A exposição “Memórias afetivas” será composta por imagens digitalizadas a partir de fitas VHS de acervos de família. Os interessados podem se inscrever no site oficial do evento. As inscrições são limitadas

Entre os dias 04 e 13 de dezembro, o Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, dará destaque para a construção da sociedade e da memória brasileira, a partir da exibição de filmes feitos em ambientes privados. A terceira edição do evento, que será realizada no Rio de Janeiro e em Niterói, tem como tema “Os filmes de família, caseiros e amadores” e busca promover a difusão do patrimônio audiovisual, contribuindo para a preservação e recuperação da memória cinematográfica brasileira. O Festival é realizado pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção.

 Além da exibição de filmes, debates, oficinas, master class e exposição, a programação gratuita do Arquivo em Cartaz contará ainda com a Videoinstalação “Memórias Afetivas”, que poderá ser vista de 05 a 08 de novembro, de 10h às 17h horas, no Cave - Arquivo Nacional (Praça da República, Nº 173 – Centro – Rio de Janeiro).

 Os anos 80 e 90 foram marcados pela era do vídeo. Muito se produziu, principalmente, no formato VHS. Algumas famílias adquiriam câmeras ou contratavam empresas e profissionais especializados para registrar aniversários, casamentos, batizados, viagens, formaturas e muitos outros eventos pessoais. Memórias de toda uma geração estão armazenadas nesses suportes obsoletos, que, na maioria das vezes, também estão desmagnetizados e mofados. Para a compreensão dessa parte da história audiovisual brasileira, as fitas videomagnéticas são tão importantes quanto as produções realizadas nas bitolas de pequenos formatos. Também são carregadas de memórias que revelam sentimentos de afeto, identidade e pertencimento.

 INSCRIÇÕES

 O Arquivo em Cartaz oferece a oportunidade de resgatar memórias afetivas por meio da digitalização de fitas VHS e exibição dos registros na videoinstalação durante o festival. Os interessados, devem realizar a inscrição através do site oficial do evento: www.arquivoemcartaz.com.br. Será permitida apenas uma inscrição por pessoas.

 A digitalização de fitas VHS será limitada às primeiras 20 inscrições. O selecionado poderá levar apenas uma VHS, contendo somente registros pessoais (passeios, aniversários, casamentos, batizados etc), que deverá ser entregueno dia 05 de dezembro, das 10 às 12horas, no Arquivo Nacional. As fitas VHS serão convertidas para o digital gratuitamente e a copiagem dependerá do estado de conservação da fita.

 A comissão organizadora entrará em contato até o dia 30 de novembro para informar o status da inscrição. Os inscritos que não receberem e-mail de retorno até o dia 30, deverão entrar em contato com a organização do evento através do email relacionamento@universoproducao.com.br. Após a realização da videoinstalação, o material digitalizado deverá ser recolhido no Arquivo Nacional no dia 08 de dezembro, de 16 às 18h30.