Protagonismo das mulheres e diversidade nos curtas dominam a programação da Mostra nesta terça, 22 de janeiro

O empoderamento e o protagonismo feminino dão o tom desta terça-feira na programação da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que segue até o próximo dia 26. Os três longas exibidos ao longo do dia trazem mulheres à frente de tramas que refletem as transformações e desarranjos do atual cenário sociopolítico brasileiro e mundial.

Às 15h, no Cine-Teatro Sesi, “Bimi Shu Ikaya” conta a história de Bimi, primeira mulher indígena Huni Kuin a organizar sua própria aldeia, uma atividade até então exclusiva dos homens. Parte da Mostra Corpos Adiante, que explora a grande temática desta edição do evento, o filme é dirigido por integrantes da própria tribo: Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube.

Já “Trágicas”, terceiro longa da Mostra Olhos Livres, justapõe depoimentos de mulheres contemporâneas – exiladas, vítimas de violência doméstica, estatal ou que não puderam enterrar seus filhos – aos mitos gregos de Medeia, Antígona e Electra, para realizar um ensaio sobre o poder, o feminino e a humanidade hoje. Exibida às 18h no Cine-Tenda, a produção da diretora Aída Marques traz no elenco a atriz Gisela de Castro, interpretando no palco do teatro as três personagens gregas.

A Mostra Aurora apresenta sua contribuição às 20h, também no Cine-Tenda. Realizado no Ceará pelas diretoras Elena Meirelles e Lívia de Paiva, “Tremor Iê” acompanha uma jovem que reencontra a amiga, desaparecida desde uma manifestação popular em 2013. Juntas, elas tentam libertar outros presos políticos de um governo autoritário.

DIVERSIDADE EM PAUTA

Aprofundando a questão da representação de gênero nesta edição da Mostra de Tiradentes, uma Roda de Conversa discute a “Diversidade no Curta Brasileiro” a partir das 19h15, no Sesc Cine-Lounge. Com mediação do curador Pedro Maciel Guimarães, os realizadores Felipe Santo (“Lua Maldita”), Denise Kelm (“Lui”), Julia Katharine (“Tea for Two”) e Yasmin Guimarães (“Peixe”) vão debater as estratégias que utilizaram para pensar e articular a pluralidade de manifestações sexuais e de gênero em seus filmes.

Parte da série Encontro de Cinema, o debate amplia uma iniciativa inédita da Universo Produção para esta edição do evento. Pela primeira vez em sua história, a Mostra de Tiradentes submeteu aos 806 inscritos na categoria de curta-metragem um questionário para coleta de informações gerais, que dessem alguma noção do panorama de realizadores que se apresenta para exibir seus filmes no festival. Dos 78 curtas selecionados, 90 cineastas assinam os filmes (já que vários contam com codireção). Deste total, em dados de gênero e identidade sexual, são 32 homens e 19 mulheres cis, 1 mulher e 1 homem trans, 1 travesti, 1 pessoa não binária, 1 pessoa de gênero não definido e 34 que preferiram não declarar.

Em relação a etnia e identidade sexual entre os selecionados, são 17 homens e 13 mulheres cis brancos, 7 homens cis pardos, 5 mulheres cis negras, 5 homens cis negros, 1 pessoa não binária branca, 1 travesti parda, 1 homem cis amarelo, 1 pessoa de gênero não definido branca e 1 homem trans branco, sendo que 34 pessoas não declararam etnia.

O público vai poder conferir grande parte dessa diversidade nas três sessões  de curtas programadas para esta terça. A Mostra Panorama tem início no Cine-Tenda, às 16h. E à noite, rola a segunda série dos Curtas na Praça, às 21h, e da Mostra Foco, às 22h30, também no Cine-Tenda. 

Além da Roda de Conversa, a programação do dia oferece ainda os tradicionais debates sobre os filmes exibidos na noite anterior, sempre no Cine-Teatro Sesi. Os encontros começam às 10h, com o crítico Fábio Feldman discutindo o pernambucano “Superpina: Gostoso é Quando a Gente Faz”. Logo na sequência, às 11h15, é a vez do longa “Seus Ossos e Seus Olhos” ser dissecado pelo brasiliense Pablo Gonçalo, seguido pelos curtas da Mostra Foco a partir das 12h30.

FORMAÇÃO ADULTA E INFANTIL

As sementes do futuro do cinema brasileiro também já estão sendo plantadas em Tiradentes, com as atividades de formação do evento a todo vapor. Nesta terça, tem início a oficina de “Interpretação para Cinema e TV”, com a instrutora Isadora Ferrite. Amanhã, é a vez de “Prática de Roteiro” e “Direção” começarem seus trabalhos, além de três das quatro oficinas para o público juvenil: “Mergulho nas Cenas: Do Teatro ao Cinema”, “Fotografia Encenada” e “Animando Gente com Pixilation”. Esta última é uma das novidades propostas pela Mostra neste ano em diálogo com as novas tecnologias audiovisuais: o instrutor Rodrigo EBA! vai ensinar as crianças como fazer animação usando o smartphone.

Além da interação com os dispositivos contemporâneos, as oficinas desta edição também refletem e pensam a temática do evento em 2019, “Corpos Adiante”. Exemplo disso é “Dramaturgias no Corpo e Espaço”, encerrada na segunda-feira. “A Mostra é um espaço importante de troca de experiências e de diálogos. Investir nos processos de formação continuada, abrir espaços para que os atores possam se exercitar, experimentar, dialogar com novas técnicas e diferentes propostas de composição é muito pertinente, sobretudo neste ano, quando o corpo é o grande tema de discussão”, explica o instrutor carioca Marcelo Aquino, responsável pela oficina.

TROPICÁLIA MONTES-CLARENSE

O norte de Minas invade Tiradentes na noite de terça. O grande destaque da programação artística é o show d’A Outra Banda da Lua, grupo de Montes Claros que se apresenta à 0h30 no Sesc Cine-Lounge. Formada por Edson Lima (compositor e multi-instrumentista), Marina Sena (compositora, cantora), Mateus Sizílio (compositor e baterista), Matheus Bragança (compositor e contrabaixista) e André Oliva (multi-instrumentista), a atração tem em sua diretriz influências da Tropicália, Clube da Esquina e vanguarda paulista, dentre outras. No show, as músicas mesclam ritmos e harmonias que se fundiram nos Brasis de mil Áfricas, culturas ameríndia, europeia e oriental, formando assim um som universal.

Antes disso, às 19h, a mostra de videodança Corpo a Corpo segue firme e forte no Lounge. Apresentando obras audiovisuais de caráter experimental, envolvendo o corpo e o diálogo com outras linguagens artísticas, ela tem curadoria e produção da mineira Thembi Rosa.

Serviço
 22ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 18 a 26 de janeiro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  TAESA, KINEA/Itaú, CSN, CBMM, CEMIG, COPASA|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: SESC em Minas

Fomento: CODEMGE|GOVERNO DE MINAS GERAIS

Apoio: ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA, SESI FIEMG, OI, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, TRES, WALS CERVEJA ARTE, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SENAC, CINEMA DO BRASIL, DOT, MISTIKA, CTAV, NAYMAR, CINECOLOR, GLOBO MINAS, CANAL BRASIL, EMBAIXADA DA FRANÇA, ETC FILMES, NOVA ERA SILICON, POLÍCIA MILITAR, PREFEITURA DE TIRADENTE E CENTRO CULTURAL AIMORÉS.

Incentivo: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA| MINAS GERAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CIDADANIA | GOVERNO FEDERAL

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO 

Centro Cultural Sesiminas Yves Alves   

Largo das Fôrras 

Largo da Rodoviária

Escola Estadual Basílio da Gama