Cinco estudantes universitários foram selecionados para compor o Júri Jovem da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020, na cidade histórica mineira. A escolha se deu a partir da participação de 34 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinematográficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 13ª Mostra CineBH, que aconteceu de 17 a 22 de setembro em Belo Horizonte.

Esta oficina é ministrada anualmente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (Mostra Tiradentes, CineOP e CineBH). Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâneos para capacitar os universitários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

Para a escolha dos universitários selecionados, foram utilizados como critérios a clareza e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. "O processo da oficina este ano foi de intenso diálogo, com uma turma muito participativa e ótimas discussões sobre o cinema brasileiro contemporâneo. As interações entre os participantes foram muito ricas e os vários bons textos são resultado desse processo. Num momento em que a educação e a cultura estão ameaçadas no país, foi reconfortante presenciar um grupo de estudantes, vindos principalmente de cursos de cinema ainda recentes, com um olhar aguçado e uma escrita atenta. As vozes que emergem dos textos são também uma expressão dessa energia", destaca o instrutor Victor Guimarães.

Os estudantes selecionados serão responsáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. A mostra é um segmento da programação de longas cujo nome e premiação homenageiam o cineasta Carlos Reichenbach que destaca filmes que não têm pressupostos além da liberdade de criação. Filmes de todas as tendências, de diretores de qualquer faixa etária.

 

 
Turma da Oficina Análise de Estilos Cinematográficos realizada na 13ª CineBH. Foto: Jackson Romanelli / Universo Produção

 

Conheça os alunos selecionados para integrar o Júri Jovem da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

DIEGO SOUZA - 21 anos, estudante do 6º período de Jornalismo da UFMG

GUSTAVO MAAN - 19 anos, estudante do 4º período de Cinema Rádio e TV da ECA/USP

LUISA LOMBARDI - 20 anos, estudante do 3º período de jornalismo da UFMG

MARINA LAMAS - 20 anos, estudante do 4º período de Cinema e Audiovisual da UNA

MURILO MORAIS - 23 anos, estudante do 6º período de Imagem e Som da UFSCar

  

***

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO


Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão que chega a sua 23ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2020 apresentando a diversidade cultural do Brasil. Tem uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mostras e festivais realizados no Brasil.  Estimula a inovação, produção e difusão de conteúdos. Realiza programa de formação, dissemina informação, produz e difunde conhecimento. Cria oportunidades de negócios, amplia a rede de contatos e conexões. Promove intercâmbio e ações de cooperação. Multiplica possibilidades de promoção e difusão da nossa cultura. Amplia o acesso do público aos bens culturais.  O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, debates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas que beneficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas. A cidade de Tiradentes está localizada a 180km de BH e recebe durante a Mostra Tiradentes toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

***

Acompanhe a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2020.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra
No Twitter: @universoprod
No Facebook: universoproducao / mostratiradentes
No Instagram: @universoproducao 
No LinkedIn: Universo Produção
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366