Em 2019, expectativa é que o programa beneficie um público direto de mais de 2.000 pessoas. Ações incluem oficinas, sessões cine-escola, dinâmicas e atrações circenses

Em 2019, a cidade de Nova Era volta a sediar o Nova Era de Arte Educação – programa  que transforma a cidade em palco da cultura em diálogo com a educação. Em sua sexta edição, a ação, que é uma idealização da Universo Produção e promoção da Nova Era Silicon, apresenta uma programação totalmente gratuita realizada ao longo do mês de abril. Reunindo cinema, educação, circo, e teatro, o programa vai beneficiar educadores, estudantes e o público em geral do município.

A programação foi estruturada para atender diversas faixas etárias e tem o propósito de envolver a rede de ensino da cidade, reunir famílias, grupos de amigos e a comunidade para participar das ações que incluem oficinas, dinâmicas interativas e educativas, cinema, teatro e circo, planejadas, também, para favorecer o convívio, a integração, o desenvolvimento e a inovação. 

O CINEMA É UMA AULA DE EDUCAÇÃO

Para esta edição do Nova Era de Arte e Educação, as atividades integrarão o Cine-Expressão – A escola vai ao cinema. Constitui-se de um programa socioeducacional-cultural singular e importante que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

O programa acontece de 08 a 26 de abril, nas Escolas Estaduais, Escolas Municipais, na Superintendência Regional de Ensino, na Secretaria da Educação e no Automóvel Clube (Rua Governador Valadares, 430 – Centro) e oferece atividades direcionadas a educadores e estudantes da rede pública de ensino da cidade, que incluem oficinas, sessões Cine-Escola, dinâmicas, apresentações circenses e cerimônia de encerramento. Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são metas do Cine-Expressão que nesta edição pretende beneficiar mais de 2.000 alunos, atendendo a demanda das quatro escolas estaduais e das seis escolas municipais de Nova Era.

Em 2019, a proposta é manter a participação ampliada da rede de ensino da cidade beneficiando a rede estadual, a rede municipal e a APAE e oportunizando o acesso da comunidade escolar à produção, formação e reflexão do universo audiovisual – importante ferramenta para ser utilizada na pedagogia.

OFICINAS AUDIOVISUAIS PARA OS JOVENS – NOSSA ESCOLA, A GENTE QUE FAZ!

Serão ministradas quatro oficinas “Processos Audiovisuais Cocriativos” para os estudantes (entre 14 e 17 anos) das quatro escolas estaduais da cidade de Nova Era, E.E. Nossa Senhora de Fátima, E.E. Dr. Leão Araújo. E.E. Vila Santa Rosa e E.E. Padre Vidigal. Cada oficina tem oferta de 25 vagas e vai certificar, ao todo, 100 alunos, na atividade que possui carga horária de 12 horas divididas em três dias de duração.

A oficina propõe uma formação audiovisual relacionada ao uso das novas tecnologias de comunicação, estimulando a aprendizagem prática dos recursos disponíveis e potentes nas chamadas mídias de bolso. Por meio da criatividade coletiva, cooperativa e colaborativa, os participantes aprenderão estratégias para concepção, produção e difusão de conteúdos instantâneos em novas mídias, utilizando celulares, câmeras fotográficas digitais, webcams, pendrives, mp3players e outros dispositivos de fácil acesso. Os vídeos produzidos serão veiculados em mídias sociais da internet como facebook, twitter, youtube, blogs, além de uma exibição especial no último dia da oficina, incluindo um bate-papo com os participantes.

Nesta edição, os participantes são convidados a refletir sobre a relação dos alunos e da comunidade com a escola, através do tema “Nossa escola, a gente que faz”. A proposta é dedicar um espaço e um tempo para para que os alunos pensem junto aos instrutores, a partir deste encontro e das imagens: O que é a Escola? O que pode ser feito para torná-la um lugar de aprendizado e, ao mesmo tempo, de convivência bacana? É um convite para criar um olhar atento e comprometido com as formas de reconhecer o potencial e a importância que a escola tem na vida da comunidade.

Ao final das oficinas, será realizado o encerramento aberto ao público, agendado no dia 26 de abril (sexta), às 19 horas, no Automóvel Clube. O evento consiste na exibição dos vídeos produzidos pelos alunos e sorteios de prêmios para as escolas e estudantes participantes. Além dos certificados, os alunos recebem também um pendrive personalizado e concorrem ao sorteio de um celular smartphone, no total de quatro aparelhos. As escolas concorrem ao sorteio de um notebook.

OFICINAS PARA EDUCADORES

De 23 a 25 de abril serão promovidas oficinas para educadores das redes municipal e estadual de ensino. Com o tema “O Cinema na Sala de Aula” a atividade apresenta o audiovisual como ferramenta de diálogo e criação coletiva entre professores e alunos do ensino básico na cidade de Nova Era.

A oficina propõe analisar formas de ver como o cinema funciona por dentro. Por meio de curtas metragens e fragmentos cinematográficos de filmes apresentados nas sessões cine-escola, busca-se analisar e pensar sobre alguns componentes com os quais se faz um filme e sobre o que o filme pode nos dizer quando o assistimos. As imagens analisadas envolvem o universo da infância, de jogos e brincadeiras, assim como a possibilidade de se jogar e brincar com a própria câmera, convidando o professor para atividades criativas que relacionam o audiovisual ao universo de seus alunos de 05 a 13 anos de idade.

SESSÕES CINE-ESCOLA

Completando a programação desta edição, entre os dias 23 a 26 de abril serão promovidas oito sessões cine-escola que beneficiarão os alunos das redes municipal e estadual de ensino de Nova Era, com exibições de filmes brasileiros, seguidas de bate-papos. Será instalado um cinema no Automóvel Clube para atender a programação de cinema com a participação estimada de mais de 2.000 alunos.

As sessões são divididas por faixas etárias, sendo: de 5 a 7 anos (curtas) – NO CAMINHO DA ESCOLA, de Alunos do Projeto Animação; A NATUREZA AGRADECE, de Ana Maria Cordeiro; LÁ DO ALTO, de Luciano Vidigal; e DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO, de Arthur Felipe Fiel e João Marcos Nascimento; de 8 a 10 anos (curtas): MISSÃO ESTELAR, de Raphaela Teles; METAMORFOSE, de Jane Carmen Oliveira; SISTEMA SOLAR, de Matheus Malafaia; e O FIM DO RECREIO, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa; e de 11 a 13 anos (longa): ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo.

Para recepcionar e animar a garotada, o Palhaço Alegria marca presença nas sessões realizando brincadeiras, mágicas e interação com a plateia.

 ***

Acompanhe o programa Nova Era de Arte e Educação

Na Web: www.universoproducao.com.br

No Twitter: @universoprod

No Facebook: universoproducao

No Instagram: @universoproducao

Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

 

SERVIÇO


Sexta edição do programa Nova Era de Arte e Educação

Abril de 2019 – Nova Era / MG

Idealização: UNIVERSO PRODUÇÃO

Promoção: NOVA ERA SILICON

Apoio: Superitendência Regional de Ensino de Nova Era e Secretaria Municipal de Educação de Nova Era

Programação Gratuita