Cerimônia contou com curtas pertencentes ao acervo de importantes instituições de guarda além de homenagens ao Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) e ao arquivista Clovis Molinari Jr.. Na terça-feira, programação contará com debate, sessões da Mostra Competitiva e pré-estreia nacional

Nesta segunda-feira, dia 04 de dezembro, teve início a terceira edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo que segue com a programação até o dia 08/12 no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro/ Rio de Janeiro) e de 08 a 13/12 no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí/ Niterói). Embalada pelo frescor da noite carioca, a abertura oficial do evento aconteceu no Cine-Pátio, cinema ao ar livre montado especialmente para o festival. A cerimônia foi marcada pela entrega do Troféu Batoque aos homenageados desta edição: o historiador, pesquisador, realizador de filmes e vídeos e produtor cultural, Clovis Molinari Jr., e o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB), representado pela presidente da instituição, Myrna Brandão. A exibição de um documentário da Mostra Homenagem dirigido por Clovis Molinari Jr e de curtas da Mostra Acervos, composta por registros de acervos de prestigiadas instituições de guarda da América Latina, completaram a programação.  

"Oficialmente, o CPCB existe desde 1978, mas a ideia e nossa história é ainda mais antiga. Com grandes nomes por nossa trajetória, como Paulo Emilio Salles Gomes, José Tavares Bastos e Cosme Alves Netto, é muito importante ter nosso trabalho com pesquisa e preservação fílmica reconhecido. Este prêmio se torna ainda mais relevante sendo concedido por estas duas entidades: o Arquivo Nacional, com toda seu percurso histórico, e a universo produção, que é uma organização que tem um grande trabalho voltado para a memória, para a educação, para a preservação fílmica e para o cinema patrimônio", destacou Myrna Brandão.

Aplaudido de pé, Clovis Molinari Jr. agradeceu aos amigos e colegas de trabalho. “Não tenho palavras para descrever tamanho reconhecimento. São quase 40 anos de trabalho no Arquivo Nacional e essa homenagem só me incentiva a dar continuidade no foi iniciado por mim no início dos anos 80, que foi a criação e implementação do setor de filmes desta instituição,” lembrou emocionado.

O primeiro dia de Arquivo em Cartaz contou também com a masterclass “Digitalização De Filmes De Arquivo”, ministrada pelo sócio-diretor da Afinal Filmes, Marcelo Pedrazzi. No encontro, foram discutidas a implantação de novos formatos de exibição, a instalação de novos equipamentos e a reestruturação das salas de exibição, bem como a digitalização e manuseio de filmes de arquivo. “Sempre tem algo que a gente precisa aprender e aprimorar. É essa oportunidade que oficinas como as oferecidas pelo festival nos proporciona. A de hoje, por exemplo, abordou a conservação fílmica, esclarecendo como guardar um registro para posteriormente, sem perder conteúdo. Esse reconhecimento, para nós que trabalhamos com cinema, é fundamental”, Creuza Gravina, jornalista e documentarista.

As ações formativas continuarão nesta terça-feira, 05/12, com a oficina “Noções Básicas De Conservação De Películas Cinematográficas”. Com início às 09h, a atividade será ministrada pelo arquivista Mauro Domingues. Já às 10h, o Mini Auditório do Arquivo Nacional receberá o debate “Filmes de família, cinema doméstico e cinema amador: questões conceituais, produção e usos”. Mediada pelo servidor do AN Christiano Cantarino, a mesa contará com a presença do homenageado Clovis Molinari Jr., da professora de graduação em Cinema da PUC-Rio, Patricia Machado, e da coordenadora do Núcleo Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV, Thais Blank. O encontro tem como objetivo discutir aspectos pertinentes à temática que pauta a edição deste ano do Arquivo em Cartaz.

Outro destaque do segundo dia de festival, o início das sessões da Mostra Competitiva reunirá exibições longas e médias. Os filmes candidatos ao Troféu Batoque disputam os votos de um júri oficial e popular e precisam ter 20% de imagens de arquivo para concorrer. Às 15h é a vez dos médias, com “Seguindo a Linha: A História de Ricardo Prado”, de André Bomfim; “Indíos no Poder”, de Rodrigo Arajeju; e “Ymã Arandu”, de Maia Lannes. Já às 16h30, a tela do Cine-Teatro será tomada pelo longa búlgaro “Next Stop – Odeon Cinema”, de Ekaterina Minkova. Na sequência, às 18h, na mesma categoria, “Cacaso na Corda Bamba”, de José Joaquim Salles e PH Souza.

Às 19h30, encerrando as atividades do dia, o Cine-Pátio recebe a pré-estreia nacional do filme “Todos Os Paulos do Mundo”, de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. O longa apresenta a história do ator Paulo José, no ano em que completa 80 anos de vida. A exibição do documentário “Educação”, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin, na Mostra Arquivo Faz Escola, e do média “Flávio Cavalcanti era campeão de audiência nos anos 70”, da editora-chefe Luciana Savaget, na Mostra Arquivo N, completam a programação desta terça.