Cartão postal da cidade mineira, o Complexo Turístico da Praça da Estação será palco do programa que leva atrações culturais gratuitas para toda família nos dias 9 e 10 de abril. Além das sessões de cinema, programação inclui shows musicais, espetáculo de mágica e intervenções circenses

Nos dias 9 e 10 de abril, sábado e domingo, Itabirito vai receber o programa Cinema na Cidade, idealizado pela Universo Produção. A partir das 18h de sábado e 16h30 do domingo, o público do município poderá conferir, no Complexo Turístico da Praça da Estação, exibição de filmes, shows de música e espetáculo de mágica. Toda a programação é oferecida gratuitamente. Itabirito é a segunda cidade a receber a edição 2022 do programa audiovisual, que, até outubro, vai circular por 10 municípios mineiros levando arte e cultura para o interior do estado e promovendo o encontro do público com o cinema brasileiro.

"O Cinema na Cidade é um programa de integração e expressão da nossa cultura que proporciona o encontro amplo do público com o cinema brasileiro em diálogo com as outras as artes, promove intercâmbio, reflexão, formação de novas plateias e ocupa de forma saudável e democrática os espaços públicos de cada cidade. Além disto, fomenta a indústria do entretenimento, gera empregos e renda para o setor e movimento a economia nas cidade por onde ele passa. ", destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do Cinema na Cidade.

Para a Secretária de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Junia Melillo, a realização do Cinema na Cidade oportuniza resgatar uma atividade cultural freqüente no passado bem como levar lazer de qualidade para a população do município: "O cinema em Itabirito foi, décadas atrás,  o principal entretenimento para crianças, jovens e adultos.  Programas como esse, que oportunizam a exibição de filmes em praça pública, em uma tela de grandes proporções, são muito importantes na medida em que oferecem cultura e diversão  para toda a família".

No dia 9, sábado, às 18h, o evento tem início no Complexo Turístico da Praça da Estação com muito alto astral com o show da Corporação Musical União Itabiritense, que leva para a programação todo o talento da comunidade. Na sequência, o Palhaço Alegria Também apresenta sua intervenção circense com números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica e equilibrismo. Às 19h30, chega a vez do cinema ao ar livre com a  exibição do o novíssimo longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato.  Lançado em novembro do último ano, a comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  decide treinar uma funcionária para ser a esposa perfeita para seu filho adulto que se recusa a sair de casa. Para fechar a noite em grande estilo, a Banda Fervilhou apresenta seu show musical com o melhor do samba e do chorinho.

Na domingo, dia 10, a programação tem início mais cedo, às 16h30, com o show da Corporação Musical Santa Cecília, trazendo música da melhor qualidade. Às 17h30, o  Palhaço Alegria Também retorna à Praça da Estação com sua animação já característica. Logo após, às 18h, tem a Mostrinha, com atrações especiais dedicadas à criançada: uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha e show de mágica com o incrível Roni Rodan. Às 19h30, a programação chega ao fim com muita alegria com a exibição do longa Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral, de Halder Gomes. Na história, o dono de uma locadora tem uma idéia absurda para evitar sua falência: produzir um filme de alienígenas usando as pessoas mais feias da população local. 

A etapa de Itabirito do programa Cinema na Cidade 2022 conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura Municipal de Itabirito. A idealização e realização é da Universo Produção.

 

SOBRE O  PROGRAMA

O Cinema na Cidade é um empreendimento audiovisual que está caracterizado por sessões de cinema brasileiro em espaços alternativos de exibição, que, em circuito itinerante, percorre comunidades e cidades do interior de Minas Gerais que em sua maioria não possuem ou tiveram suas salas de cinema fechadas. Portanto, a realização desta iniciativa vai proporcionar, muitas vezes, o acesso do público, pela primeira vez, a uma sessão de cinema.

realizado pela Universo Produção, a edição 2022 do Cinema na Cidade - vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais,  juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

  

PROGRAMAÇÃO | ITABIRITO

Local: Complexo Turístico da Praça da Estação

 

9 DE ABRIL – SÁBADO

18H- SHOW MUSICAL | CORPORAÇÃO MUSICAL UNIÃO ITABIRITENSE

A Corporação Musical União Itabiritense, foi fundada em 18 de maio de 1930, ano de efervescência política, em razão da necessidade da Aliança Liberal, partido de oposição ao Governo Washington Luiz, que necessitava de uma Banda de Música para animar seus comícios.  Assim, Dr. Alberto Woods Soares e amigos, líderes da Aliança Liberal convocaram os músicos e com a ajuda de músicos de Cachoeira do Campo e Ouro Preto, formaram em tempo recorde um conjunto para tocar em um comício já programado, sob a regência de Joaquim Luiz de Faria. Logo a seguir foi convidado para a regência o grande maestro Tertuliano Silva, que aqui residia, o qual, em pouco tempo, transformou o conjunto em excelente Banda de Música. Desde então houveram vários maestros. A Corporação, além da Banda de Música, manteve um coral, com 18 cantoras e a escola de aprendizagem, com ensino gratuito. Já gravou dois “Long-plays”, o primeiro em 1965, com tiragem de 1.500 discos, já esgotados e o segundo em 1984, com tiragem de 1.000 discos. Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

  

 

19H - INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.

