Pelo sexto ano consecutivo, CineSesc recebe evento que destaca a produção contemporânea nacional. Homenagem a Ismail Xavier, performance audiovisual com Sergio Pererê, exibição do filme “Baixo Centro”, vencedor da Mostra Aurora, e bate-papo com os diretores integram a programação gratuita de abertura no dia 15/03

Os amantes do cinema da capital paulista têm programa imperdível esta semana: começa no dia 15 de março, próxima quinta-feira, a sexta edição da Mostra Tiradentes | SP. O evento, que é uma realização da Universo Produção em parceria com o Sesc – SP, apresenta um panorama do cinema brasileiro contemporâneo, reunindo os destaques e premiados da edição mineira ao lado de títulos inéditos escolhidos especialmente para itinerância paulista. A abertura, como toda a programação, acontece no CineSesc  (Rua Augusta, 2075 – bairro Cerqueira César | São Paulo). A partir das 20h, o público poderá conferir a cerimônia que inclui homenagem ao ensaísta, pesquisador e professor, Ismail Xavier, e performance audiovisual com participação especial do cantor e multi-instrumentista mineiro, Sérgio Pererê. Na sequência, será exibido o filme vencedor da Mostra Aurora da 21ª Mostra de Tiradentes, “Baixo Centro”, de Ewerton Belico e Samuel Marotta. Um bate-papo com os diretores e mediação da curadora Lila Foster encerra as atividades do dia. A programação da abertura tem entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h (acesso sujeito à lotação do espaço).

 Pela primeira vez, a Mostra Tiradentes | SP elege um homenageado especialmente para a versão paulista do evento, o ensaísta, professor e pesquisador Ismail Xavier, que receberá o Troféu Barroco durante a cerimônia de abertura. Destacando a importância de reconhecer profissionais que integram a vida acadêmica e são responsáveis pela formação de vários profissionais, a mostra escolhe o Ismail por representar este campo de atuação e ser personalidade indiscutível no cenário cinematográfico nacional, referência em discussões dentro e fora do ambiente acadêmico, com uma vida dedicada ao cinema brasileiro e consistente currículo que agrega publicações de livros, pesquisas, formação de gerações de realizadores e pesquisadores.

 O diálogo com outras artes será também destaque da noite de abertura. Explorando o mote central desta edição, Chamado Realista, e com o propósito de refletir sobre as relações intercambiáveis entre cinema e vida, a cerimônia será palco de uma performance audiovisual que apresentará a temática, a programação e o conceito do evento com novas vozes e olhares. A intervenção tem direção musical e trilha ao vivo assinada pelo Barulhista, apresentação do animador cultural David Maurity e participação especial do cantor e multi-instrumentista mineiro, Sérgio Pererê.

 Completando a programação do dia, será apresentada a sessão em pré-estreia nacional do longa vencedor “Baixo Centro”, dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta,  eleito pelo Júri da Crítica da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes Melhor filme da Mostra Aurora. O longa se passa nas ruas de Belo Horizonte e apresenta personagens que se relacionam com o ambiente noturno e urbano da capital mineira. Após a exibição, os diretores participam de um bate-papo mediado pela curadora Lila Foster.

 A Mostra Tiradentes | SP se estende até 21 de março, trazendo para a edição paulista os filmes vencedores da 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorreu no último janeiro, e obras de diretores brasileiros em destaque na cena contemporânea. Considerada a maior plataforma de lançamento do cinema autoral, com duas décadas de história, a Mostra chega a São Paulo apresentando 32 filmes (14 longas e 18 curtas), a maioria deles inéditos na cidade de São Paulo, divididos em 19 sessões de cinema. Grande destaque este ano, a presença de produções paulistas impressiona: 20 dos títulos apresentados são originários do estado de São Paulo. Dez bate-papos com realizadores, um laboratório de documentário, uma oficina e um debate conceitual completam a programação.