Integrantes da produtora Filmes de Plástico participaram de masterclass e lembraram casos do início da produtora

“Nós só colocamos um filme no mundo se a gente acredita e está totalmente satisfeito com ele”. A frase de Maurílio Martins sintetiza característica importante da produtora Filmes de Plástico, homenageadada 13ª Mostra CineBH. Durante a masterclass, realizada no Teatro João Ceschiatti, André Novais, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia falaram sobre as origens e os caminhos que a Filmes de Plástico traçou ao longo dos últimos 10 anos. 

Desde o começo da história do quarteto, tudo foi circunstancial. Ao longo de uma hora, o produtor e os cineastas contaram os casos, comentaram as experiências e responderam às perguntas da plateia. “Nós gravamos o nosso primeiro trabalho durante um dia, no quintal da casa dos pais do Gabriel Martins”, lembra Thiago Macêdo Correia.

No curta “Filmes de sábado” a ideia era criar a história de um personagem que queria construir uma praia no quintal de casa. No meio da produção, choveu e isso foi, literalmente, um divisor de águas na construção do filme. “Como só tínhamos aquele tempo para rodar, fizemos da chuva parte do filme também. Essas circunstâncias que nos definem também”, conta o diretor Gabriel Martins.

Nesta quarta-feira também foi dada a largada para a Mostra Homenagem no MIS Santa Tereza. Em cartaz, os curtas Filme de Sábado (Gabriel Martins, ficção, 18 min, 2009), Fantasmas (André Novais Oliveira, ficção, 11 min, 2010), Contagem (Gabriel Martins e Maurílio Martins, ficção, 18 min, 2010) e Pouco mais de um mês (André Novais, ficção, 23 min, 2012). 

Primeiro dia de Mostra CineBH

 As atividades do segundo dia da 13ª CineBH começaram às 8h30, no MIS Cine Santa Tereza, com a primeira sessão Cine-Escola, voltada para alunos de 8 a 10 anos de idade. A garotada conferiu uma seleção de curtas especialmente selecionados para esta faixa etária. Foram exibidos, a ficção “Dela”, dirigida por Bernard Attal (DCP, cor, 8min, BA, 2018); a animação “Vivi Lobo e o Quarto Mágico”, de Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (DCP, cor, 13min, PR, 2019); “Guri”, de Adriano Monteiro (DCP, cor, 12min, ES, 2019) e “O Fim do Recreio”, de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (DCP, COR, 17MIN, PR, 2012). Após a sessão do filme, será promovido cine-debate.

Parte integrante da programação da 13ª CineBH, o 10º Brasil CineMundi começou no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes com apresentação dos Projetos Selecionados para os 25 profissionais do audiovisual convidados. Estão em Belo Horizonte produtores e programadores vindos de 15 países: Alemanha, Argentina, Benin, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, França, Itália, México, Portugal, Suíça e Uruguai.

Na parta da tarde, o MIS Cine Santa Tereza recebeu a segunda sessão Cine-Escola, com curtas voltados para crianças de 5 a 7 anos. Os pequenos vão conferir as animações “A Galinha Ruiva, de Irson Jr (DCP, COR, 7MIN, ES, 2019) e “As Aventuras Do Chauá”, produção coletiva de alunos da Escola Municipal SantoAntônio do Norte (DCP, cor, 4min, ES, 2016) e os curtas “O Resgate”, de Arthur Roedel (ficção, DCP, cor, 12min, SC, 2018); “Dono de Casa”, de Anderson Lima (Ficção, DCP, cor, 8min, MG, 2017) e “Sansão”, de David Azevedo (Ficção, DCP, cor, 15min, MG, 2015). Após a sessão do filme, será promovido cine-debate.

Programação da noite

O Sesc Palladium recebe, às 19h, a primeira sessão da mostra A Cidade em Movimento. A sessão conta com três curtas de realizadores mineiros que exploram a temática Trabalho e Vida na Cidade Contemporânea. Serão exibidos os filmes Cabeça de Rua (ficção, 14 min, Angélica Lourenço, 2019), Obreiras (documentário, 25 min, Ana França, Gabriela Alburqueque e Isadora Fachardo) e Eu Estou vivo (ficção, 23 min, Maíra Campos e Michel Ramos, 2019). Ao final da projeção, haverá um debate com representantes dos filmes e a advogada Maria Carolina, mediado pela curadora da Mostra A Cidade em Movimento, Paula Kimo.

Na parte da noite, a programação da 13ª CineBH exibe pré-estreias nacionais que integram a programação da Mostra Contemporânea. Às 19h, no Cine Humberto Mauro será exibido o filme de Thiago Taves Sobreiro produzido em MG, Os Dias sem Tereza, (78 min, 2018), seguido pelo filme franco-belga Paul Shanchez está de Volta (111 min, 2018), de Patricia Mazuy, eleitos um dos melhores 18 filmes de 2018 pela prestigiosa revista Cahiers du Cinéma.

A primeira projeção da mostra Brasil CineMundi, que traz filmes que já passaram pelo programa de coprodução que chega em 2019 a sua 10ª edição, acontece no MIS Santa Tereza, às 19h30. O filme Rifle, de Davi Pretto (88 min, 2016), O longa-metragem passou pelo Festival de Berlim em 2017 e foi vencedor do prêmio de Melhor Filme do Júri da Crítica, de Melhor Roteiro e Melhor Som do Festival de Brasília de 2016, além dos prêmios do 18º Jeonju Internacional Film Festival e Melhor Filme do 12º Panorama Internacional Coisa de Cinema.


SERVIÇO
13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE 
BRASIL CINEMUNDI - 10th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
17 a 22 de setembro de 2019

LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS
Apoio: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL/INSTITUTO FRANCÊS BRASIL PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS, INSTITUTO INHOTIM, INSTITUTO GOETHE, DOTCINE, MISTIKA, CIARIO, PARATI FILMS, CTAV, REDE GLOBO MINAS, MIS CINE SANTA TEREZA, APPA, SESI/ FIEMG, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, SEBRAE EM MINAS, Oi, FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO.
Cooperação Brasil CineMundi: TORINOFILMLAB, BIOBIOCINE, CONECTA - CHILE DOC, CHILEDOC, MAFF, DOCSP, DOCMONTEVIDEO, VENTANA SUR, PROJETO PARADISO
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes| Instalação da CENTRAL DO CINEMA - *Cine Humberto Mauro *Sala Juvenal Dias *Teatro João Ceschiatti *Jardim Interno *Área de Convivência Cine-Café
Sesc Palladium| *GrandeTeatro * Cine Sesc Palladium (Sala Prof. José Tavares de Barros) * Foyer Rua Augusto de Lima