Evento abre calendário audiovisual brasileiro celebrando o ator carioca com a exibição do inédito “Café com Canela”, no Cine-Tenda. Ao longo de nove dias, cidade histórica será espaço de 102 filmes, 34 debates, centenas de convidados, diversas atrações artísticas e público estimado de 35 mil pessoas até o dia 27

Em plena maturidade, a Mostra de Cinema de Tiradentes abre sua 21a edição na noite da próxima sexta-feira, dia 19 de janeiro, com uma homenagem ao ator carioca Babu Santana – conhecido por personagens marcantes em filmes como “Uma Onda no Ar”, “Estômago”, “Meu Nome não é Johnny” e “Tim Maia”. Será exibido o longa-metragem inédito “Café com Canela”, dirigido por Glenda Nicácio e Ary Rosa e que trata, com bom humor, do dia a dia de uma pequena cidade no interior da Bahia. A cerimônia de abertura começa às 21h no Cine-Tenda, bem no centro histórico da cidade mineira, e também apresenta a temática central do evento deste ano, “Chamado Realista”, a ser debatida em diversas mesas e filmes ao longo de toda a programação. A performance audiovisual da abertura, com direção de Chico de Paula e Grazi Medrado, vai reunir elementos ilustrativos sobre a temática, cujo objetivo é discutir as várias formas de filmes brasileiros contemporâneos utilizarem elementos retirados diretamente dos noticiários e das controvérsias públicas mais recentes.

Ao longo de nove dias de programação, a 21ª Mostra Tiradentes exibe 102 filmes (30 longas e 72 curtas-metragens) em 51 sessões; promove 34 debates com a presença de 89 profissionais do audiovisual; e espera beneficiar um público estimado em mais de 35 mil pessoas, entre espectadores e participantes de oficinas, seminários e atividades artísticas; e ocupa três importantes espaços na cidade para toda essa agenda: o Largo das Fôrras, com o Cine BNDES na Praça, cinema ao ar livre montado especialmente para o evento; o Largo da Rodoviária, com o Cine-Tenda e o SESC Cine Lounge; e o Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, que é a sede, secretária do evento, recepção dos e apresentação de filmes e debates, no Cine-Teatro SESI.

“A Mostra de Cinema de Tiradentes, nesta 21ª edição, continua assumindo a missão de sintetizar a produção nacional, fazer eco para seus melhores frutos, difundir e promover conhecimento. O evento já acumula uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil”, destaca a coordenadora da Mostra e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

A programação de longas-metragens, com pré-estreias nacionais e mundiais e curadoria de Cléber Eduardo e Lila Foster, exibirá 30 longas-metragens, divididos em seis seções temáticas – Aurora, Olhos Livres, Homenagem, Chamado Realista, Praça e Mostrinha –, com títulos de nove estados brasileiros: São Paulo (12), Rio de Janeiro (6), Minas Gerais (5), Paraíba (2), Goiás (1), Bahia (1), Pernambuco (1), Paraná (1) e Distrito Federal (1). No dia 27, no Cine-Tenda, o encerramento da Mostra será marcado por “A Moça do Calendário”, mais novo trabalho dirigido por Helena Ignez, que foi homenageada na edição 2017 do evento.

Duas das mostras têm premiação com o Troféu Barroco e serviços oferecidos por parceiros do evento. Os títulos da Aurora são avaliados pelo Júri da Crítica: “Madrigal para um Poeta Vivo” (SP), de Adriana Barbosa e Bruno Mello Castanho; “Imo” (MG), de Bruna Schelb Correa; “Ara Pyau – A Primavera Guarani” (SP), de Carlos Eduardo Magalhães; “Dias Vazios” (GO), de Robney Bruno Almeida; “Baixo Centro” (MG), de Ewerton Belico e Samuel Marotta; “Lembro mais dos Corvos” (SP), de Gustavo Vinagre; e “Rebento” (PB), de André Morais. Já o Júri Jovem, formado por estudantes, escolherá o melhor filme da mostra Olhos Livres: “Antes do Fim” (SP), de Cristiano Burlan; “Fernando” (RJ), de Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela; “Inaudito” (SP), de Gregorio Gananian; “Navios de Terra” (MG), de Simone Cortezão; “O Nó do Diabo” (PB), de Ramon Porto Mota, Gabriel Martins, Ian Abé e Jhésus Tribuzi; e “Platamama” (SP), de Alice Riff.

Nos curtas-metragens, com curadoria de Camila Vieira, Francis Vogner dos Reis e Pedro Maciel Guimarães, o público vai conhecer 72 curtas-metragens vindos de 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os filmes estão distribuídos em nove mostras: Foco (cujos filmes concorrem ao prêmio do Júri da Crítica), Foco Minas, Panorama, Chamado Realista, Praça, Regional, Formação, Jovem e Mostrinha.

Estendendo a formação de olhares e sensibilidades para além das salas de exibição, a Mostra promove o tradicional Seminário do Cinema Brasileiro, com a maior parte das atividades se concentrando no Cine-Teatro Sesi e presença de 89 profissionais do audiovisual, entre críticos, jornalistas, professores e pesquisadores. Serão 5 debates conceituais (que discutirão a temática “Chamado Realista”), 20 Encontros com os Filmes (com críticos convidados e equipes dos filmes), 2 debates internacionais e 7 sessões de cinema seguidas de bate-papo com os realizadores. Pelo segundo ano, o evento promove conversas também nas sessões do Cine BNDES na Praça, sempre logo em seguida à exibição do filme.

A Mostrinha, recorte fundamental na formação de novas plateias para o cinema brasileiro, vem este ano com a animação “Historietas Assombradas – O Filme”, de Victor Hugo Borges, e a aventura infantojuvenil “D.P.A – Detetives do Prédio Azul – O Filme”, de André Pellenz e derivada da série de TV homônima de grande sucesso. A Turma do Pipoca estará sempre pronta para animar os jovens espectadores.

Em diálogo com o cinema, a programação artística da Mostra de Tiradentes, com curadoria da equipe do Sesc em Minas, ocupa espaço significativo na grade, reunindo videoperformances, apresentações musicais, shows infantis, lançamentos de livros e dvds, exposições e oficinas de formação. O coletivo #eufaçoaMOSTRA estará na produção de conteúdos audiovisuais interativos e instantâneos que integram a Campanha #eufaçoaMOSTRA. Todas as noites, o Sesc Cine-Lounge será o espaço de encontros e apresentações.

O Cortejo da Arte, que anualmente acontece no primeiro fim de semana da Mostra para celebrar o aniversário de Tiradentes, será especial em 2018, ano em que o município completa 300 anos. Em parceria com o Sesc em Minas, o cortejo – que acontece no sábado, dia 20, a partir das 16h30 – vai reunir 14 manifestações artísticas populares, como grupos de Folia de Reis, Congado, blocos caricatos, circo e dança afro, que farão o passeio festivo pelas ruas históricas até a praça principal.

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

Foto: Leo Lara/Universo Produção