Diretor carioca faleceu em maio, tendo deixado dois longas-metragens prontos. Ator Igor Cotrim, um dos protagonistas de “Os Príncipes”, estará presente na sessão no Cine Humberto Mauro
A programação da 13ª CineBH desta sexta-feira tem a exibição de “Os Príncipes”, de Luiz Rosemberg Filho. A sessão tem importância especial porque o longa-metragem foi o último assinado em vida pelo diretor carioca. Rosemberg faleceu em maio deste ano, tendo deixado outro filme pronto, “O Bobo da Corte”, ainda inédito. No caso de “Os Príncipes”, o realizador – um dos nomes mais importantes do chamado Cinema Marginal nos anos 1970 – chegou a acompanhar as reações a este trabalho, como sempre cercado de controvérsias, algo comum em sua carreira.
O ator Igor Cotrim, conhecido por novelas na TV Globo, interpreta um dos personagens de “Os Príncipes” e veio para a CineBH especialmente para acompanhar a sessão e conversar com o público. O filme está marcado para as 17h desta sexta-feira, no Cine Humberto Mauro, com entrada franca.
“Os Príncipes” acompanha duas mulheres e dois homens numa noite de violência e depravação por um Rio de Janeiro alegórico de um Brasil em processo de desestabilização social e humana. Apesar de ter sido filmado em 2017, antes do atual cenário político nacional, o filme reflete diretamente o desconforto e mal-estar que se abateu no país, tendo por alvo a classe média burguesa e as instâncias autoritárias que estabelecem um verdadeiro poder paralelo.
Luiz Rosemberg Filho foi homenageado pela 9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto no ano de 2014. Conhecido por filmes como “Crônica de um Industrial” e “O Jardim de Espumas”, ele foi redescoberto pelas novas gerações naquele mesmo ano, quando voltou aos longas-metragens com “Dois Casamentos”, seguido por “Guerra do Paraguay”.
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2019
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: www.universoproducao.com.br
No Instagram: @universoproducao
13ª CINEBH - MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE
BRASIL CINEMUNDI -10thINTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING
LEI FEDERAL DE INCENTIVO A CULTURA
ESTE EVENTO É REALIZADO COM RECURSOS DA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DE BELO HORIZONTE
Patrocínio: MATER DEI, COPASA, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Patrocínio Brasil CineMundi: BRDE/FSA/ANCINE
Parceria Cultural:SESC EM MINAS
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA | MINISTÉRIO DA CIDADANIA| GOVERNO FEDERAL PÁTRIA AMADA BRASIL