Festival promove uma viagem pela memória audiovisual nos cinemas instalados especialmente para o evento.

Nesta quinta-feira, 07/12, o Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo segue com sua programação gratuita no Arquivo Nacional. Em seu penúltimo dia no centro do Rio de Janeiro – depois o festival continua em Niterói, no Cine Arte UFF, de 08 a 13/12 – o evento recebe o encontro de pesquisadores do audiovisual e promove exibição de filmes.

Às 9 horas, no Cine-Teatro, jovens estudantes poderão acompanhar a exibição do documentário “Intolerância.doc”, de Suzanna Lira, dentro da Mostra Arquivo Faz Escola. Promovendo reflexões sobre crimes de ódio e discursos intolerantes no país, o filme será seguido de um debate com a co-roteirista Muriel Alves Xavier Rocha.

Na sequência, às 10 horas, o Mini Auditório do Arquivo Nacional abre espaço para o bate papo entre pesquisadores do audiovisual que integra evento mensal “Com a palavra o usuário” do Arquivo Nacional. O encontro possibilitará a troca de experiências sobre o acesso ao acervo da instituição pelos pesquisadores usuários e público do festival. Participam da mesa os pesquisadores Antonio Venancio e Maria Byington; a pesquisadora Patricia Pamplona; e o pesquisador de imagens de arquivo Remier Lion. A discussão será mediada pelo coordenador de documentos audiovisuais e cartográficos do Arquivo Nacional e curador do Arquivo em Cartaz, Antonio Laurindo. O dia conta ainda com a oficina formativa “Noções Básicas de Conservação de Documentos Magnéticos”, ministrada pelo sócio-fundador da Via 78, Marco Dreer Buarque.

Na parte da tarde, o destaque são as sessões da Mostra Competitiva, com filmes de diferentes países e metragens que disputam o Troféu Batoque nas categorias do júri oficial e júri popular. Às 15 horas, serão exibidos no Cine-Teatro os médias brasileiros “Praça de Guerra”, de Edmilson Junior; “Bahia Sci-Fi”, de Petrus Pires e a animação sérvia “Radiovizija”, de Gregor Zupanc, Milo Tomić, Jelena Milunović e Igor Simić. A partir das 16h30, o público poderá conferir os curtas “Divina Luz, de Ricardo Sá; “Antonieta”, de Flávia Person; “Rei”, de Alfeu França e “Lacerda, O Corvo da Guanabara”, de Sayd Barbosa Mansur. Por fim, às 17h30, ainda na Mostra Competitiva, será exibido o longa mexicano “Un Exilio: Película Familiar”, de Juan Francisco Urrusti.

Para encerrar as atividades desta quinta, serão exibidos, no Cine-Pátio, os médias-metragens “Tutti Tutti Buona Gente, Propriamente Buona” e “Bondinho de Santa Tereza”, ambos dirigidos por Orlando Bomfim, netto. O dois filmes serão apresentados em cópias restauradas a partir das 19h30. O documentário “Os 15 Anos da Morte de Cássia Eller”, da editora-chefe Luciana Savaget, às 14h no Cine-Teatro, e a exposição Itinerários Indígenas e a videoinstalação Memórias Afetivas, disponíveis para visitação de 10h às 17h, completam a programação do dia.

Reflexão, aprendizado e memória foram destaque na quarta

A manhã de quarta-feira do Arquivo em Cartaz 2017 foi recheada de atividades que incluíram discussões, oficina e exibição de filme. Programação cativa desde a primeira edição do evento, o debate “Por dentro dos arquivos - Desafios para a gestão, preservação e acesso aos acervos audiovisuais”, reuniu pesquisadores, arquivistas e demais interessados na temática no Mini Auditório. Reforçando a importância das instituições na salvaguarda de acervos filmográficos, o encontro contou com a presença de Eduardo Toledo, do setor de Preservação do Acervo Audiovisual– CTAv; Hernani Heffner, curador adjunto da Cinemateca do MAM-RJ e Myrna Brandão, presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e teve mediação de Adriana Cox Hollós – Coordenadora-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional.

A oficina “Noções básicas de Conservação de Documentos Fotográficos”, ministrada pela arquivista Cristiane Torrão Pinto, foi outro destaque. A ação formativa teve turma reduzida e contou com atividades teóricas e práticas. Estudante de musologia da UNIRIO, Debora Khoury destaca a oportunidade ímpar que é a oficina: “Dentro da faculdade, comecei a me interessar pela área de conservação de fotografia e manutenção de acervos. Quando vi que teria essa atividade corri para me inscrever. É muito raro termos cursos gratuitos nessa área, ainda mais em locais tão acessíveis, como o Arquivo Nacional. Além disso, é uma instituição muito renomada, o que enriquece o currículo”.

Na parte da tarde, o público foi convocado a participar com sua opinião sobre os filmes da Mostra Competitiva, dentre curtas médias e longas. A programação do dia 06/12 do Arquivo em Cartaz foi concluída com a pré-estreia nacional do filme “Silêncio no Estúdio”, de Emília Silveira. Exibido no Cine-Pátio, o documentário contou a trajetória da escritora, jornalista e apresentadora de televisão Edna Sagavet, precursora dos primeiros programas femininos da TV brasileira.

O evento segue até o dia 08/12 no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro/ Rio de Janeiro) e de 08 a 13/12 no Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí/ Niterói). A programação é gratuita.