Estudantes e educadores tem programação garantida na CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 22 e 27 de agosto; inscrições gratuitas para sessões cine-escola podem ser feitas até 11 de agosto, pelo site.
Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já podem inscrever seus alunos para participar do programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema, que acontece no âmbito da 11ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O programa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo encontros e debates entre o público estudantil de diversas faixas etárias e realizadores do setor audiovisual brasileiro.
Serão promovidas seis sessões cine-escola com exibição de nove curtas e um longa, nos dias 24, 25 e 29 de agosto, em três espaços culturais da capital mineira: MIS Cine Santa Tereza (plateia 122 lugares), Teatro Sesiminas (plateia 600 lugares) e no Sesc Palladium (Grande-Teatro- plateia 1000 lugares). As inscrições são gratuitas podem ser feitas até 11 de agosto, pelo site www.cinebh.com.br.
Para crianças de 05 a 08 anos, serão exibidos cinco curtas, nos dias 24 de agosto, às 8h30 e 14h, no Mis Cine Santa Tereza; e 29 de agosto, às 14h, no Grande Teatro do Sesc Palladium: “Lipe, Vovô e o Monstro”, animação de FelippeSteffens e Carlos Mateus; “Dourado”, de Bernardo Teixeira; “Cadê meu rango”, animação de George Munari Damiani; “A primeira flauta”, animação de Simon Brethé e Ricardo Poeira, e “Médico de Monstro”, ficção de Gustavo Teixeira.
Já os estudantes de 08 a 13 anos poderão conferir, nos dias 25 de agosto, às 14h, no Teatro Sesiminas; e 29 de agosto, às 8h30, no Grande Teatro Sesc Palladium, os curtas “A menina espantalho” e o recém-premiado “Marina não vai à praia”, ambos dirigidospor Cássio Pereira dos Santos; “Caminho dos Gigantes”, animação de Alois de Leo; e “A vida deve ser assim”, ficção de Roberto Burd.
Para jovens a partir de 14 anos a atração será o documentário “Últimas conversas”, obra derradeira de um dos maiores documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho, no dia 25 de agosto, às 8h30, no Teatro Sesiminas.