 

 

19H30 – EXIBIÇÃO DO FILME  

A SOGRA PERFEITA

Ficção/Comédia, Digital, 94min, RJ, 2021

Direção: Cris D'Amato

Elenco: Cacau Protásio, Luís Navarro, Polliana Aleixo, Evelyn Castro, Rodrigo Sant’anna, André Mattos, Marcelo Laham, Danilo Moraes

Neide se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

 

 

21H - Show Musical | BANDA FERVILHOU

A Banda Fervilhou se dedica a interpretar canções de samba e choro em Itabirito e região. Na composição, vozes masculina e feminina, guitarra, baixo, bateria e percussão. Direção musical de Éric Lana.

 

 

10 DE ABRIL - DOMINGO

 

16h30 - SHOW MUSICAL | CORPORAÇÃO MUSICAL SANTA CECÍLIA

Fundada por abnegados amantes da arte musical dos primórdios da sociedade itabiritense, como realização de um sonho, forma de diversão para os habitantes e para suprir a falta de uma entidade que alegrasse as festividades locais, mesmo sem finalidades lucrativas, a Corporação Musical Santa Cecília – CMSC – iniciou oficialmente suas atividades em 01 de janeiro de 1896. Desde sua fundação, a CMSC tem como objetivo a prática da arte musical, mantendo atualmente uma Banda, um Coral e uma Escola para ensino gratuito de música, visando o desenvolvimento da cultura musical. Tem como vocação levar música para os principais eventos cívicos, culturais e religiosos do município de Itabirito e região, além de participar de encontros de bandas e outras atividades em outros municípios e estados, sempre exaltando o nome e a cultura de Itabirito. A CMSC está em atividade ininterrupta desde sua fundação, mesmo nos tempos de pandemia as atividades foram mantidas de maneira remota, tendo retomado recentemente as atividades presencias com os ensaios semanais.

 

 

17H30 - INTERVENÇÃO CIRCENSE | PALHAÇO ALEGRIA TAMBÉM

Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia. Alegria Também se desafia a cada apresentação, improvisando e decidindo o que vai fazer no calor da cena. Esta prontidão para o jogo tanto do artista quanto do público é o combustível essencial neste jogo fascinante que é uma roda de palhaço.

 

 

18h - MOSTRINHA | SESSÃO DE CURTAS + SHOW DE MÁGICA

  • Exibição dos curtas

A NATUREZA AGRADECE

Animação, Cor, Digital, 14min, GO, 2018

Direção: Ana Maria Cordeiro

Esta é a história de Bernardo. Ele vive em um pequeno rancho. O rancho é cheio de diversidade ambiental: plantas, pássaros, árvores frutíferas e um rio limpo como cristal. Em um belo dia toda a natureza é ameaçada por uma fábrica química. Se não fosse pelas ações de Bernardo e seu pai, tudo estaria perdido.

 

DONO DE CASA

Ficção, Cor, Digital, 8min, MG, 2018

Direção: Anderson Lima

Um menino pede para brincar com as meninas. No início ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

 

O FIM DO RECREIO

Ficção, Cor, Digital, 17min, PR, 2012

Direção: Vinicius Mazzon e Nélio Spréa

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O Fim do Recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo!

 

 

  • SHOW DE MÁGICA

 Mágico: Roni Rodan

Muita diversão,  interação, humor, mágicas educativas e visuais. Um espetáculo lúdico para todas as idades.

 

 

19H30 – EXIBIÇÃO DO FILME

 CINE HOLLIÚDY 2 – A CHIBATA SIDERAL

Ficção/Comédia, Digital, 100min, CE, 2019

Direção:Halder Gomes

 

Elenco:Edmilson Filho, Miriam Freeland, Ariclenes Barroso, Falcão, Milhem Cortaz, Roberto Bontempo, Samantha Schmütz, Chico Diaz

 

Com a chegada do videocassete à casa das pessoas, Francisgleydisson se vê obrigado a fechar o seu querido Cine Holliudy. Isso compromete o pagamento da faculdade do seu filho, agora com 18 anos. Para salvar sua situação, ele decide produzir um filme de alienígenas usando as pessoas mais feias da população local. 

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao  No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod     No Facebook: universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

 

Serviço

CINEMA NA CIDADE | MARÇO A OUTUBRO DE 2022  | ITABIRITO - 9 E 10 DE ABRIL, PRAÇA DA ESTAÇÃO

 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio:  MR MINERAÇÃO, CEDRO MINERAÇÃO E INSTITUTO CULTURAL VALE

Apoio: PREFEITURAS MUNICIPAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL