theatro Brasil Vallourec| *Grande-Teatro
Centro Cultural Sesiminas |*Teatro Sesiminas
MIS Cine Santa Tereza | *Sala de Cinema