A Praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica de Mariana, será palco nesta sexta e sábado, dias 18 e 19 de março, do lançamento do programa Cinema na Cidade - Edição 2022. A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, vai levar diversão gratuita e de qualidade para toda a família. Na programação, exibição de filmes brasileiros, shows de música e espetáculo de mágica.

Amanhã, sexta-feira, o cortejo da Barroco Jazz Band abre a programação às 18h30. Inspirada na tradição de Dixieland do sul dos EUA, o grupo musical promove o diálogo sonoro entre o tradicional Jazz dos anos de 1900 e o jeitinho mineiro de ser. O percurso do animado, irreverente e alegre do cortejo é recheado de boas e engraçadas histórias e de vários sabores musicais. No repertório, canções como “When The Saints Go Marching In”, “Royal Garden Blues”, Second-line”, “All Of Me”, “St. Louis Blues”, “Georgia On My Mind”, “Second Line” e “Minas Gerais”. A concentração do cortejo é no Centro de Atenção ao Turismo (CAT - Rua Direita, 91), de onde a banda segue até o local do evento, na Praça Gomes Freire.

Em seguida, às 19h30, público marianense se reconhecerá em tela com a exibição de curtas-metragens viabilizados pela Lei Manoel da Costa Athaíde, Lei Municipal nº3.399/2021 que instituiu o auxílio emergencial aos segmentos da cultura e turismo para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19. A grande inspiração para criação desses produtos foram os aspectos histórico-culturais do município de Mariana, reforçando assim os valores de identidade e pertencimento da população marianense. Serão exibidos os documentários “Voo Cultural”, dirigido por Igor Freitas; “JanElas”, com direção de Uriel Marques; “Mariana - MG | Um novo olhar”, dirigido por Aléxia Deusdete; os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!”, de Rich Braza e “Ato II - O poeta", de Young $teve King; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens” de Anthony Christian Fernandes e também a animação “Sou minero de mina”, dirigida por Helder da Paixão e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus - Trilogia de poesias Capítulo 03", de Catin Nardi.

 

Para encerrar a programação da noite de sexta, às 20h30, será exibido o lindo e emocionante longa-metragem "O Palhaço", com direção de Selton Mello. O filme apresenta as aventuras de Benjamim e seu pai, Valdemar, a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.

As atrações do Programa Cinema na Cidade continuam no sábado, dia 19, a partir das 18h30. Para a diversão da criançada, a programação começa com o divertido show, repleto de magia, do incrível Mágico Caio. Logo em seguida, será exibida a Mostrinha, com uma sessão de curtas pensada especialmente para a turminha: as ficções “Rua Dinorá”, dirigida por Natália Maia e Samuel Brasileiro e “Traz outro amigo também”, que tem direção de Frederico Cabral; e o documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana.

Na sequência, às 19h30, será exibido o novíssimo longa "A Sogra Perfeita", de Cris D'Amato. A divertida comédia traz a atriz Cacau Protásio no papel de Neide, uma mulher de 40 e poucos anos que  se separou do marido recentemente e deseja aproveitar ao máximo a vida de solteira. Atrapalhada pelo filho mais novo, ela decide juntar o rapaz com uma de suas funcionárias a todo custo.

E para encerrar a programação em grande estilo, às 21h30, sobe ao palco a banda Samba de Sobra, sob o comando de Erika Curtiss, que convida o músico João Fernandes para um show animado com o melhor do samba de raíz e do chorinho. No repertório, clássicos de compositores como Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Dona Ivone Lara, Marcio Lima, entre outros.

 

A cultura de Mariana na rua, na tela e no palco

Fernando Costa, um dos integrantes da Barroco Jazz Band, celebra o fato do grupo musical integrar a programação do evento. "Estamos muito alegres e honrados por fazer parte do Cinema na Cidade, esta iniciativa tão maravilhosa que chega à Mariana num momento muito importante”.

O cineasta Uriel Marques, diretor do documentário “JanElas”, apresenta uma visão de Mariana por três importantes mulheres do município, mostrando que a beleza da cidade não está apenas no patrimônio arquitetônico, mas também nas pessoas. O realizador expressa sua felicidade por participar do evento e destaca a importância do Programa Cinema na Cidade. “É uma iniciativa que abre espaço e democratiza a cultura, por meio do audiovisual. É uma oportunidade para exibirmos nossas produções para a população marianense e Mostra que a cultura de Mariana segue viva. Espero que tenhamos cada vez mais eventos e oportunidades como esta, que destaca a importância cultural da nossa cidade”.

E para a cantora Erika Curtiss, “o Programa Cinema na Cidade vem para reaquecer a cena cultural de Mariana, retornando aos eventos de rua depois de dois anos sem atividades culturais. Para mim, é uma alegria muito grande retornar aos palcos apresentando o Samba de Sobra nesse evento que tem tudo para abrir os novos caminhos do cenário cultural marianense!”

 

Cinema na Cidade

Em 2022, a Universo Produção realiza mais uma edição do Cinema na Cidade - um programa de entretenimento que vai contemplar 10 municípios do interior de Minas Gerais - Mariana, Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Itabira, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Rio Acima e Sabará, de março a outubro, com uma programação gratuita para todas as idades em espaços públicos de cada cidade. Na tela, a diversidade da produção do cinema brasileiro. No palco, a música, o teatro e o circo fazem uma ponte com os valores dos locais onde o programa acontece.

Ao realizar o programa Cinema na Cidade, a Universo Produção, os patrocinadores e Prefeituras Municipais, juntos, estarão atuando para contribuir com a formação do cidadão consciente e ético, preparado para enfrentar os desafios do mundo atual.

 

O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

CINEMA PARA TODOS. CINEMA ITINERANTE. CINEMA GRATUITO.

CINEMA NAS PRAÇAS. CINEMA NA CIDADE.

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.

link para fotos : https://www.flickr.com/photos/universoproducao/

 

***

Acompanhe o programa Cinema na Cidade 2022.

Na Web: universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao  No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod     No Facebook:  universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

 

Serviço

CINEMA NA CIDADE | MARÇO A OUTUBRO DE 2022  | MARIANA - 18 E 19 DE MARÇO, PRAÇA GOMES FREIRE

 LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: MR MINERAÇÃO, CEDRO MINERAÇÃO E INSTITUTO VALE CULTURAL

Apoio: PREFEITURAS MUNICIPAIS

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL