O programa Cine-Expressão beneficia alunos e educadores com sessões cine-escola e cine-debates; inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site
A 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto,que acontece entre os dias 21 e 26 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto, está com inscrições abertas para o Cine-Expressão - A Escola vai ao Cinema. O programa oferece uma agenda gratuita e personalizada para atender estudantes e educadores, através da oferta de sessões cine-escola, seguidas de cine-debates, com a exibição filmes, para crianças a partir de cinco anos.
O Cine-Expressão é um programa socioeducacional-cultural que une as linguagens educação e cultura, com foco na formação do cidadão, a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar. É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, através da promoção de sessões cine-escola, cine-debates, lançamento de livros, encontros e debates dirigidos a estudantes e educadores.
As escolas interessadas em participar do programa podem fazer as inscrições até 02 de junho pelo site. As sessões serão realizadas no Cine Vila Rica e no Centro de Convenções da UFOP que receberá a instalação de um cinema digital, o Cine-Teatro especialmente para receber a programação. A expectativa é atender mais de 3.000 estudantes da rede de ensino de Ouro Preto e distritos durante o evento.
Para crianças de 05 a 07 anos, serão exibidos quatro curtas, nos dias 23 de junho, às 8h30 e 14h; e 26 de junho, às 14h, no Cine-Teatro: “Lipe, Vovô e o Monstro”, animação de Felippe Steffens e Carlos Mateus; “O menino quadradinho”, ficção de Diego Lopes; “Cadê meu rango”, animação de George Munari Damiani; e “Médico de Monstro”, ficção de Gustavo Teixeira.
Já os estudantes de 08 a 10 anos poderão conferir, no dia 26 de junho, às 8h30 e 14h, no Cine Vila Rica, os curtas “A menina espantalho”, ficção de Cássio Pereira dos Santos; “Pierre e a Mochila”, ficção de Iuli Gerbase; “Caminho dos Gigantes”, animação de Alois de Leo; e “A vida deve ser assim”, ficção de Roberto Burd.
Para os estudantes de 11 a 13 anos, serão exibidos no dia 23 de junho, às 8h30 e 14h, no Cine Vila Rica, os curtas “Da janela do meu quarto”, documentário de Cao Guimarães; “Meu nome é Paulo Leminski”, trabalho experimental de Cezar Migliorin; “Marina não vai à praia”, ficção de Cássio Pereira dos Santos; “Pai aos 15”, ficção de Danilo Custódio; e “Escola de Cinema Dilermando Cruz”; documentário com direção coletiva.
Jovens a partir de 14 anos poderão conferir o documentário “Últimas conversas”, obra derradeira de um dos maiores cineastas brasileiros, Eduardo Coutinho, agendada para o dia 26 de junho, às 8h30, no Cine-Teatro.
Toda a programação da CineOP é oferecida gratuitamente ao público.