Foram duas noites de atrações culturais, de pura emoção e magia na Praça Gomes Freire gerando desenvolvimento social, humano e econômico na cidade histórica, primaz de Minas

Teve início, no município de Mariana, o calendário de atividades da edição 2022 do programa Cinema na Cidade. A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, promoveu, nos dias 18 e 19 de março, uma programação gratuita e diversificada, com exibição de filmes brasileiros, shows musicais e espetáculo de mágica que atraiu o público da cidade e . Em dois dias de evento, foram beneficiadas mais de 1.000 pessoas, que acompanharam as atrações culturais na Praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica mineira.

O público conferiu dois longas- “O Palhaço” e “A Sogra Perfeita” -, e também 11 curta-metragens: as ficções “Rua Dinorá”, “Traz outro amigo também” e o documentário “Raone”, além de produções marianenses viabilizadas pela Lei Manoel da Costa Athaíde, que destacam aspectos histórico-culturais do município. Foram elas: os documentários “Voo Cultural”, “JanElas”, “Mariana - MG | Um novo olhar”, os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!” e “Ato II - O poeta"; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens”, a animação “Sou minero de mina” e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus - Trilogia de poesias Capítulo 03".

Para além da telona, a cultura de Mariana esteve em destaque também no palco. A programação cultural contou com duas apresentações musicais de artistas locais: o cortejo sonoro da Barroco Jazz Band e o show do grupo Samba de Sobra, com a participação do artista João Fernandes. E ainda um espetáculo de mágica com o Mágico Caio.

Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, receber o programa Cinema na Cidade na Praça Gomes Freire é um atrativo muito grande, principalmente para o turismo e para economia local. “Mariana sofreu muito nos últimos anos, com o rompimento da Barragem de Fundão, quando muitas empresas fecharam as portas e muitas pessoas perderam seus empregos. Agora, queremos trazer alegria novamente para a população, por isso é um prazer receber esta edição do evento e esperamos retorne que mais vezes”, destacou.

O Gerente de Relacionamento com Comunidades e Institucional da Cedro Mineração, Hélcio Martins Borges, salientou a importância da iniciativa. “Essa participação no desenvolvimento local agrega valor e faz com que o município seja reconhecido nacionalmente”. O gestor apontou ainda que o patrocínio da Cedro ao programa Cinema na Cidade, expressa o diferencial da empresa de mineração. “Buscamos atuar de forma responsável e com sustentabilidade, no relacionamento com as instituições e com as comunidades”.

 

CULTURA GERA EMPREGOS

Foram contratadas 52 empresas que atuaram na prestação de serviço para o evento. Estima-se que foram gerados mais de 400 empregos diretos e indiretos, mostrando que a cultura é bom negócio. 22 profissionais integraram a equipe de trabalho nas etapas de pré-produção e produção.

 

PRÓXIMA ATRAÇÃO DO PROGRAMA

Itabirito será a próxima cidade a sediar o programa Cinema na Cidade no dias 9 e 10 de abril, sábado e domingo. E a programação acontece no Complexo Turístico da Praça da Estação com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura de Itabirito.

 

 

SOBRE CINEMA NA CIDADE

 

Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade - um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

 

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao  No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod     No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

 

Serviço

CINEMA NA CIDADE | MARÇO A OUTUBRO DE 2022 

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: MR MINERAÇÃO, CEDRO MINERAÇÃO E INSTITUTO VALE CULTURAL

Apoio: PREFEITURAS MUNICIPAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL